Buscar

Filosofia Helenística (ENEM) - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia Helenística
Cinismo
- Criado por Diógenes: o homem deve buscar a felicidade por completo desprezando as comodidades, desejos, riquezas e convenções sociais através de uma vida simples. Liberdade = simplicidade; Felicidade = virtude
Estoicismo
- Criado por Zenão: caracterizado pelo fim das paixões e impermutabilidade da alma, aceita com resignação o destino. Essas marcas são o que compõe um homem sábio, único e apto para a verdadeira felicidade.
Epicurismo
- Fundamenta-se na atomística de demócrito e foi criada por Epicuro: a felicidade é a libertação das paixões (ausência de dor); indiferença diante da morte, segue uma ética que identifica o bem aos prazeres comedidos e espirituais, como a busca do prazer sexual e luxúria. Alcançar o prazer moderado deve ser o que pauta as ações. 
- Nunca negou a existência dos deuses. Para eles há quatro remédios da filosofia para a vida: não temer os deuses, não temer a morte, o bem não é difícil de alcançar e o mal não é difícil de suportar.
Ceticismo (Pirronismo)
- Criado por Pirro: defendia a ideia permanente da dúvida, certezas inquestionáveis e a busca da verdade. Essa escola recusa doutrinas e se recusa a acreditar na existência de uma verdade.

Continue navegando