A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AEE - prova

Pré-visualização | Página 1 de 1

AEE - Atendimento Educacional Especializado (ATUALIZADA) dia 16/10/2019
· 1. A Conferência Mundial em Educação Especial, organizada pelo governo da Espanha na cidade de Salamanca aconteceu no ano de:
	a) 1995
	b) 1996
	c) 1994
	d) 1993
· 2. Para atuar na educação infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental, exige-se formação mínima:
	a) Formação em nível superior.
	b) Formação em pedagogia.
	c) Licenciatura plena em nível superior.
	d) Formação em nível médio apenas.
· 3. A partir da Constituição de 1988, a Educação Especial passou a ser alvo de maiores atenções, tendo ganhado, inclusive, subsídios e aparatos legais. Em 1996, através da Lei 9394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) a Educação Especial ganhou um capítulo (V) inteiramente dedicado às suas questões. E desde então, para efeitos desta mesma Lei, a Educação Especial é entendida como:
· 
	a) Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
	b) Nível de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
	c) Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede especial de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
	d) Nível de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede especial de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
· 4. De acordo com a LDB, pode-se afirmar que:
 
	a) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
	b) O atendimento educacional não será feito em classes, escolas ou serviços especializados, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
	c) O atendimento educacional acontecerá em classes, escolas ou serviços não especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
	d) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
· 
· 5. O A. E. E. Foi definido como Atendimento Educacional Especializado, e sua função é:
 Peso: 1.
	a) Ele não deve ser articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
	b) O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
	c) O AEE tem como função tirar o aluno de sala de aula no seu horário normal para assim desenvolver suas habilidades.
	d) Todas estão corretas.
· 
· 6. A Organização Mundial de Saúde estima várias pessoas possuem necessidades especiais de diversas ordens: visuais, auditivas, físicas, mentais, múltiplas, distúrbios de conduta e, também, superdotação ou altas habilidades. Esse número chega a torno de:
 Peso: 1.
	a) 20% da população.
	b) 15% da população.
	c) 10% da população.
	d) 30% da população.
· 
· 7. Para se trabalhar com a AEE são necessárias algumas adequações efetivam-se, marque a alternativa correta:
 Peso: 1.
	a) Adaptação dos recursos instrucionais: material pedagógico, equipamento, currículo e outros.
	b) Capacitação de recursos humanos: professores, instrutores e profissionais especializados.
	c) Eliminação de barreiras arquitetônicas.
	d) Todas as alternativas estão corretas.
· 
· 8. Enquanto modalidade de ensino, a educação especial deve seguir os mesmos requisitos curriculares dos respectivos níveis de ensino aos quais está associada. No entanto,
· 
 Peso: 1.
	a) De modo a considerar as especificidades dessa modalidade de ensino e auxiliar no processo de adaptação à nova política de integração, os sistemas de ensino contam atualmente com o documento Adaptações curriculares.
	b) De modo a considerar as normas da escola e da família, que devem intervir sempre na aprendizagem do aluno.
	c) Deve considerar somente as diferenças físicas existentes entre os alunos.
	d) Todas as alternativas estão corretas.
· 
· 9. O conhecimento da realidade da educação especial no país é ainda bastante precário, porque não se dispõe de estatísticas completas nem sobre o número de pessoas com necessidades especiais nem sobre o atendimento. Somente a partir do ano de , o Censo Demográfico passou a oferecer dados mais precisos, permitindo análises mais profundas da realidade. Complete com o referido ano:
 Peso: 1.
	a) 1999
	b) 1996
	c) 1998
	d) 2000
· 10. O atendimento educacional especializado é muito importante para os avanços na aprendizagem do aluno com deficiências na sala de ensino regular. Sendo assim, marque a alternativa correta:
 Peso: 1.
	a) Os professores destas salas devem atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações que promovam a educação inclusiva.
	b) Os professores destas salas devem atuar de forma competitiva com o professor da classe comum para a criação de estratégias pedagógicas que não favoreçam o acesso ao aluno ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações que promovam a educação inclusiva.
	c) Os professores destas salas devem atuar de forma participativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno ao currículo e a sua integração no grupo, entre outras ações que promovam a educação inclusiva.
	d) Todas as alternativas estão corretas.