Buscar

balanco de credito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A análise de demonstrações contábeis é fundamentada em um raciocínio científico, sob a ótica de que o analista segue algumas regras ou etapas para o desenvolvimento da análise. Para isso, inicialmente, são definidos os indicadores que serão utilizados para a análise em questão. Esses indicadores serão então comparados com os padrões, de forma a se obter um panorama do empreendimento relativamente à análise conjunta dos indicadores selecionados. Sobre a análise de demonstrações contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira etapa de uma demonstração contábil compreende a coleta dos dados necessários que alimentarão a análise. Dentre esses dados, podemos citar: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado de exercício.
(    ) A última etapa corresponde à conferência dos dados coletados, de forma a verificar se estão de acordo com o que esperam da apresentação da análise. É nessa etapa que deverão ser realizados os ajustes dos números para melhorar o resultado.
(    ) A etapa de análise de dados é fundamentalmente dependente da habilidade do analista e do seu conhecimento da empresa, de forma a interpretar e propor ações, como, por exemplo, a necessidade de alavancagem ou de capital de giro.
(    ) Uma das principais características de uma demonstração contábil é a grande quantidade de dados disponíveis para análise. De fato, não há a necessidade de que esta seja simples ou direta, mas é necessário dispor o maior número de dados possíveis para que a análise possa tomar outros rumos durante a análise com a diretoria da empresa, por exemplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - F.
C
V - F - V - F.
D
V - F - V - V.
2A geração de lucro das empresas pode ser analisada em vários ângulos, mas em termos de rendimentos o foco de qualquer pessoa interessada na rentabilidade de uma empresa é observando a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Essa análise de desempenho começa a partir dos dados de vendas e vai até a geração de lucro líquido, conhecido como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Sobre o DRE, assinale a alternativa CORRETA:
A
O CPV (Custo dos Produtos Vendidos) compreende os custos de operações quando se trata de empresas comerciais, que é deduzido da receita bruta.
B
Na composição da DRE, obrigatoriamente, deverá constar: Receita Operacional Bruta, Receita Operacional Líquida, Patrimônio da Empresa e a Razão entre mão de obra direta e indireta.
C
Na DRE fica registrado os impostos sobre o lucro, se obtendo o lucro líquido do período. Fica registrado os impostos sobre vendas, tais como: ICMS, IPI, PIS e COFINS.
D
É feita de forma horizontal, ou seja, das despesas subtraem-se às receitas, inferindo o lucro ou o prejuízo.
3A capacidade de gerar caixa pode ser analisada desde várias perspectivas, por meio dos índices de liquidez - entre as contas do ativo circulante e passivo circulante - por meio da análise do fluxo de caixa, entre mais outras. Observe que uma empresa consegue segurar prejuízos temporais, mas crises de liquidez "temporais" podem levar à falência negócios com muito potencial. No que tange à demonstração dos fluxos de caixa (DFC), analise as sentenças a seguir:
I- Para empresas com vendas superiores a R$ 2.000.000, na data do fechamento do balanço, é obrigatória a demonstração dos fluxos de caixa (DFC).
II- A DFC é um relatório contábil que procura evidenciar as transações que aconteceram em um determinado período que levaram para modificações no saldo da conta "caixa".
III- A DFC é também uma análise dinâmica, cujo objetivo é analisar todas as entradas e saídas de caixa ao longo de períodos sequenciais. Apresenta-se DFC semanais, mensais, trimestrais, e no caso dos Bancos Comerciais, eles devem fechar a DFC diariamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
4Os administradores e os contadores possuem visões diferentes, mas complementares sob o entendimento da gestão. No entanto, seja para um administrador ou para um profissional da área contábil, é necessário entender e discernir essas visões diferenciadas, especialmente sobre as informações econômico-financeiras geradas pelas demonstrações contábeis. Sobre o regime de caixa e o regime de competência, analise as sentenças a seguir:
I- No regime de caixa, o objetivo do administrador é a análise da eficiência dos resultados das demonstrações contábeis, visando analisar tanto o comportamento das receitas reconhecidas como das despesas no momento quando estas incorrem.
II- A análise e a gestão do fluxo de caixa são peças-chave no regime de caixa. Por meio deste, o administrador analisa a capacidade de pagamento das obrigações mediante a adequada gestão do fluxo de caixa.
III- A análise da eficiência econômica das operações é peça-chave do regime de competência. Por meio deste, o contador deve seguir os princípios contábeis, tanto das receitas reconhecidas como das despesas no momento quando elas acontecem.
IV- A análise de eficácia das atividades econômicas é peça-chave do regime de competência. Por meio deste, o contador pode levantar análises e relatórios do fluxo de caixa, observando assim a análise de rendimentos da geração de caixa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
5Parte do lucro gerado de uma empresa pode ficar retido na conta de patrimônio para ser reinvestido no futuro. Essa retenção de lucros é conhecida como a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), sendo registrada no Balanço Patrimonial por meio de reservas, e conhecida como reservas de lucros. Sobre os tipos de reservas de lucros usados pelas empresas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Reservas estatutárias.
II- Reservas para contingência.
III- Reservas de lucros para expansão.
IV- Reservas de lucros a realizar.
(    ) Mediante a assembleia dos acionistas e uma proposta da administração feita, considera-se realizar reserva do lucro para fins de execução orçamentária de capital previamente aprovado.
(    ) Definido no estatuto da empresa, esta reserva possui os seguintes critérios: clareza na sua finalidade, critérios de fixação da parcela anual de lucro líquido, e limite máximo para este tipo de reserva.
