Buscar

Prova combate a incêndio (Segurança no Trabalho)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
PROVA COMBATE A INCÊNDIO
1. O que é incêndio?
Incêndio é o nome dado ao fogo que foge ao controle e consome aquilo que não deveria consumir, podendo, pela ação das suas chamas, calor e/ou fumaça, proporcionar danos à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.
2. Como se origina o fogo?
O fogo é o resultado de uma reação química, denominada combustão. A combustão é definida como sendo uma reação química exotérmica que se processa entre um combustível e um comburente liberando luz e calor. Para que esta reação aconteça e se mantenha, são necessários quatro elementos: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia. Estes elementos são didaticamente simbolizados pelo tetraedro do fogo.
3. Quais são as formas de transmissão de calor?
O calor se propaga sempre dos pontos mais quentes para os mais frios de três maneiras diferentes e, muitas vezes, associadas: condução, convicção e radiação. 
4. Quais são os principais métodos de extinção de fogo? Explique cada um deles.
Resfriamento: consiste em retirar ou diminuir o calor do material incendiado, até o ponto em que não libere mais vapores que reajam com o oxigênio, impedindo o avanço do fogo. É o processo mais usado. Exemplo: uso de água.
Isolamento: consiste na retirada, diminuição ou interrupção do material (combustível) não atingido pelo fogo, com suficiente margem de segurança, para fora do campo de propagação do fogo. Exemplo: interrupção de vazamento de um líquido combustível.
Interrupção da reação química em cadeia: consiste em utilizar determinadas substâncias que têm a propriedade de reagir com algum dos produtos intermediários da reação de combustão, evitando que esta se complete totalmente. Pode-se impedir que materiais combustíveis e comburentes se combinem, colocando-se materiais mais reativos e menos exotérmicos na queima. Exemplo: bicarbonato de sódio (extintor de pó químico seco).
5. Quais são as classes de incêndio? Quais os principais métodos de extinção indicado para cada uma delas?
Classe A combustíveis sólidos: os combustíveis agrupados nesta classe são todos aqueles que são sólidos e comuns, tal como a madeira, o papel, o plástico, a borracha, entre outros. O método mais indicado para a extinção deste tipo de incêndio é o resfriamento com a utilização de água, embora já existam gases, pós e espumas capazes também de realizar esta extinção.
Classe B combustíveis líquidos: Os combustíveis agrupados nesta classe são os líquidos inflamáveis, líquidos combustíveis e gases inflamáveis, como por exemplo: álcool, gasolina, óleo, querosene, GLP, etc. Os métodos de extinção mais utilizados são o abafamento (espumas) e a quebra da reação em cadeia (pós). Quando se trata de gases, o mais utilizado é o isolamento, ou seja, a retirada ou controle do material combustível (retirando as fontes ou fechando registros, por exemplo).
Classe C equipamentos energizados: equipamentos que estão submetidos à energia elétrica, como, por exemplo, motores, transformadores, geradores, serra circular, betoneira, etc. O método de extinção é por interrupção da reação em cadeia ou por abafamento, com o uso de extintores PQS, BC ( a base de bicarbonato de sódio) e ABC (extingue incêndios de sólidos, líquidos, gases e eletricidade) e CO2 . O extintor de CO2 é o mais indicado por não deixar resíduos que danifiquem os equipamentos.
Classe D metais pirofóricos: metais combustíveis (maioria alcalinos) como, por exemplo, magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio e zircônio, etc. O melhor método de extinção é por abafamento, com o uso de extintores de pó químico seco especial (PQSE).
6. Segundo a NR 23, quais são os requisitos mínimos de prevenção de combate a incêndio que toda empresa deve ter?
Deverão possuir proteção contra incêndio, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio, equipamento suficiente para combater o fogo em seu início, pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos.
7. Quais são os principais tipos de extintores?
O extintor tipo "Espuma" usado nos fogos de Classe A e B; extintor tipo "Dióxido de Carbono" usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início; extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material; extintor tipo "Água Pressurizada", usado em fogos (água combinada com N2 ou CO2 ) Classe A.
8. Como deve ser feito a inspeção nos extintores?
Cada extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada mês, examinando o seu aspecto externo, os lacres, os manômetros quando o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e válvulas de alívio não estão entupidos. Cada extintor deverá ter uma etiqueta de identificação presa ao seu bojo, com data em que foi carregado, data para recarga e número de identificação. Essa etiqueta deverá ser protegida convenientemente a fim de evitar que esses dados sejam danificados.
9. Como deve ser feito a localização e sinalização dos extintores? Faça uma ilustração.
Os extintores deverão ser colocados em locais: de fácil visualização, de fácil acesso e onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga também vermelha. Deverá ser pintada de vermelho uma larga área do piso embaixo do extintor, a qual não poderá ser obstruída por forma nenhuma. Essa área deverá ser no mínimo de 1,00m x 1,00m (um metro x um metro). Os extintores não deverão ter sua parte superior a mais de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) acima do piso.
