Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Parasitologia
Notícias / Planeta Bicho 
Mulher segue dieta e come 'solitária' para emagrecer
Parasita comprado na web inspirou comunicado oficial aos médicos do estado de Iowa 
Globo Rural On-Line 
 
Tênia, também conhecida como 'solitária' (Foto: Divulgação)
Patricia Quinlisk foi obrigada a enviar um comunicado de emergência para os médicos do Iowa, nos Estados Unidos. Isso porque a médica responsável pelo "Iowa Department of Public Health", o departamento de saúde pública da região, recebeu o telefonema despesperado de um colega que não sabia como agiar diante de uma paciente que havia comprado na web uma tênia, também conhecida como 'solitária'. 
De acordo com a mulher, o verme que havia comprado e ingerido era parte de uma dieta bastante séria que a ajudaria a perder peso. 
"A ingestão de vermes é extremamente arriscada e pode causar uma série de efeitos colaterais​​, incluindo a morte", escreveu Patricia no e-mail enviado aos médicos de Iowa. 
Com o objetivo de exterminar o problema, ela ainda pediu aos profissionais que questionem os sites acessados por pacientes com problemas semelhantes, além das lojas virtuais que trabalham com a venda de parasitas. 
A chocante notícia “Mulher segue dieta e come 'solitária' para emagrecer” é encontrada em: 
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,ERT341408-18071,00.html
Leia a notícia e discorra sobre os riscos da ingestão de uma Taenia sp., destacando os possíveis quadros clínicos que essa pessoa pode vir a ter e se ela atingirá o objetivo de emagrecer fazendo a ingestão deste verme.
Não só é altamente pernicioso o uso deste parasita como também é uma dieta ineficaz, pois o indivíduo após atingir seu peso terá que tomar medicamentos como praziquantel ou niclosamide para matar os parasitas e sem uma dieta equilibrada e atividade física diária eventualmente voltam ao seu peso original.
Do ponto de vista clínico não só é uma loucura tal uso devido ao risco de óbito como também é proibido no Brasil tal prática. A Taenia solium e a Taenia saginata são platelmintos pertencentes à classe Cestoda, ordem Cyclophyllidea, família Taeniidae e gênero Taenia. Esses animais são os parasitas que causam a teníase e também a cisticercose.
A teníase, também conhecida como solitária, é uma verminose intestinal que se caracteriza pela presença da forma adulta dos parasitas Taenia solium ou Taenia saginata no nosso corpo. A doença é contraída quando uma pessoa alimenta-se de carne mal passada ou crua, de bovinos ou suínos, contendo os chamados cisticercos.
Os suínos e bovinos são, respectivamente, os hospedeiros intermediários da Taenia solium e Taenia saginata. Eles se contaminam quando ingerem alimentos contaminados com ovos ou proglotes eliminados no ambiente com as fezes de humanos portadores da teníase. Após os ovos serem ingeridos, eles seguem pelo sistema digestório e liberam um embrião, que penetra na mucosa intestinal, cai na corrente sanguínea e aloja-se na musculatura do animal, desenvolvendo-se em uma forma larval denominada cisticerco.
A teníase pode apresentar-se de maneira assintomática ou desencadear sintomas. Dentre os sintomas da teníase, podemos citar: desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarréia ou constipação, cólicas intestinais, alterações no apetite, além de mal estar geral, indisposição, fadiga fácil, perda de peso. Além de sinais nervosos como insônia, irritabilidade e inquietação.Vale destacar que a teníase pode provocar complicações quando o verme obstrui apêndice, colédoco ou ducto pancreático.A cisticercose, por sua vez, ocorre quando o ser humano ingere ovos da tênia. Os embriões são liberados no intestino, alcançam a corrente sanguínea, e as larvas fixam-se nos tecidos.Essas larvas podem fixar-se, por exemplo, no globo ocular e no sistema nervoso central, desencadeando, nesse último caso, a chamada neurocisticercose. 
A teníase é diagnosticada por meio da análise dos sintomas do paciente e do exame de fezes, no qual se analisa a presença de proglotes e ovos no material. O tratamento é medicamentoso, com uso de vermífugos como mebendazol e albendazol.
Para concluir na matéria cita o uso de pílulas do parasita que podem ser compradas na internet são cabeças de Taenia saginata, que pode alcançar até 30 metros de comprimento dentro do corpo humano. O parasita utiliza os pequenos ganchos em sua cabeça para agarrar-se ao intestino e consumir uma grande parte dos nutrientes que o hospedeiro ingere. Tecnicamente, ele não leva uma pessoa a perder peso, mas também causa uma série de complicações como dor abdominal ou dor de estômago, e pode eventualmente se espalhar para outros órgãos internos como o apêndice, bílis ou dutos pancreáticos.
Referências:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Teníase"; Brasil Escola. Disponível em: (https://brasilescola.uol.com.br/doencas/teniase.htm. Acesso em 04 de julho de 2021).
Mdig Acesso em 04 de julho de 2021 (https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=29192).

Mais conteúdos dessa disciplina