(    ) Por meio desta reserva se apropriará da parcela do lucro quando houver realização financeira do lucro em caixa. Assim, será feito o pagamento de dividendos sobre a parcela de lucro a se executar, quando houver efetivação do lucro.
(    ) Esta reserva destinará parte do lucro líquido para fins de compensar diminuições futuras de lucro, recorrente de possíveis perdas previstas no futuro. Este tipo de reserva pode ser reconsiderado quando as causas negativas projetadas deixarem de apresentar risco ou de existir.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - II - III - I.
B
I - III - II - IV.
C
II - I - IV - III.
D
III - I - IV - II.
6Um dos objetivos principais da análise do balanço é identificar fatores, sejam eles positivos e/ou negativos, sobre a saúde financeira, assim como observar algumas correlações tanto da administração operativa como financeira da empresa. Essa análise é feita por meio da comparação de valores e indicadores das contas que fazem parte da estrutura do Balanço Patrimonial dentro de um mesmo período, assim como entre períodos consecutivos, visando observar a evolução do desempenho da empresa. Para que a análise possa ter fundamento, ela deve se sustentar em três eixos de observação inicial, o conhecido tripé. Sobre esse tripé, que fundamenta o nível introdutório da análise, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fluxo de caixa, lucro e capital de giro.
(    ) Endividamento, desempenho e lucro.
(    ) Liquidez, rentabilidadee endividamento.
(    ) Capital de giro, performance financeira e rentabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - F - V - F.
C
V - F - F - V.
D
V - V - F - F.
7As demonstrações contábeis representam a posição patrimonial e financeira e são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, para definir investimentos e atrair investidores. Diante dessa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pelas demonstrações contábeis, pode-se atrair o interesse de investidores para tornarem-se acionistas das empresas, notadamente para avaliação de desempenho das organizações, concorrentes, entre outros.
(    ) As demonstrações contábeis são importante ferramentas de gestão, proporcionando informações acerca da posição patrimonial e financeira da empresa e são úteis a um grande número de usuários.
(    ) As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão.
(    ) Para satisfazer a esse objetivo, basta que as demonstrações contábeis proporcionem informação da entidade acerca do Patrimônio Líquido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - V - V.
C
V - V - V - F.
D
V - V - F - V.
8O Balanço Patrimonial de qualquer empresa mostra à direita as contas do Ativo e à esquerda as contas do Passivo. O Passivo está estruturado em Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido. Entre o Total do Ativo e o Total do Passivo deve existir sempre uma dinâmica que consiga manter o equilíbrio entre esses dois grandes grupos de contas. Sobre essa dinâmica, analise as sentenças a seguir:
I- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for um valor negativo, logo, isso mostra que há prejuízo na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), devendo-se ajustar isso no Patrimônio Líquido.
II- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for um valor positivo, logo, isso mostra que há lucro na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), devendo-se ajustar isso no Patrimônio Líquido.
III- Somando o Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos teremos sempre o resultado 0 (ZERO). Isso acontece independente de que haja prejuízo ou lucro na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
IV- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for ZERO, logo, isso mostra que há lucro ZERO na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), não devendo ajustar isso no Patrimônio Líquido.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: http://blog.dominusauditoria.com.br/contabilidade/balanco-patrimonial-e-a-importancia-para-a-transparencia-contabil/attachment/ativo-passivo-balanco-dominus-custom. Acesso em: 8 out. 2019.
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
9Os interessados na análise do balanço patrimonial, sejam estes externos - investidores, fornecedores, instituições financeiras e governo - ou internos - gestores e acionistas - devem fazer uma avaliação do balanço sob três grandes óticas. Sobre essas óticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Indicadores de Liquidez.
II- Indicadores de Rentabilidade.
III- Indicadores de Endividamento.
(    ) No nível intermediário, esses indicadores observam a dinâmica do modelo "Du Pont".
(    ) Esses tipos de indicadores, em uma fase introdutória, analisam a relação entre ativo circulante e passivo circulante.
(    ) No nível intermediário, esses indicadores analisam a alavancagem financeira.
(    ) No nível intermediário, esses índices observam a possível necessidade de capital de giro.
(    ) No níveo intermediário, esses indicadores analisam a relação entre Passivo e Patrimônio Líquido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - II - III - I - I.
B
II - I - III - I - III.
C
III - II - II - I - III.
D
I - II - III - I - II.
10Na análise do balanço patrimonial existem três níveis de aprofundamento: o introdutório, o intermediário e o avançado. Para uma análise bem fundamentada, é necessário ir se aprofundando à medida que vai se avançando nessas três fases. Sobre a última fase, nível avançado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A análise Du Pont faz parte deste nível, pois aqui se observa a produtividade gerada em função às variações de retorno do investimento por meio da margem versus o giro.
(    ) A análise da Demonstração do Valor Agregado faz parte deste nível, pois ela faz uma avaliação da capacidade de gerar riqueza e sua distribuição entre empregados, governo, acionistas, investidores, financiadores, entre outros.
(    ) A análise das variações de fluxo econômico versus operacional faz parte deste nível, ele pondera a capacidade de gerar caixa em função do financiamento versus o meramente operacional.
(    ) A análise das projeções das Demonstrações Contábeis faz parte deste nível, pois as empresas e/ou investidores muitas vezes precisam projetar a situação da empresa daqui alguns anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
V - V - F - V.
D
F - V - F - V.

Continue navegando