Buscar

Relatório guiado - A Onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sociologia:
Dia 1 de maio de 2021
Professor: Alan Rafael Valente.
Aluno: Hiago Henrique Pires Dias.
1. Em poucas palavras (máximo de 10 linhas), como você descreveria o filme “A onda”? Qual o tema central do filme? 
O filme “A Onda”, nos fornece uma perspectiva de uma escola comum na Alemanha, onde os alunos estão entorpecidos com as constantes lembranças da guerra, a responsabilidade histórica e a ausência de um objetivo coletivo. O professor propõe aos alunos, lenta e gradualmente, princípios fascistas de ensino, ordem e ideais. No início, havia união entre seus membros e eles defendiam seu meio social (os que pertenciam A Onda). Em questão de pouco tempo, o movimento saiu de controle e começou a se expandir de forma avassaladora, levando a criação de novos problemas: supremacia do grupo necessidade de um líder forte. O tema central do filme é mostrar como seria a ascensão de um regime autocrático em uma democracia, podendo ocorrer em qualquer lugar do mundo.
2. Como as trilhas sonoras ajudaram na composição do filme? Teve algum momento em que a trilha sonora foi de suma importância para o desenvolvimento do filme? As trilhas sonoras complementaram os mais variados momentos do filme, desde as festas de adolescentes ao desenvolvimento de tensão, alegria ou tristeza, sem elas não haveria a essência de cada momento. Sim, a trilha de som (o silêncio) foi essencial nos momentos em que o professor se pronunciava, repreendendo os alunos ou expondo seus ideais. O silêncio pressiona os ouvintes. 
3. Como os personagens estavam se sentindo no começo do filme? Eles estavam infelizes ou insatisfeitos? Justifique a sua resposta.
Os personagens não tinham um objetivo claro do que seguir, se estavam certos ou errados. Extasiados da liberdade e fúteis vivências da adolescência. Insatisfeitos, com as suas vidas, aparências, amizades e familiares. Porque cada personagem era único, tinham seus inúmeros problemas, conflitos pessoais, necessidades de amor e companhia, os faltava um objetivo comum para prosseguir (salvo algumas exceções).
4. O filme faz alusões a diversas ideologias e formas de governo, como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo. De que forma essas ideologias influenciaram os jovens ao longo do filme e quais foram as consequências disso? Na origem, os alunos se interessavam pelo anarquismo, graças aos seus ideais libertários. Esperavam aulas tranquilas, sem dificuldades, também é possível notar as referências da trilha sonora quanto ao movimento anarquista, porém, com o decorrer da história, um certo movimento se tornou interessante: “A Onda”. Os que estivessem interessados deveriam se juntar a turma de aulas sobre a autocracia, devido a isso, sem perceber, os alunos começaram a ser instruídos com pensamentos e ações de cunho fascista. Ao final do filme, pode-se perceber as consequências do experimento: a criação de uma massa de manobra, cega por pregações fascistas. Onde há referências a ascensão do nazismo na Alemanha. As consequências foram inúmeras, indo da decepção, prisão, suspensão do direito de lecionar e até mesmo o suicídio de um aluno.
5. De que forma o envolvimento com “A onda” serviu para modificar o comportamento e as posturas políticas dos alunos? Por que eles mudaram os seus comportamentos? Você considera que as mudanças foram positivas ou negativas? O bem-estar coletivo era pregado acima do individual, a padronização (para negar as classes sociais) e a obediência formaram as bases do experimento, os alunos acreditavam que agiam como um grupo unido. Mudaram porque foram atraídos, conscientemente ou não, pelas propostas tentadoras do professor, que as incutia aos alunos de forma gradual e implícita. Considero as mudanças positivas, pois houve união, ordem e o principal: aprendizado, quanto aos perigos do nazifascismo e manipulação do ensino nas escolas.
6. O que o professor procura demonstrar para os seus alunos com a pergunta “seria possível uma outra ditadura na Alemanha”? Seria possível uma outra ditadura no Brasil? Ron Jones, buscava saber se os alunos acreditavam que um regime autoritário poderia ressurgir na Alemanha democrática, devido as respostas negativas e outras de que seria impossível, o professor decide iniciar um experimento, dando origem a longa sequência de acontecimentos no filme e na vida real. Sim, é possível a ascensão de uma nova ditadura no Brasil, apesar de improvável, por meios pacíficos ou não (mais provável), assim como em qualquer país do mundo. Ditaduras com as mais variadas ideologias.

Continue navegando