Buscar

Prova Processual Civil I

Prévia do material em texto

Prova Processual Civil I
1) Sobre legitimidade ad causam, assinale a única alternativa incorreta sobre as teorias processuais: *
a. O objeto litigioso determina: toda legitimidade baseia-se em regras de direito material, embora se examine à luz da situação afirmada.
b. É qualidade jurídica que se refere a ambas as partes do processo.
c. Situação jurídica regulada pela lei.
d. A morte de uma das partes, é um exemplo de substituição processual.
e. A legitimação se divide em legitimação ordinária e extraordinária.
2) Sobre cartas, assinale a única opção incorreta: *
a. De ordem: de juiz de hierarquia superior para juiz de hierarquia inferior.
b. Precatórias: comunicação realizada entre juízes da mesma comarca, para o cumprimento dos atos judiciais.
c. A cooperação trazida pelo NCPC tem a função de permitir o intercâmbio e o auxílio recíproco entre juízos numa dimensão que vai além dos limites rígidos e solenes das cartas precatórias ou de ordem.
d. Rogatórias: é similar à carta precatória, mas se diferencia desta por ter caráter internacional, ou seja, é um instrumento jurídico de um juiz brasileiro para o juiz de outro país.
e. Arbitral: quando um árbitro defere uma medida de urgência e há a necessidade de execução forçada desse provimento sendo indispensável ao Poder Judiciário a fim de “emprestar” força coercitiva aquele ato.
3) No que tange os atos processuais praticados pelo juiz, analise a única resposta incorreta: *
a. Decisão Interlocutória: resolve questões processuais ao longo do procedimento sem colocar fim à atividade de conhecimento ou execução.
b. Despacho: confere impulso ao procedimento sem qualquer conteúdo decisório e destina-se à boa organização do processo.
c. Decisões Monocráticas: ocorre quando um único juiz de 1º. grau, analisa a sentença de mérito de um processo.
d. Sentença: ato que resolve definitivamente uma questão de mérito ou processual colocando fim à atividade de conhecimento ou de execução.
e. Acórdãos: é o acordo entre desembargadores ou ministros no julgamento de colegiados realizados pelos tribunais.
4) Acerca dos prazos no processo civil, aponte a única opção incorreta: *
a. A contagem do prazo é feita por dias corridos, excluindo-se o primeiro e incluindo o último.
b. Na suspensão do prazo, as férias forenses, obstáculos da parte, ou hipóteses tais como a morte de uma das partes, os prazos ficarão suspensos e voltarão a contar de onde estavam.
c. Prazos em litisconsórcio em dobro quando tiverem diferentes advogados de escritórios distintos.
d. Os prazos para a Fazenda Pública, Defensoria Pública e Ministério Público contam em dobro.
e. Preclusão temporal é a perda de uma faculdade processual em razão do decurso do prazo e preclusão consumativa ocorre em razão da realização da faculdade, que não pode ser mais repetida.
5) Dos casos excepcionais, em que as próprias pessoas possuem capacidade postulatória, aponte a alternativa incorreta: *
a. Pedido inicial em ação de alimentos.
b. Jus postulandi na Justiça do Trabalho nas (instâncias ordinárias).
c. Requerimento de medidas protetivas por mulher que se diz vítima de violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha.
d. Juizados Especiais cíveis (estaduais) até as turmas recursais ou em 2º. grau.
e. Habeas Corpus.
6) Com relação aos elementos e condições da AÇÃO, respectivamente, assinale a opção incorreta: *
a. PARTES: quem faz parte do processo. Podem ser parciais (autor e réu), quando atuam com em defesa de algum interesse ou imparcial (juiz), devendo atuar de forma neutra.
b. PEDIDO: demonstra a pretensão do autor. Pode ser mediato (bem da vida) e imediato (prestação da atividade jurisdicional).
c. CAUSA DE PEDIR: composta de fato que gerou a demanda e fundamento jurídico do pedido que é o direito que se afirmar ter, decorrente da relação jurídica de direito material.
d. INTERESSE: É instrumental porque representa o interesse pela tutela jurisdicional e LEGITIMIDADE: É qualidade jurídica que demonstra a capacidade de conduzir o processo tanto do réu como do autor.
e. POSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO – Se trata da 3ª. condição da ação, mencionada expressamente no atual CPC de 2015. O pedido deve ser possível.
7) Sobre intervenção de terceiros, aponte a única opção incorreta: *
a. Para ser assistente não é necessário que demonstre interesse jurídico na causa porque o assistente já é caracterizado como parte na relação jurídica.
b. Amicus curiae é um sujeito que intervém no processo para auxiliar o juiz na compreensão do tema, funcionando como uma espécie de conselheiro, mas o juiz não se vincula ao seu conselho.
c. Intervenção anômala é a modalidade de intervenção de terceiros por meio da qual a União, independentemente da demonstração de interesse jurídico, intervém em processo no qual figura como autora ou ré autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista ou empresa pública federal.
d. Chamamento ao processo é uma intervenção provocada pelo réu que tem por opção trazer ao processo outro devedor da mesma obrigação.
e. Na Assistência litisconsorcial, o interesse jurídico direto gera a assistência litisconsorcial que decorre de um vínculo forte que o terceiro tem com a causa.
8) Sobre Vedações constitucionais aplicáveis aos juízes, assinale a opção incorreta: *
a. Receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo.
b. Dedicar-se a atividade político-partidária.
c. Receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei.
d. Exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo a de advogado dativo.
e. Exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
9) Nos casos de suspeição aplicáveis aos magistrados, verifique a única opção incorreta: *
a. Juiz é amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados.
b. Juiz recebeu presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, aconselhou alguma das partes acerca do objeto da causa ou subministrou meios para atender às despesas do litígio.
c. Uma das partes é credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau.
d. O juiz é interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.
e. Quando o juiz se declarar suspeito por motivo de foro íntimo, será sempre necessário expressar quais são os motivos da respectiva declaração.
10) Sobre citações, indique a única alternativa correta: *
a. Citação por edital - Mediante carta registrada com aviso de recebimento.
b. Citação pelo escrivão - Citação feita mediante a expedição de mandado nas hipóteses previstas em lei ou em caso de tentativa frustrada de citação por carta.
c. Citação eletrônica - Feito em portal próprio, acessível pelos cadastrados no sistema, dispensada a publicação no órgão oficial.
d. Citação por hora certa - Mediante o comparecimento espontâneo em juízo.
e. Citação oficial - Após 2 tentativas de citação por mandado, houver suspeita de ocultação.

Continue navegando