Buscar

Luteína | Química Orgânica | Estrutura | Resumo

Prévia do material em texto

Disciplina: Métodos físicos aplicados à Química Orgânica
Estrutura escolhida: Luteína
Curso de Licenciatura em Química
Discente: @bolzan.studies
Duque de Caxias – RJ
Dezembro de 2018
Atividade de métodos físicos aplicados à Química Orgânica
(Ultravioleta)
Estrutura escolhida: Luteína
Figura 1: Estrutura Química da luteína
Fonte: http://knoow.net/ciencterravida/biologia/luteina/
	A luteína é um carotenoide presente, principalmente, em vegetais de folha verde escuro, em vegetais mais coloridos, frutas, na gema do ovo, etc.
	Quimicamente, a luteína pertence a classe dos terpenoides. A presença do longo cromóforo de ligações duplas conjugadas em sua estrutura, além dos anéis ciclohexenol fornece as propriedades necessárias para a absorção de luz e proteção contra agentes oxidantes.
	A luteína é um pigmento amarelo que se localiza na região macular (é a região da retina onde se obtém a melhor qualidade da visão para leitura, cores e pequenos detalhes), por isso é chamada de pigmento macular. Não é sintetizada pelo organismo, portanto necessita ser obtida por meio da ingestão diária de alimentos onde se encontra presente (CANOVAS, 2009).
	Em geral, absorve luz na região azul do espectro UV/Vis (aproximadamente 460 nm) e emite luz na região verde/amarela do espectro (entre 590 – 630 nm).
Referências bibliográficas
· CANOVAS, R.; et. Al. Pigmento Maculares. Scielo (Arq. Brasileiro de Oftalmologia). São Paulo – SP. n° 72, v. 6, páginas: 39-44. 2009.
· Luteína, C40H56O2. Disponível em: <https://bit.ly/2UaSqDW>. Acesso em: 01 de dezembro de 2018.

Continue navegando