Buscar

Atividade de Lingua Portuguesa referente ao mês de maio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modular – Ensino Médio – atividade referente ao mês de maio
Aluno: Leomar de Oliveira 
Leia com atenção o excerto da crônica que segue!
A volta   (Luis Fernando Veríssimo )
Da janela do trem o homem avista a velha cidadezinha que o viu nascer. Seus olhos se enchem de lágrimas. Trinta anos. Desce na estação – a mesma do seu tempo, não mudou nada – e respira fundo. Até o cheiro é o mesmo! Cheiro de mato e poeira. Só não tem mais cheiro de carvão porque o trem agora é elétrico. E o chefe da estação, será possível? Ainda é o mesmo. Fora a careca, os bigodes brancos, as rugas e o corpo encurvado pela idade, não mudou nada.
 	O homem não precisa perguntar como se chega ao centro da cidade. Vai a pé, guiando-se por suas lembranças. O centro continua como era. A praça. A igreja. A prefeitura. Até o vendedor de bilhetes na frente do Clube Comercial parece o mesmo.
Depois de feito a leitura, responda: 
1. Quem é o personagem do texto? Responder em 10 linhas. 
O personagem do texto é um homem que morava em uma pequena cidade e foi embora. Depois de trinta anos retorna para visitá-la e nesta visita ele percebe que bem pouco mudou. Este olhar é cheio de saudade. Parece que nada mudou. Sua memória é cheia de sentimentos que o ajudam a se recordar da paisagem, das pessoas queridas que um dia ele deixou para trás quando resolveu ir embora daquela cidadezinha. 
Mas será que de fato tudo permaneceu igual? É interessante notar que o autor do texto utiliza a expressão “parece” para dizer ou mostrar que na verdade, muita coisa mudou. Inclusive ele mesmo que agora observa, vê a cidade com outro olhar. É um olhar de quem observa uma paisagem que lhe parece familiar, tão familiar com tantas cidadezinhas deste imenso país. Então o personagem narrador vai se lembrando, contanto e relacionando sua vida com o lugar onde viveu tanto tempo. Ele é um narrador e observador que faz parte da história daquela cidade.

Continue navegando