Buscar

CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS PENSAMENTOS DE MAQUIAVEL, JOHN LOCKE, JEAN JACQUES ROUSSEAU E MONTESQUIEU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Pedro Lima da Silva Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS Profº: Eloy Lago Nascimento
QUESTÃO 2 - ANALISE AS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS PENSAMENTOS DE MAQUIAVEL, JOHN LOCKE, JEAN JACQUES ROUSSEAU E MONTESQUIEU.
Maquiavel: Responsável por umas das obras mais importantes de teoria política, intitulada de “O Príncipe” e tido por muitos como o pai da Ciência Política por estabelecer regras metodológicas de investigação das verdades dos fatos, buscando uma nova visão sobre a filosofia política no contexto no Renascimento. Ele defendia a monarquia para centralizar o poder e solucionar os problemas encontrados na sociedade, sendo a política obra dos homens que por sua vez são maus, egoístas e miseráveis, neste sentido, se os homens não são bons, um governo conduzido pelo povo está fadado a desgraça. Maquiavel defende a separação entre ética e política, afirma que a natureza humana é imutável, covarde e que a lei torna os homens bons, desta forma, os governantes devem ser autoritários.
Locke: Assim como Hobbes, Locke defendia o estado de natureza, no qual o homem seria conduzido por si mesmo, sem nenhuma autoridade política que o regulasse, pois o homem não é um ser egoísta, tendo isso em vista, os seres humanos têm direitos naturais vinculados e que a lei se funda nele, sendo o Estado com a função básica garantir esses direitos já que, segundo ele, ninguém é capaz de anular independente de sua raça, crença ou posição social, exemplo disso é o direito à vida, a liberdade e a propriedade privada. Essa teoria influenciou diretamente na Revolução Francesa, como também numa série de direitos e garantias que hoje temos.
Rousseau: Assim como Locke, Rousseau era um contratualista, além de ser considerado o principal filósofo iluminista que estudou a política. Apesar disso ele discordava que o homem seria guiado por uma lei natural descrita por Locke, o autor acreditava que o homem é naturalmente bom, no entanto a sociedade o corrompe, sem a interferência das normas sociais o homem se comportaria feito animal, sendo guiado não pela razão, mas sim por seus instintos. Segundo ele também, a propriedade privada é a responsável pelas desigualdades sociais, gerando conflitos e lutas por poder, tendo por fim o surgimento da política para impedir um mal maior, sobrepondo-se aos interesses e vontades particulares.
Montesquieu: Ele foi um dos filósofos do Iluminismo Francês. Responsável pela teoria republicana que se é utilizada ainda nos tempos moderno, chamada de tripartição dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que se caracteriza pela por três esferas distintas do poder para que não existe abuso por parte de nenhuma delas, onde uma irá fiscalizar a outra, evitando um poder autoritário. Dentro do contexto do iluminismo,
Montesquieu defendia que a universalização do conhecimento levaria a sociedade a um progresso moral, fato interessante é que através desse pensamento iluminista que hoje podemos ter acesso as escolas, até mesmo de forma gratuita. A mutabilidade da política, ou seja, a adaptação dela e das leis de acordo com determinada sociedade não existindo assim um modelo perfeito, é um dos aspectos apresentado por este filósofo.
OBS: Fiz a leitura dos relatórios referentes a esses filósofos e fui implementando com o que entendi.

Continue navegando