Buscar

Colonização inglesa na américa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5º BLOCO 
	PROFESSOR (A): Juliete Dias Mauricio CONTATO: (31) 975681553
	COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA TURMA: 8ºANO 
	PERÍODO DAS ATIVIDADES: 28/05/2021 A 23/06/2021
	ALUNO (A): Correção 
 Orientação para a execução das tarefas da primeira semana:
Aula 1- 02/06/2021: Leitura do texto: Revolução Americana e assistir ao vídeo indicado pelo link.
Aula 2- 09/06/2021: Depois da leitura do texto da aula anterior e assistir ao vídeo é hora de resolver as atividades 
PRIMEIRA SEMANA
Colonização das 13 Colônias Inglesas
Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela Inglaterra. A colonização e Independência dos Estados Unidos estão intimamente ligadas, por isso é preciso entender que o país teve uma espécie de dupla colonização.
Além disso, havia uma diferença fundamental entre norte e sul da costa leste:
1-As Colônias do Norte: colonizada por protestantes, que fugiam das perseguições religiosas queriam transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias, chamaram o lugar de Nova Inglaterra e implantaram a colônia de povoamento com: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo interno.
2-As Colônias do Sul: sofreram colônia de exploração. Seguiam o Pacto Colonial. Era baseada no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
Essas diferenças entre as Colônias do Norte e do Sul refletiam-se no relacionamento dessas áreas com a metrópole. Enquanto as do Norte foi se desenvolvendo com certa independência econômica e financeira, o Sul continuou mantendo estreita dependência da Inglaterra.
No aspecto político, as Treze Colônias desenvolveram-se com grande autonomia. Cada colônia tinha sua assembleia, que era encarregada de elaborar leis, votar o orçamento e administrar o recolhimento dos impostos. Assim, desde cedo os colonos americanos desenvolveram hábitos e sentimentos de autonomia em relação à metrópole inglesa. A força política e econômica dos colonos americanos ajuda a explicar sua capacidade de resistência e organização.
Para aprimorar o seu conhecimento, assista ao vídeo indicado pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=mp9Gznq_qFQ
Atividades.
-Relacione as colônias inglesas na América do Norte com suas características. 1. Colônias do Sul 2. Colônias do Norte
 ( 1 ) Organizada no sistema plantation, a produção em larga escala de um único produto (monocultura) para atender o mercado externo. ( 1 ) Grandes propriedades de terras, os latifúndios, com a exploração do trabalho escravo (africanos escravizados). 
( 2 ) Agricultura policultura, de subsistência, com base na propriedade familiar. ( 2 ) Economia voltada ao mercado consumidor interno e o comércio triangular, comércio de excedentes com países da África, Europa e Antilhas. ( 2 ) Predomínio da mão de obra livre.
 
