Buscar

Termorregulação e Controle da Temperatura Corporal

Prévia do material em texto

Termorregulação
A temperatura corporal esta ligada a perda ou ganha de calor, podendo afetar diversos fenômenos como: reações de atividades enzimáticas; temperatura muito alta gera desnaturação de proteínas; contratibilidade muscular; atividade neuronal e a função imunológica.
Em animais temos 2 grupos em relação a temperatura corporal:
1. Animais de sangue quente ou Homeotérmicos/Endotérmico: os quais a temperatura corporal interna permanece constante, independente da variação de temperatura externa, como mamíferos e aves.
2. Animais de sangue frio ou Pecilotérmicos/Ectotérmicos: são aqueles que necessitam do calor do ambiente para se aquecer, como repteis, anfíbios, peixes e invertebrados.
A temperatura corporal se mantem em equilíbrio por conta do mecanismo de geração de calor (calor metabólico e do meio ambiente) e o mecanismo de perda de calor (radiação, condução, convecção e evaporação).
A temperatura corporal também vai sofrer 2 níveis de controle, mecanismos comportamentais (exposição ao sol, sombra e se banhar) e mecanismos fisiológicos aferentes (sinais de variação térmica na região cortical e na área do hipotalamica anterior, onde será feita a interação dos sinais periféricos da temperatura corporal e elaboração das respostas hemeostáticas) e eferentes (vasomotricidade pareriferica, tremor e termogênese) outro fator pode ser a sudorese. 
Estados especiais da temperatura corporal:
1) Eutermina: Temperatura normal 
2) Hipotermia: Temperatura muito baixa
· Anapirexia= diminuição da temperatura corporal ante a hipóxia, seres aeróbicos, o oxigênio é o receptor final de elétrons do metabolismo oxidativo, sendo essencial para garantir o fluxo de elétrons na cadeia respiratória, a síntese de grandes quantidades de ATP e reações de óxido -redução . Uma maneira eficiente de reduzir os da nos celulares causados pela hipóxia é a diminuição da temperatura , a qual é acompanhada por reduções na taxa metabólica, na produção de radicais livres e metabólitos tóxicos e na formação de edema muscular. 
3) Hipertermia: Temperatura muito alta, por motivos fisiológicos. 
· Febre= elevação da temperatura corporal como resultado de uma alteração ao nível central termorregulador localizado no hipotálamo. Seus benefícios incluem: aumenta pinocitose, fagocitose e produção de anticorpos. Seus efeitos podem gerar: desidratação, delírio, convulsão e derrames.

Continue navegando