Buscar

LISTA 3 FISIOLOGIA COMPARADA

Prévia do material em texto

LISTA 3 FISIOLOGIA COMPARADA
1- Quando um potencial de ação é disparado, a membrana é despolarizada até uma certa diferença de potencial (geralmente +30mv), e então os canais de sódio são inativados. Sendo assim, não há potenciais de ação mais ou menos intensos. Ao mesmo tempo, a existência dos períodos refratários limita a máxima frequência de potenciais de ação. Considerando esses aspectos, explique de que forma a intensidade de um estímulo sensorial pode ser codificada.
Através do aumento da intensidade do estímulo ocorre o aumento da intensidade de resposta do neurônio até atingir o limite máximo de frequência de potencial de ação, todo esse processo gera uma faixa dinâmica do receptor que é a faixa de intensidade dentro da qual um receptor sensorial é capaz de codificar estímulos. 
2- O que é campo receptivo sensorial? De que forma a organização em campos receptivos está relacionada à acuidade na localização da fonte de um estímulo tátil?
Campo receptivo é a área da qual cada receptor sensorial é responsável por captar informações periféricas. As regiões sensitivas do encéfalo possuem uma detalhada organização quanto à proveniência do estímulo, e os sinais de receptores sensitivos adjacentes é processado em colunas adjacentes no córtex encefálico. Este arranjo preserva a organização topográfica dos receptores da pele, dos olhos ou de outras regiões nos centros de processamento do encéfalo. 
3- O que é a transdução de sinal em células sensoriais? O que difere a transdução ionotrópica da metabotrópica?
Transdução são estímulos que alteram a conformação de proteínas de membrana resultando em abertura de canais iônicos ou ativação de vias de transdução de sinal que levam a abertura ou fechamento de canais iônicos e, portanto, despolarizam ou hiperpolarizam a membrana. A diferença entre a transdução ionotrópica e metabotrópica é que na primeira o estímulo abre os canais diretamente e na segunda o estímulo abre os canais indiretamente mediante um segundo mensageiro. 
4- Compare receptores tônicos e fásicos.
Receptores tônicos são receptores de adaptação lenta. O disparo de potenciais de
ação continua enquanto o estímulo permanecer, no entanto, a frequência de
potenciais pode ir declinando com o tempo (adaptação do receptor). 
Receptores fásicos são receptores de rápida adaptação. Sinalizam o início e
podem sinalizar o término do estímulo (alterações no estímulo), mas não sua
duração
5- Escolha um tipo de receptor sensorial (quimiorreceptor, mecanorreceptor, termorreceptor, fotorreceptor, etc.) e explique como se dá a recepção e transdução de sinal nesse receptor, não esquecendo de classifica-lo como ionotrópico ou metabotrópico.
Fotorreceptor: detecta e absorve a energia do estímulo luminoso, muda a forma e ativa a via de transdução que pode abrir ou fechar canais iônicos, ocasionando mudança no potencial de membrana da célula sensorial. É classificado como metabotrópico.

Continue navegando