Buscar

folha resumo

Prévia do material em texto

A folha são órgãos das plantas especializados na captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese, transpiração, gutação e respiração. as folhas tendem a maximizar a superfície em relação ao volume, de modo a aumentar tanto a área da planta exposta à luz, quanto a área da planta onde as trocas gasosas são possíveis por estar exposta à atmosfera.
As folhas possuem três estruturas diferentes:
· Bainha - estrutura que liga a folha ao caule;
· Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e
· Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.
Este órgão é formado por:
· epiderme 
· mesofilo 
 A epiderme é uma camada de células transparentes muitas vezes recoberta por uma cutícula de um material semelhante à cera que reduz a perda de água por transpiração. As trocas gasosas entre a folha e o meio ambiente são efectuadas principalmente através de pequenos orifícios na epiderme chamados estômatos, que são formados por duas células em forma de rim ou feijão, que podem controlar a abertura e fecho para, por exemplo,reduzir a transpiração. Os estomatos são geralmente mais numerosos na parte inferior da folha.
 O mesofilo pode estar diferenciado em dois tipos diferentes de parênquima: tecido em paliçada, formado por células alongadas e dispostas transversalmente à superfície da folha, para lhe dar consistência; e tecido esponjoso, formado por células mais arredondadas.

Continue navegando