Buscar

MAPA DISCIPLINA DE CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEMPLATE PARA RESOLUÇÃO DO MAPA
DISCIPLINA DE CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL 51.2021
	Curso:
	Professor(a): Leonardo Silva Paião
	Aluno:
	RA:
Esse template deve ser preenchido com base nas informações fornecidas na atividade Mapa e deve ser enviado como resposta à mesma.
Você deve fazer os ajustes que forem necessários para realizar seu preenchimento!
· Q1 - Descreva, para a empresa contratada, como serão os 4 pilares que caracterizam uma organização.
Os quatro pilares serão os seguintes: as necessidades, os recursos, os processos e os objetivos.
Tanto os recursos quanto os processos da organização só podem ser definidos se já estiver estabelecido quais são as necessidades e como construir os objetivos, isto é, como coloca-los em prática.
No caso da empresa contratada, será da seguinte maneira:
Necessidade: produzir um produto novo que tivesse saída e gerasse lucro, pois o que a empresa vendia antes da pandemia não tinha mais procura, pois as companhias aéreas e as academias, seus principais clientes, deixaram de funcionar. Com as mudanças causadas pela pandemia do coronavírus, os antigos clientes deixaram de comprar os produtos fabricados pela empresa, o que diminuiu drasticamente os seus lucros. 
Objetivos: A partir da necessidade de se adaptar ao novo cenário, os objetivos passaram a ser a confecção de um produto que atendesse à nova realidade e que conquistasse novos clientes: um tapete sanitizante. O objetivo é produzir um produto que tenha saída e clientes interessados no cenário da pandemia.
Recursos: Os recursos foram parcialmente alterados. Compra de novas matérias-primas, como a grama e o carpete que são usados na confecção do tapete. Fabricação de mais moldes para fabricar os tapetes, além de testes, para os novos moldes e o conhecimento necessário para desenvolver o tapete de forma mais eficiente. Também foi necessário investir novos recursos financeiros para custear os recursos já mencionados. 
Processos: desenvolvimento de um novo molde, para fabricar o tapete, testes para aperfeiçoar os moldes, utilizando os equipamentos e maquinários que já existiam no ambiente, ou seja, na fábrica. Houve também treinamento da equipe e busca por novos clientes, a empresa desenvolveu um site de internet onde a maior parte das vendas são realizadas, o processo de fabricação e venda dos tapetes foram as principais mudanças. 
· Q2 - Selecione no mínimo cinco dos onze itens para tornar as tarefas mais otimizadas e maximizar a produção de acordo com a administração científica.
1) Dar aos trabalhadores instruções técnicas sobre como trabalhar.
2) Separar as funções de preparação e as de execução, dando-lhes atribuições precisas.
3) Padronizar os utensílios a serem usados.
4) Controlar a execução do trabalho para corrigi-lo, aperfeiçoá-lo e premiá-lo.
5) Classificar, de forma prática e mnemônica, os equipamentos, os processos e os materiais a serem empregados ou produzidos, de forma a facilitar sua produção.
· Q3 - Explique como esses itens podem ser aplicados na empresa.
Ao dar instruções técnicas aos trabalhadores, eles executarão o processo de produção dos tapetes, como a montagem, de forma mais eficiente. Também ao separar as funções de preparação das de execução de obtém mais organização e ganha-se tempo com a produção, pois cada uma delas é executada em um local diferente na fábrica. A padronização dos utensílios, como é o caso dos moldes para fabricação do tapete permite que menos matéria-prima seja desperdiçada, além de obter um padrão de qualidade, que fará com que os clientes voltem a comprar o produto, pois sabem que haverá um padrão confiável, que torna o uso melhor. O controle da execução e o aperfeiçoamento foi um dos itens implementados também pela empresa, que investiu muito até encontrar o modelo perfeito do produto, isso só foi possível com o controle, a correção e aperfeiçoamento do trabalho. Já a classificação do equipamentos e processos possibilita que a produção seja mais organizada, eficiente e haja menos desperdício de tempo e de matéria-prima, pois os trabalhadores encontrarão listas, tabelas, instruções em cada local da produção.
· Q4 - Delineie por meio de mapa mental o passo a passo para a logística reversa, desde o momento em que o cliente descartará o produto até seu retorno à indústria que contratou você. Ah, importante, você deverá detalhar como vai ocorrer cada passo.

Outros materiais