Buscar

Questões Fisiologia Comparada 2 (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS AVARÉ
Fisiologia Comparada
Lista de exercícios 
Ariani Fernanda Zaratini
AVARÉ
2017
Fisiologia Comparada – Lista de exercícios 2
1. Explique de que forma solutos compatíveis ou contrarreguladores podem ser usados para o equilíbrio osmótico ou regulação de volume de uma célula. Nessas situações, qual poderia ser a vantagem do uso desses tipos de solutos em comparação aos solutos perturbadores?
	Os solutos compatíveis não alteram significativamente a função de macromoléculas e os contrarreguladores interferem na função das macromoléculas, mas combinados com outros solutos que contrarregulam seus efeitos.
2. Explique a função das células cloragógenas e células pavimentosas nas brânquias de peixes de água doce e de água salgada. No que consiste o processo de esmoltificação?
	Elas são responsáveis pelo processo de esmoltificação. O processo de esmoltificação consiste no processo de adaptação para a migração dos peixes da água doce para a água salgada. Este processo está relacionado a uma função mineralocorticoide do cortisol, que é a estimulação da captação de íons como Na+ e Cl- em peixes quando em água doce e a eliminação destes íons quando em água salgada
3. Qual(is) a(s) origem(ns) metabólica(s) do nitrogênio eliminado na excreção?
	A origem metabólica do nitrogênio está em inúmeras biomoléculas, como por exemplo, aminoácidos, bases nitrogenadas, porfirinas e alguns lipídeos. 
4. Considere a frase: “Cada espécie de vertebrado só pode excretar um tipo de produto nitrogenado (ureia, amônia ou ácido úrico.” A afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique.
	Verdadeira, cada espécie excreta um tipo específico. Invertebrados e muitos peixes de água doce excretam amônia, a uréia é o principal excreta dos mamíferos e de anfíbios adultos. O ácido úrico é o principal excreta dos insetos, caramujos terrestres, aves e alguns répteis, sendo eliminado juntamente com as fezes, na forma de uma pasta de cor esbranquiçada, altamente concentrada. 
5. Quais estruturas formam a barreira de filtração do glomérulo renal?
	Folheto externo (parietal): epitélio simples pavimentoso apoiado em lâmina basal e fibras reticulares
Folheto visceral: voltado para o glomérulo, formado por células especializadas (podócitos) 
Espaço capsular (entre os dois folhetos) 
6. Os solutos presentes na urina primária podem ser recuperados para o tecido circundante por meio de três formas diferentes de transporte. Quais são elas? Explique.
	Transporte transepitelial: lúmen -> célula epitelial -> Líquido intersistial -> capilares sanguíneos periturbadores
Transcitose: endocitose + exocitose (caso de pequenas proteínas) 
Difusão facilitada com transporte ativo 
7. Em quais regiões do néfron há reabsorção de água a partir da urina primária? Como ocorre a passagem de água nessas regiões?
	Na alça de Henle, através do seu ramo descendente que é especializado no transporte de água, via aquaporinas. 
8. Por meio de que mecanismo a aldosterona estimula a reabsorção de Na+ ?
 A aldosterona afeta a transcrição gênica dos canais iônicos nos túbulos distais e nos ductos coletores. 
9. Explique de que forma o sistema renina-angiotensina-aldosterona pode produzir um aumento na pressão arterial.
	As células justaglomerulares secretam renina, que converte angiotensinogênio em angiotensina I; no endotélio dos vasos sanguíneos a enzima ECA converte angiotensina I em angiotensina II; a angiotensina II estimula a produção de aldosterona pelo córtex da adrenal. O aumento da pressão arterial pode ocorrer quando não há o controle da secreção de renina.
10. Qual a importância dos organismos enterossimbiontes na digestão de vertebrados?
	Os enterossimbiontes vivem dentro do lúmen do trato gastrointestinal. São responsáveis por consumir e digerir combustíveis incomuns, frequentemente mantidos no ceco (sacos cegos ramificados do intestino)
11. Em quais regiões do sistema digestório acontece a digestão de proteínas? E a digestão de carboidratos?
	A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). Com isso, as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas. No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase). Após, os peptídeos e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas, 1% da proteína ingerida é excretada nas fezes. Os aminoácidos participarão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos (anabolismo e catabolismo).
	A maior parte da digestão de carboidratos acontece no intestino delgado (duodeno) e esta digestão ocorre não só no lúmen, mas também na borda em escova do enterócito, onde a enzima maltase transforma a maltose em duas glicoses. Nessa superfície epitelial há as enzimas sacarase (quebra as ligações alfa e beta 1→2), lactase (fornece glicose) e isomaltase (quebra as ligações alfa 1→6 da isomaltose), que atuam na quebra até chegar aos monossacarídeos dos seguintes substratos: sacarose, lactose e isomaltose. Após todas as etapas da digestão, encontramos os seguintes monossacarídeos: glicose,frutose e galactose, que podem ser absorvidos pelo enterócito.
12. Qual a importância das secreções exócrinas do pâncreas e do fígado na digestão de vertebrados?
	No pâncreas a função exócrina relaciona-se com a produção do suco pancreático, um produto rico em bicarbonato e que apresenta pH entre 7,8 e 8,2. Nesse suco, são encontradas várias enzimas, como a tripsina e a quimotripsina, que atuam em proteínas; a amilase, que atua nos polissacarídeos e dissacarídeos; as lipases, que quebram gorduras; e as nucleases, que agem sobre os ácidos nucleicos, já o fígado trabalha liberando secreções em uma superfície externa. 
13. De que nodo a leptina pode regular o apetite?
A leptina informa ao hipotálamo que as células adiposas já acumularam gordura em quantidade suficiente. Dessa forma, o hipotálamo pode agir de modo a nos fazer parar de consumir alimento além do necessário, ou seja, trabalha inibindo o comportamento de ingestão.
14. Explique três diferentes formas de termogênese endógena.
	Dissipação de energia química em energia térmica (metabolismo energético, digestão e atividade muscular) 
Alta temperatura corporal (permite processos metabólicos mais rápidos, e alta taxa metabólica gera calor
Vias termogênicas (com finalidade de produzir calor – ciclos fúteis queimam energia química para produzir calor) 
15. Compare endotermia, ectotermia, pecilotermia e homeotermia. É possível dizer que cada espécie se enquadra em apenas uma dessas classificações? Porquê?
Homeotermia: A temperatura do corpo é mantida relativamente constante por meio de mecanismos fisiológicos.
Pecilotermia: Temperatura do corpo varia de acordo com alterações na temperatura ambiental.
Ectotermia: As fontes de calor são externas
Endotermia: Há produção de calor por processos metabólicos do organismo (termogênese)
16. Considerando os mecanismos para controle da temperatura corporal em vertebrados homeotermos endotermos, explique um mecanismo utilizado quando o ambiente está mais frio e outro utilizado quando o ambiente está mais quente que o organismo.
	Termogênese por tremor: as unidades motoras são ativadas de maneira descoordenada, de modo que o músculo não executa um movimento único, é utilizada em períodos curtos de exposição ao frio.
Transpiração (suor): o sal no suor aumenta o ponto de ebulição da água (maior dispersão de calor). A quantidade de sal no suor pode ser regulada em animais expostos a temperaturas altas por longos períodos (redução do estresse osmótico)

Continue navegando