Buscar

CONTEXTUALIZADA GESTÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA - EAD
GESTÃO EDUCACIONAL
CYNTHIA CYBELLE RODRIGUES
CARLOS ALEXANDRE DE OLIVEIRA
ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA
Uma gestão escolar democrática é caracterizada pela participação efetiva de todos os membros da comunidade escolar, para um trabalho coletivo, desde o planejamento, até a execução e análise dos resultados de todas as ações administrativas e pedagógicas de uma unidade escolar, Moraes (2013) apud Araújo (2009) classifica a gestão escolar democrática como uma possibilidade de reunir conhecimentos, visões e experiências diferentes em prol de um bem comum e do fortalecimento do exercício da cidadania para cada participante. 
Este processo de democratização não é apenas um modelo de gestão escolar, mas sim uma orientação legal a ser seguida, ou seja, existe uma Legislação que institui essa obrigatoriedade, podendo citar a Constituição Federal de 1988 (CF) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, embora isso ainda não seja uma realidade em todas as escolas brasileiras. 
No estudo de caso proposto, verificamos várias irregularidades que só foram descobertas através de uma fiscalização do sindicato, se a escola tivesse uma gestão democrática ativa, talvez, o cenário fosse diferente, pois, numa gestão democrática haveria sido constituído o Conselho Escolar, órgão interno composto de representantes de todos os segmentos que compõe a escola (professores, estudantes, familiares, comunidade, funcionários), este órgão possui funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, participando, assim, efetivamente de todas as ações, sejam estas administrativas, pedagógicas ou financeiras, da gestão, não para diminuir ou anular as decisões ou atribuições do gestor escolar, mas visando garantias do bom uso de todos os recursos disponíveis e o cumprimento do papel da escola na sociedade para formação dos nossos futuros cidadãos.
Neste caso específico, as irregularidades deverão ser tratadas pela respectiva Secretaria de Educação e Ministério Público do município, e como primeira proposta de intervenção sugiro o afastamento da gestora da unidade durante as investigações das ocorrências, a vice gestora poderá assumir neste ínterim. 
A partir disso, devemos iniciar o processo de implantação de uma gestão democrática através de uma organização coletiva (Libâneo, 2001) nesta escola, com a participação efetiva de todos, característica principal de uma democratização, até mesmo em comemoração dos 29 anos de prestação de serviço desta escola na comunidade. 
Dando prosseguimento a intervenção proposta, vamos promover ações a fim de propiciar a eleição para implantação de um Conselho Escolar, tais como: divulgações na comunidade, convocação de assembleias, reuniões, eleições e posse, obedecendo todas as normas e critérios legais para a validade do referido processo.
Diante disto, com o Conselho Escolar devidamente eleito e empossado o PPP (Projeto Político Pedagógico) da unidade deverá começar a ser discutido e formatado por todos os envolvidos no processo de democratização da escola em questão, visto que o referido documento também caracteriza a gestão escolar democrática, e, trás em seu teor toda a identidade ideológica e missão daquele estabelecimento.
A instituição escolar, propriamente dita, por muito tempo ocupou um posicionamento repressor por estar sujeita a interferências direta e indireta da situação política do país, porém o momento atual é de avanços, de participação e de democracia, a sociedade tem passado por muitas mudanças e o cidadão precisa estar preparado para exercer o seu lugar no mundo onde vive, e nada mais justo e natural que esse processo comece no ambiente escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Ministério da Educação. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado 1988. 
Colegiado Escolar: Consolidação da Gestão Democrática. Disponível em:<https://www.educacao.ma.gov.br/files/2018/04/edited_edited_edited_MANUAL-ORIENTADOR-DO-COLEGIADO-ESCOLAR-2016-VERSÃO-PRELIMINAR-Alterada-4-2-1.pdf>. Acesso em: 06 de maio de 2021.
Conselho Escolar e Gestão Democrática: Contribuições de uma formação para cidadania / [Organizado por] Daniela Karine Ramos. – Nova Petrópolis. Nova Harmonia, 2014. Coleção Conselhos Escolares. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=36741-conselho-gestao-cidadania-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 06 de maio de 2021.
GUIMARÃES, Joelma. Gestão Educacional. Porto Alegre. SAGAH. 2017.
MORAES, Nanci de Campos e FELGAR, Júlia Antonietta Simões. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. VI Congresso de Iniciação Científica doCentro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR. 2013. 
PORTELA, Antonio Esmael de França. NERI, Antonio Avelar Macedo. A importância da gestão escolar democrática. Disponível em:<http://uece.br/eventos/ivsec/anais/trabalhos_completos/507-59960-03092019-110819.pdf>. Acesso em: 06 de maio de 2021.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. BARBOSA, John Mateus. SOUSA, Sandra Maria Lima. A ELEIÇÃO DE GESTORES E A PRÁTICA DA GESTÃO COMO EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA. Disponível em:<https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/III_EPEPE/eleicao_de_gestores__e_a_pratica_da_gestao_.pdf>. Acesso em: 06 de maio de 2021.

Continue navegando

Outros materiais