Buscar

A Cultura Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Melanie Steigleder Thomaz
A Cultura Organizacional
Cultura organizacional, também conhecida como cultura corporativa ou cultura empresarial, refere-se ao conjunto de hábitos e comportamentos estabelecidos através de valores, regras e ações divididos entre todos os colaboradores de uma Organização. 
Nesse sentido, a Cultura organizacional de uma empresa orienta tanto as suas atividades operacionais como toda a gestão, norteando as decisões, políticas, o modo de produção e a forma como atua no mercado também. Segundo o professor Edgar Schein, em seu livro Organizational Culture and Leadership, a cultura para as organizações representa o mesmo que o caráter para os indivíduos. Sendo assim, é o que diferencia uma empresa das demais, assim sendo, a sua identidade.
Portanto, toda empresa possui a sua cultura, sendo expressada por comportamentos específicos, rituais, mitos, representações e uma série de elementos que fazem parte de seu código, mas entre eles estão os seus três pilares, missão, valor e visão, que se referem na ordem, a razão da empresa existir, as ideias que servem como parâmetros das ações e por fim, aonde deseja chegar.
Uma empresa que exemplifica bem o conceito de Cultura Organizacional, é a Ambev, que tem a sua cultura como marca registrada. É uma empresa voltada para metas e resultados, de modo que seus processos seletivos são árduos e entre os seus funcionários, a excelência e a busca por trabalhar mais e melhor, são estimuladas através do desenvolvimento de lideranças, bonificação e meritocracia. Aspectos que fazem com que a cultura da Ambev tenha fama de forte e agressiva. Tanto que em uma entrevista, um dos fundadores, André Telles, comentou que a empresa não é para todos e que a sua cultura é imutável.
 
Referências Bibliográficas:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/cultura-organizacional-o-que-e-como-se-forma-e-meios-de-fortalecer,bcc3e6def171e510VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://www.sbcoaching.com.br/blog/cultura-organizacional/
https://www.gupy.io/blog/cultura-organizacional
https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/cultura-organizacional-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-assunto-rc
http://ri.ambev.com.br/visao-geral/sonho-gente-cultura/
https://blog.fortestecnologia.com.br/cultura-organizacional-da-ambev/

Outros materiais