Buscar

prova trabalho e contemporaneidade

Prévia do material em texto

O processo de imigração de diferentes povos ao Brasil é caracterizado por algumas contribuições muito importantes, como tende a ser em qualquer contexto imigratório. As principais causas das imigrações são quase sempre as mesmas, ou seja, guerras, perseguições políticas e étnicas, fome e, por consequência, o sonho de uma vida nova e melhor. Contudo, as primeiras levas de imigração foram de portugueses livres e africanos escravizados. Ambos ocuparam as regiões Nordeste (do Maranhão à Bahia) e Sudeste (de Minas a São Paulo). A partir da segunda metade do século XIX, outros grupos étnicos vieram, incentivados pelo Estado brasileiro, e foram distribuídos regionalmente, de forma segmentada. Com relação à distribuição de grupos de imigrantes por região, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A área de fixação dos alemães foram os estados de Minas Gerais e sul da Bahia.
(    ) A área de fixação dos japoneses foram os estados de São Paulo e Paraná.
(    ) A área de fixação dos italianos foram os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
(    ) A área de fixação dos eslavos foi o estado do Paraná.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
F - V - V - V.
D
V - V - V - F.
A produção industrial até o século XVIII limitava-se ao trabalho manual realizado por artesãos. Contudo, a partir de 1750, quando se iniciou a Revolução Industrial, as mercadorias passaram a ser confeccionadas por máquinas, que produziam em maior quantidade, com menores custos. Com relação ao país pioneiro da Revolução Industrial, assinale a alternativa CORRETA:
A
Alemanha.
B
Inglaterra.
C
Japão.
D
EUA.
Pensando no processo sócio-histórico ao qual o trabalho pertence, é fato que ele vem sendo descoberto e aperfeiçoado com o tempo. Nesse sentido, é importante ressaltar que o trabalho depende da necessidade individual ou coletiva para ser desenvolvido, já que ele visa à satisfação de uma necessidade. Com relação ao processo histórico do trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Idade Média pode ser considerada o divisor de águas, já que foi nesse período que a expressão trabalho surgiu.
(    ) Na contemporaneidade, surgiu a expressão trabalho humano, a qual o servo é designado pelo senhor feudal por ser o responsável pela manutenção das terras.
(    ) O trabalho manual é realizado por partes, sendo estas desenvolvidas por várias pessoas ao mesmo tempo.
(    ) A Revolução Industrial trouxe a tecnologia e a modernidade para auxiliar no processo de produção, facilitando o trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - F - V.
Sustentabilidade pode ser definida como a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exercida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um período. Com relação a este pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sustentabilidade Social.
II- Sustentabilidade Econômica.
III- Sustentabilidade Ecológica.
IV- Sustentabilidade Cultural.
(    ) É um sistema que incentiva o acesso à ciência e tecnologia, para que haja um equilíbrio entre os padrões de produção e consumo, tanto em setores públicos quanto privados.
(    ) Para uma adequada proteção do meio ambiente, faz-se necessário ações de reciclagem e aumento de tecnologias limpas que conservassem a redução da poluição e aumentasse a sustentação da vida.
(    ) Através da percepção de que a população tenha uma melhora significativa na qualidade de vida, diminuindo as desigualdades sociais através da distribuição de renda igualitária.
(    ) É a diversidade existente entre os povos, incentivando processos de mudança que apresentem as particularidade locais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - IV - II.
B
IV - II - III - I.
C
I - IV - II - III.
D
II - III - I - IV.
O keynesianismo surge a partir da necessidade de intervenção do Estado nas relações de trabalho. Sobre o conceito da teoria keynesiana e seus objetivos, analise as sentenças a seguir:
I- Conjunto de ideias que propunham a intervenção estatal na vida econômica, com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego.
II- O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego.
III- O objetivo do keynesianismo não era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, não garantindo o pleno emprego.