- Analise os tipos de colonização das 13 Colônias na América e a autonomia política nelas desenvolvidas e responda:
Você acredita que essa autonomia poderiam ser um problema futuro para a Inglaterra? Justifique. 
Sim, pois os colonos estavam acostumados a terem um certa independência em relação a metrópole, a partir do momento em que a Inglaterra endurecesse a relação, que foi o que ocorreu com a criação de leis, aumentos dos impostos, levando a os colonos a uma guerra pela independência. 
Orientação para a execução das tarefas da segunda semana:
Aula 1- 10/06/2021: Leitura do texto: A Inglaterra aperta o laço em seguida resolva as atividades 1 e 2. 
Aula 2- 16/06/2021: Atividade de intepretação de mapa e pintura como atividade. 
SEGUNDA SEMANA 
 A Inglaterra aperta o laço 
 No século XVII, primeiro século da colonização da América do Norte, a Inglaterra quase não interferiu nos assuntos internos das Treze Colônias. No século seguinte, porém, a Inglaterra mudou sua política colonial e passou a oprimir suas colônias na América. Entre os motivos que levaram a essa mudança na política colonial inglesa cabem citar:
- A concorrência que as mercadorias norte-americanas faziam as inglesas no mercado externo; - As guerras em que a Inglaterra se envolveu: a Guerra Franco-índia, iniciada em 1754, quando os colonos norte-americanos invadiram as terras indígenas situadas além dos Montes Apalaches, provocando a reação dos franceses que lá viviam e dos indígenas aliados a eles; a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), motivada pela disputa entre a França e a Inglaterra por terras situadas na África, na Ásia e na América do Norte. A Inglaterra venceu as duas guerras, mas saiu delas financeiramente abalada e, para recuperar-se, aumentou os impostos pagos pelos habitantes das treze Colônias e criando algumas leis que prejudicaram as colônias, causando as revoltas pela independência.
Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Selo (todo produto deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
 Atividades
1- A partir do século XVIII, as relações comerciais entre a metrópole inglesa e suas colônias na América do Norte começaram a provocar um descontentamento entre os colonos. 
Identifique e escreva as razões que levaram a esse descontentamento. 
O aumento dos impostos e a criação de leis sobre a venda e compra e comercio de mercadorias das 13 colonias. 
2- As leis do Açúcar, do Selo, do Chá, dentre outras leis decretadas pela Inglaterra contra as Treze Colônias da América do Norte para recuperar-se economicamente de duas guerras que embora vencido a Inglaterra saiu delas financeiramente abalada.
Relacione as Leia quanto a sua finalidade ligando a primeira e segunda coluna:
Lei do Açúcar - - deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa 
Lei do Selo - - os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas.
Lei do Chá - - todo produto deveria ter um selo vendido pelos ingleses
-Atenção: Pinte no mapa abaixo, com cores diferenciadas, ascolônias que representam o grupo do Sul e as que representam o grupo do Norte. Crie uma legenda para facilitar a identificação. E em seguida caracterize cada tipo de colonização no Sul e no Norte.
Legenda:
Colônias do Sul — 
colônia de exploração. Seguiam o Pacto Colonial. Era baseada no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
Colônias do Norte — 
Colônia de povoamento com: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo interno
Orientação para a execução das tarefas da primeira semana:
Aula 1- 17/06/21: Leitura do texto: causas da Independência dos Estados Unidos e resolver atividade 1 e 2
Aula 2- 23/06/21: Leitura de texto indicado pelo link e produção de parágrafo sobre o assunto do texto. 
TERCEIRA SEMANA 
Causas da Independência dos Estados Unidos 
A Independência dos Estados Unidos tem causas diretas e indiretas. Vamos começar pelas mais diretas, decorrentes da insatisfação com a política de impostos da metrópole (Inglaterra). 
Entre o fim da Guerra dos Sete Anos e 1774, os ingleses continuaram sua política de controle sobre a economia colonial, criando monopólios e impostos contra a vontade dos colonos. Assim, a insatisfação com a metrópole se converteu em um movimento organizado, com dois momentos mais importantes:
 1774: os colonos organizaram o Primeiro Congresso da Filadélfia. Tratava-se de uma série de solicitações para que a Inglaterra dessa mais liberdade econômica e política para a colônia. A Inglaterra não apenas recusou, como seguiu criando novos controles e aumentando os já existentes. 1776: Segundo Congresso da Filadélfia- Em 1776, os colonos se reuniram com o objetivo de conquistar a independência. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência e declarou guerra. A Guerra de Independência foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. George Washington se tornou o 1º presidente.
Constituição dos Estados Unidos- Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com características iluministas. Garantia a propriedade privada, manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
Atividade
1- Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta: 
a- ( ) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas. b- ( ) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole. c- ( x ) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia definiu a necessidade de separação dos Estados Unidos, através da Declaração de Independência e instauração da independência das Treze Colônias. d-( ) A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.
 2- Como era chamado os Estados Unidos na época colonial? 
a- ( ) Colônia Americana b- ( x ) Colônia Inglesa 
c- ( x ) Treze Colônias d- ( ) Treze Américas
Para aprimorar o seu conhecimento, leia a texto indicado pelo link abaixo:
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-eua.htm
- Depois de feita a leitura indicada elabore um pequeno parágrafo utilizando as palavras do quadro:
	Guerra de independência
	Indígenas
	1776 Segundo Congresso Continental
	Declaração de Independência
Resposta pessoal
5

Outros materiais