Buscar

6ª AULA 16 04 - auditoria em saúde - acreditação-certficação


Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: Auditoria em Saúde
 (Optativa – 60H)
Prof. Enf. MSc. Marina Gomes dos Santos
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
Certificação
	“Certificação é a Atividade de comprovação da qualificação de itens, produtos, serviços, procedimentos, processos, pessoal ou de sistema da qualidade, no todo ou em parte”. A certificação da qualidade necessariamente será executada por uma entidade especificamente designada para tal (organismo certificador), com base em requisitos previamente estabelecidos e documentados, podendo ou não resultar em emissão de certificados.
CERTIFICAÇÃO ISO  voltada para as questões de desenvolvimento de padrões voltados à área técnica;
	(Declaração emitida por um organismo de certificação credenciado, que atesta que a organização solicitante cumpre com os requisitos das normas ISO série 9000. A ISO 9000 é uma norma básica voltada para melhoria contínua e padronização de processos, com foco no cliente)
CQH – COMPROMISSO COM A QUALIDADE HOSPITALAR  é um sistema de informações que visa a avaliar a qualidade do atendimento médico-hospitalar, baseado no registro, na análise de dados, na aferição da adequação dos serviços em conformidades com as suas normas e critérios.
PNGS – PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE  O Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS) foi criado em 2003, a partir da iniciativa da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Controle da Qualidade Hospitalar (CQH), com o objetivo de incentivar as organizações da área da saúde a avaliarem e buscarem melhorias contínuas de seus sistemas de gestão. O PNGS tem como missão contribuir para o aprimoramento das práticas de gestão nas organizações de saúde, por meio da avaliação e reconhecimento das melhores práticas no setor. Sua visão é servir como modelo de referência para avaliação e orientação da gestão das organizações de saúde em todo o País. É um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Estimula a participação e a autoavaliação e contém um componente educacional muito importante, que é incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos.
ACREDITAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE 
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA***, reconhecidos internacionalmente. 
Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.
Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.
A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.
ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
Os padrões ONA podem ser adotados por:
Hospitais
Ambulatórios
Laboratórios
Serviços de Pronto Atendimento
Home Care
Serviços Oncológicos
Serviços de Medicina Hiperbárica
Serviços de Hemoterapia
Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
Serviços Odontológicos
Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
Serviços de Dietoterapia
Serviços de Manipulação
Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais
 O processo de acreditação pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as organizações a avaliar seus processos e a identificar onde são necessárias melhorias, com foco na segurança do paciente.
É realizada uma abordagem sistêmica, objetiva e mensurável, para verificação do atendimento aos princípios de seus padrões e requisitos, que tem como objetivo oferecer maior segurança e credibilidade à assistência da saúde no Brasil.  Aplicável tanto ao setor público como privado.
A metodologia parte de uma avaliação e análise crítica, que determina de forma construtiva se o processo de gestão utilizado pela organização avaliada está em conformidade com os padrões definidos no instrumento de avaliação (Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde 2018-2022,ONA).
O processo de acreditação é voluntário e visa assegurar para os stakeholders (governança corporativa e executiva da Instituição) das organizações acreditadas que elas seguem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente, assim como melhores práticas de gestão e operação de seus processos.
Avaliação da Conformidade
	Processo sistematizado, com regras preestabelecidas, devidamente acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional, atende a requisitos preestabelecidos por normas ou regulamentos, com o menor custo possível para a sociedade.
Objetivos 
	Atender preocupações sociais, estabelecendo com o consumidor uma relação de confiança de que o produto, processo ou serviço está em conformidade com requisitos especificados.Não pode tornar-se um ônus para a produção, isto é, não deve envolver recursos maiores do que aqueles que a sociedade está disposta a investir.
Modalidades de Certificação de Conformidade
	Compulsória: É exigida pelo governo para comercialização de produtos com impacto sobre a saúde ou a segurança do consumidor ou sobre o meio ambiente. Ex.: Fabricação de Extintores de incêndio.
	Voluntária: Tem como objetivo garantir a conformidade de processos, produtos e serviços às normas elaboradas, e é decisão exclusiva da empresa que fabrica produtos ou fornece serviços.
Baseando-se em padrões que abrangem aspectos de estrutura, processo e resultado, a ACREDITAÇÃO apresenta TRÊS NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO:
Acreditado (NÍVEL 1): atendimento integral ao conceito de segurança em todos os processos organizacionais;
Acreditado Pleno (NÍVEL 2): adicionalmente ao conceito de segurança, inclui conceitos de gestão integrada alinhando resultados a estratégias e ações para promoção da qualidade por meio de melhoria contínua;
Acreditado com Excelência (NÍVEL 3): complementa a acreditação plena com o conceito de excelência em gestão, estreito relacionamento com todas as partes interessadas, responsabilidade socioambiental, dentro do contexto da promoção da qualidade por meio ciclos de melhoria contínua.
Seleção de Empresas Acreditadoras
*** Há ao menos três tipos de acreditação no Brasil: as nacionais ONA (Organização Nacional de Acreditação) e CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), a norte-americana JCI (Joint Commission International) e a canadense CCHSA (conselho de acreditação de serviços de saúde).
	“Objetivo de melhorar a qualidade assistencial com foco na segurança do paciente e melhoria dos processos.  Com foco em resultados assistenciais seguros, melhoria continua, eficácia e eficiência. Melhorar a qualidade e aumentar a segurança do paciente mediante a implantação de um sistema de gestão da qualidade”.
	
Obrigada!