IV- Conjunto de ideias que propunham a intervenção privada na vida econômica, com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
O socialismo pode ser definido como uma teoria da organização econômica, que defende a propriedade pública e coletiva, além de administrar os meios de produção e distribuição de bens à sociedade. Caracteriza-se também pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos. Essa teoria se ampliou após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando novos países aderiram a essa teoria. Com relação à adesão de novos países, assinale a alternativa CORRETA:
A
Cuba, Venezuela, China, Brasil, Argentina e Austrália.
B
Cuba, Paraguai, Venezuela, El Salvador e China.
C
Alemanha, Polônia, Cuba, Vietnã e Peru.
D
Iugoslávia, Polônia, China, Vietnã, Coreia do Norte e Cuba.
O desenvolvimento do sistema neoliberal, também conhecido como livre mercado, influenciou significativamente a história mundial, pois inovou com propostas revolucionárias. Diante desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
As propostas iniciaram com a visibilidade capitalista com relação a projetos e programas sociais, principalmente os oferecidos pelo Governo Federal.
B
As propostas iniciaram com as reformas previdenciárias e administrativas, os ajustes fiscais, a redução do Estado na economia e corte em gastos sociais.
C
As propostas iniciaram com ampliação da discussão de cotas para negros nas universidades e diminuição da exploração da mão de obra.
D
As propostas iniciaram com o número elevado de escolas públicas e maior distribuição igualitária de rend
Para explicar a importância do trabalho na vida do homem, recorremos ao “novo humanismo” de Marx, o qual identifica o homem como responsável por sua condição de vida, já que depende da venda de sua força de trabalho para a satisfação de suas necessidades. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A
Marx conceitua o Materialismo Social, no qual identifica o homem como ser dominante de uma sociedade vulnerável.
B
Marx conceitua o Materialismo Histórico, no qual o trabalho torna-se fundamental na vida do homem.
C
Marx conceitua o Materialismo Concreto, no qual o trabalho é optativo e o resultado é parte do processo.
D
Marx conceitua o Materialismo Dialético, como fonte de análise e identificação dos fatores negativos da sociedade.
Para explicar a importância do trabalho na vida do homem, recorremos ao “novo humanismo” de Marx, o qual identifica o homem como responsável por sua condição de vida, já que depende da venda de sua força de trabalho para a satisfação de suas necessidades. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A
Marx conceitua o Materialismo Social, no qual identifica o homem como ser dominante de uma sociedade vulnerável.
B
Marx conceitua o Materialismo Histórico, no qual o trabalho torna-se fundamental na vida do homem.
C
Marx conceitua o Materialismo Concreto, no qual o trabalho é optativo e o resultado é parte do processo.
D
Marx conceitua o Materialismo Dialético, como fonte de análise e identificação dos fatores negativos da sociedade.
A distribuição de renda feita de forma desigual entre uma populaçãoé chamada de desigualdade social e provoca consequências drásticas às pessoas. Sobre essas consequências, analise as sentenças a seguir:
I- As famílias não têm estrutura financeira, resultando em brigas corriqueiras e geralmente alimentação inadequada, associada à moradia precária etc.
II- O único futuro de jovens em situação de vulnerabilidade é a marginalização, não tendo outra opção de vida, por causa da desigualdade social.
III- Com a desigualdade social, os jovens em situação de vulnerabilidade social não têm uma vida digna e ficam fragilizados.
IV- A desigualdade social sempre é um incentivo para que as pessoas tenham objetivos de crescer e se estruturarem financeiramente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
O Fordismo foi idealizado em 1913, pelo empresário Henry Ford. Este processo auxilia o desenvolvimento do capitalismo, tanto na produção, com também no consumo em massa. Com relação à novidade que o Fordismo trouxe, assinale a alternativa CORRETA:
A
A fabricação de produtos que atendam ao gosto do cliente.
B
A mecanização da linha de montagem.
C
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
D
A mecanização flexível à demanda do mercado, em que se produzia somente o necessário.

Mais conteúdos dessa disciplina