10. Quando é necessário um sistema de alarme? Como ele deve ser distribuído?
Nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção. Cada pavimento do estabelecimento deverá ser provido de um mínimo de pontos suficiente capazes de pôr em ação o sistema de alarme adotado. As campainhas ou sirenes de alarme deverão emitir um som distinto em tonalidade e altura, de todos os outros dispositivos acústicos do estabelecimento. Os botões de acionamento de alarme devem ser colocados nas áreas comuns dos acessos dos pavimentos. Os botões de acionamento devem ser colocados em lugar visível e no interior de caixas lacradas com tampa de vidro ou plástico, facilmente quebrável. Esta caixa deverá conter a inscrição "Quebrar em caso de emergência."
11. O que é a brigada de incêndio? Quais suas principais atribuições?
É um grupo de pessoas da própria empresa devidamente treinados para agir no caso de incêndio, com reciclagens anuais. Devem ser aptos a: localizar, de imediato, o equipamento de combate ao fogo; utilizar o extintor; engatar mangueiras; conhecimentos de primeiros socorros; comandar a retirada, de forma previamente treinada, dos demais trabalhadores para local seguro; se o canteiro possuir guardas ou vigias noturnos, esses deverão obrigatoriamente participar de todos os treinamentos, pois a noite, nos feriados e finais de semana os canteiros ficarão sob sua responsabilidade.
12. Pra que server o exercício de alerta? Como ele deve ser realizado?
Os planos de exercício de alerta são preparados como se fossem para um caso real de incêndio para que não haja pânico durante a evacuação em caso real. Logo, deverão ser feitos periodicamente, objetivando: que o pessoal grave o significado do sinal de alarme; treinar a evacuação do local, para que se faça em boa ordem; atribuir tarefas e responsabilidades específicas aos empregados; verificar se a sirene de alarme foi ouvida em todas as áreas.
13. Quais as principais medidas de segurança que se deve tomar em um canteiro de obra em relação as classes de incêndio? Comente sobre cada uma delas.
Fogo classe A: Nas empresas com quadro de pessoal que abrigue cinquenta ou mais trabalhadores, o armazenamento de água deve ser substanciale sob pressão . Assim, o início do fogo de classe A pode ser combatido com facilidade; Os pontos de captação de água deverão ser facilmente acessíveis, e situados ou protegidos de maneira a não poderem ser danificados; Os pontos de captação de água e os encanamentos de alimentação deverão ser experimentados, frequentemente, a fim de evitar o acúmulo de resíduos e As lixeiras devem ser esvaziadas diariamente.
Fogo classe B: As preocupações devem ser redobradas quando se está trabalhando próximo a recipientes com líquidos inflamável ou diante de atmosferas com a presença de gases igualmente inflamáveis (metanos, propano, hidrogênio, acetileno e oxigênio ). O uso ou manuseio de líquidos inflamáveis só deve ser feito em áreas suficientemente ventiladas. Sobra de líquidos inflamáveis só devem ser guardados em armários bem fechados em vasilhames bem tampados e a prova de vazamento. O estoque de líquidos inflamáveis deve ficar distante de qualquer meio que venha a provocar faísca.
Fogo classe C: Evitar o superaquecimento de um motor; Não sobrecarregar os pontos das instalações elétricas. Cada um deles não deve ter mais de duas tomadas, por exemplo; Nunca liguem vários equipamentos na mesma tomada, ao mesmo tempo. Assim, é evitado o superaquecimento da saída; desligue imediatamente qualquer equipamento quando você sentir cheiro de queimado. Essa ocorrência pode significar um sinal de incêndio.
Fogo classe D: A melhor forma de evitá-los é adotando todas as medidas relativas aos cuidados com o manuseio de elementos dessa natureza (metais pirofóricos). Assim como ocorre com os incêndios de classe B e C, os incêndios de classe D não podem ser extinguidos com água.
14. Quais medidas de segurança devem ser tomadas nos locais confinados e onde são executadas pinturas, aplicação de laminados, pisos, papéis de parede e similares, com emprego de cola?
Proibir fumar ou portar cigarros ou assemelhados acesos, ou qualquer outro material que possa produzir faísca ou chama; utilizar obrigatoriamente lâmpadas e luminárias à prova de explosão; instalar sistema de ventilação adequado para a retirada de mistura de gases, vapores inflamáveis ou explosivos do ambiente; colocar nos locais de acesso placas com a inscrição "Risco de Incêndio" ou "Risco de Explosão"; manter cola e solventes em recipientes fechados e seguros; quaisquer chamas, faíscas ou dispositivos de aquecimento devem ser mantidos afastados de fôrmas, restos de madeiras, tintas, vernizes ou outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas.

Outros materiais