Buscar

RESUMO: SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM MADEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
RESUMO: SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM MADEIRA
A madeira teve sempre uma grande importância para o Homem. Em qualquer lugar do mundo, onde existisse material orgânico disponível, um novo tipo de habitação era inventado. Durante séculos, a madeira manteve o seu status como um dos materiais principais na construção de edifícios até ao início do século XX, em que emerge o concreto armado apoiado no reconhecimento das suas propriedades, criação de bases de cálculo e no desenvolvimento industrial. A construção em madeira associada à habitação continuou, no entanto a ser uma solução muito adotada nos Estados Unidos da América, Norte da Europa e Japão. Atualmente, esta indústria encontra-se em expansão, apoiada nas crescentes preocupações ambientais, noções de sustentabilidade, nas novas técnicas de construção emergentes e na criação de novos materiais à base de madeira que alargaram o âmbito de aplicação desta indústria. Caracteristicamente, as construções em madeira são classificadas em três grandes tipos: casa de troncos (“loghomes”), casas com estrutura em madeira pesada (“heavy timber”) e casas com estrutura em madeira leve (“light framing”). No entanto, nos tempos atuais, foram criados novos sistemas que pelo seu grau de desenvolvimento e tecnologias utilizadas não devem ser englobados em nenhum dos tipos enunciados. Esta classificação passa então a englobar os sistemas com estruturas pré-fabricadas.
Uma grande aplicação de estruturas pré-fabricadas em madeira advém da colagem de lamelas sobrepostas topo a topo, chamada por MLC ou madeira lamelada colada, é feita por tábuas de 2 ou 3 mm de espessura, constituindo elementos retos ou curvos. No processo de produção deste material o tipo de cola utilizado é fundamental, pois tem de possuir boas características mecânicas, resistência à humidade, elevada durabilidade e bom comportamento ao fogo. A produção possui um procedimento delicado, devendo ter controle de qualidade e cumprir o disposto nas recomendações do Eurocode 5. Mantendo-se os conceitos básicos da madeira no que diz respeito à higroscopicidade e durabilidade, está limitado em especial às espécies passíveis de emprego na sua produção, de tal forma que a ação da humidade e das cargas atuantes têm as mesmas considerações no Eurocode 5. No entanto, sua maior homogeneidade, estabilidade dimensional e ausência de defeitos, promovem uma certa indiferença em relação a madeira maciça, tendo sido desenvolvido um novo modelo de classificação sustentado nas resistências e que está estabelecido na NP EN 1194. Suas aplicações são predominantemente de ordem estrutural e sua versatilidade de utilização permite a execução de soluções complexas com vãos elevados (mais de 10 metros), sendo que as dimensões podem variar das dezenas às centenas de milímetros em espessura e largura.
Outra tecnologia de pré-fabricados em madeira é o Cross Laminated Timber (CLT) onde possui grande eficiência quanto à esbeltez e leveza das edificações. Assim, os edifícios altos podem ser projetados e construídos com estruturas de madeira a partir de uma nova abordagem estrutural que utiliza painéis formados por lâminas de madeira de grandes dimensões e de espécies resinosas arranjadas ortogonalmente e unidas com adesivo estrutural sob alta pressão, são elementos de dimensões variáveis conforme as condições de produção, logística de transporte e função a desempenhar. A aplicação do CLT nos edifícios se iniciou nos anos 90 na Áustria e Suíça. Nos últimos 20 anos a aplicação dos painéis de CLT em edifícios de múltiplos pavimentos vem aumentando e os países que lideram o uso de CLT atualmente são Áustria, Alemanha, Suíça, Suécia, Noruega e Reino Unido. O comportamento mecânico dos painéis de CLT é complexo, principalmente devido à ortogonalidade em relação à direção das fibras dos painéis consecutivos, além da anisotropia inerente à madeira. Seu sistema construtivo é caracterizado pelo alto grau de industrialização, alta precisão, velocidade de montagem e baixa geração de resíduos na obra. Os painéis produzidos na fábrica são transportados para o canteiro de obras, com vãos (janelas e portas) e espaço para passagem de instalações previamente recortados, como descrito na seção anterior. As instalações prediais podem então ser embutidas em canaletas no painel em CLT ou mesmo podem ser externas a eles em eletrodutos aparentes no ambiente construído. No caso de haver uma grande quantidade de canaletas, a resistência da parede pode ser significativamente reduzida e, portanto, essas canaletas devem ser consideradas no cálculo estrutural. Além disso, deve-se evitar a passagem de instalações nos painéis que dividem apartamentos, devido à redução do isolamento acústico. No transporte até o canteiro de obras e durante a montagem e instalação em obra, os painéis devem ser protegidos contra a umidade para evitar a variação de suas dimensões além de descoloração, ou sujidades, conforme o fabricante. Por fim, os elementos são içados até sua posição definitiva na edificação e a ligação entre os painéis é realizada por sistemas de fixação mecânica, utilizando-se conectores metálicos, parafusos, cantoneiras. 
Por fim, conclui-se que os principais desafios para o sucesso na produção de pré-fabricados em madeira estão no desenvolvimento de eixos como: qualidade da matéria-prima (localização florestal e polo produtor), mão de obra qualificada, infraestrutura e demanda. Assim, diante da dinâmica que ocorre no desenvolvimento de quaisquer tecnologias, vislumbra-se um processo continuado de pesquisas e ensaios que comprovem o desempenho promissor dos novos sistemas construtivos.

Continue navegando