Buscar

Artes - Pop Art, Arte Moderna no Brasil, Arte Contemporânea no Brasil, Influência da Cultura Africana nas Manifestações Artísticas no Brasil e Arquitetura Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pop Art
- Movimento de origem nos anos 60, artistas que queriam descobrir o que os meios de comunicação influenciaram na sociedade de consumo. A iconografia representada por astros do cinema, tv, etc passaram a integrar a temática desse movimento com certa ironia. 
- Características: colagens, temática popular, transitória, pueril, contemplavam a juventude, produzida em grande escala, humorística, sexy e glamorosa. Interesse pela cultura de massa americana com uma crítica.
- Andy Wharol: usavam elementos que não eram considerados artes. "No futuro, todos terão 15 minutos de fama"; ele é o autor dessa frase. Perseguição aos ícones, substrato de suas serigrafias e a coloca como linguagem artística. Várias imagens repetidas com uma leve diferença (tautologia). 
- Roy Lichtenstein: utilizava elementos dos quadrinhos, antigas, retros, etc. Desenhos críticos e grandes painéis e outdoors.
- Há um conflito entre a cultura da elite e das massas, a pop art é um dos primeiros movimentos da arte contemporânea. Ela é mais barata e acessível.
Arte Moderna no Brasil
- Semana de arte moderna de 22 revolucionou a arte brasileira. Influenciado pelas Vanguardas Europeias, Marinetti (pai do futurismo) tinha o lance do espanto, soco e vaia. Um dos mais importantes nomes é a Anita Malfatti, se nutrindo das grandes vanguardas europeias e com caráter bastante expressionista (alemão) e o cubismo de Picasso. Em 1917, na sua segunda exposição, ela foi bastante criticada por inovar e não se render ao tradicionalismo. Elementos geométricos com cores e dimensões mais brasileiras.
- Tarsila do Amaral com todo o lance da brasilidade, no qual na sua fase pau-brasil foi influenciado pelo cubismo (temática cotidiana) com uma paleta de cores quentes. A fase antropofágica (abaporu) vamos comer aquilo que está fora, se alimentar das vanguardas europeias e interpretar com a nossa brasilidade, ou seja, uma busca da identidade local para nossa arte. Ela vai a União Soviética e se alimenta de tudo aquilo que acontecia, entrando na sua fase social onde fez a sua famosa obra - os operários (todo mundo igual e em primeiro plano)
- Cândido Portinari, um dos maiores produtores brasileiros. Ele cresceu em uma fazenda de café, ligação do homem com a terra. Possui uma característica cubista e expressionista (os retirantes). Em 1931, ele quebra a tridimensionalidade, sem criar o lance de luz e sombra, criando assim uma nova dimensão e identidade no cenário da pintura brasileira.
Arte contemporânea no Brasil
- Influências: pop art (ícone, símbolo, comunicação em massa), A op-art (tecnologia, ilusão visual, profundidade, confusão visual) e arte conceitual; Instalação (o objeto permanece lá e interage com o espectador); Performances (marina abramovic), body art (o próprio corpo é representado para ser usado na arte).
- Lygia Clark critica a ideia da massificação e arte elitista. Por isso, ela propõe a busca por uma arte mais individual. Segundo ela, a arte não propunha uma busca pelo indivíduo, mas sim algo contemplativo sem participar da obra. A interação, a busca pela relação da obra, influenciado pelos movimentos de contracultura.
- Hélio Oiticica também propõe uma arte para se relacionar, maleável, interativo, propondo a desintegração do quadro e coloca o espectador como artista da própria obra, com o criador sendo o regente da ópera de interação. A obra supra-sensorial buscava um sentimento, algo que uma droga pudesse trazer. Segundo ele, o contato do ser pudesse trazer algo que mexesse com a sensorialidade do ser. As obras levariam o homem ao seu centro perdido pelo cotidiano, trivialidade e a elitização da arte. Artista e espectador ao mesmo tempo. 
 
Cultura africana no Brasil
- Influenciou a música, dança, culinária e capoeira no Brasil. As máscaras africanas que influenciaram o trabalho de Picasso e eram feitas de bronze, marfim e madeira, além da máscara de boi com mandíbula móvel. Os gêneros musicais deram origem a bossa nova e tantos outros. Instrumentos musicais como o agogô, berimbau, atabaque e o xequerê. A Umbanda que é uma religião sincrética com elementos de africanos com o catolicismo, espiritualismo, espiritismo, etc. Na culinária, temos a feijoada, acarajé, caruru, azeite de dendê, etc. 
- Aleijadinho tinha raízes africanas, ele esculpiu inúmeras igrejas em MG, rica em elementos, pega o neoclássico e o barroco e adiciona um toque brasileiro. Além disso, temos o Mestre Valentim que fez os painéis da igreja de São Pedro. Emiliano Di Cavalcanti é outro que retrata os elementos africanos nas suas pinturas. Para fechar, Jean-Baptiste Debret, francês que vem para capturar e fazer uma arte basicamente documental (aspectos dos povos, índios, diversidade étnica, etc), ele pintou o modelo que inspirou a bandeira nacional.
Arquitetura Brasileira
- No séc XVI, a arquitetura era caótica. Com o passar do tempo, as casas foram ganhando traçado mais quadriculado com espaçamento entre as portas centrais e as janelas. As pobres eram feitas de maneira bem artesanal, já os ricos tinham para proteger a chuva, além de revestir com azulejo, ainda possuindo sobrados (comercio + moradia). As residências nessa época eram construídas com pouca ventilação
- A chegada da família real se estabelece no litoral se estabeleceram na praça XV com o estilo neoclássico da corte e o neoclássico provinciano (escravos), o último tentando buscar a nossa identidade. No RJ, o neoclássico oficial assume uma forma requintada com paredes, tijolos, ordens e cores suaves como do rococó. 
- Com a industrialização e urbanismo, começaram a surgir barracos, avenidas, ruas e morros ocupados pelas favelas; prédios e arranha-céu, velho e novo, o tijolo é substituído por concreto armado.
- Os centros históricos se transformam e surge a arquitetura moderna brasileira influenciada por Le Corbusier: planta e fachada livre; base com pilotis (pilares revestidos de concretos); terraço jardim e janela em fita.
- Reconhecido internacionalmente, Oscar Niemeyer, um dos criadores de Brasília, chamado de escultor de monumentos, criando através do concreto armado as curvas das mulheres em suas edificações. Conhecido por inovar e criar um estilo peculiar, ele faz a esplanada dos ministérios, congresso nacional, STF, catedral de Brasília com várias curvas e inovações. Preferia o universo curvo, achava sem graça a linha reta.

Outros materiais