Buscar

Resolução da lista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercícios IB450 – Genética Básica Primeira prova
1) Cite as quatro fases da mitose e os principais eventos que ocorrem em cada uma delas.
R: Prófase: inicia logo após a interfase. Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece. Inicia-se ainda a formação do fuso mitótico, e os centrossomos afastam-se. 
Metáfase: os cromossomos atingem seu maior grau de condensação. Os centrossomos estão em lados opostos da célula, e os cromossomos estão organizados na região mediana da célula.
Anáfase: na fase mais curta do processo da mitose, ocorrem a separação das cromátides irmãs e a migração em direção aos pólos das células. A célula alonga-se e, no final dessa etapa, temos dois pólos com a quantidade completa de cromossomos.
Telófase: formam-se novos núcleos e os envelopes nucleares. O nucléolo reaparece, e os cromossomos ficam menos condensados. Normalmente, no final dessa etapa, ocorre a citocinese, que mais é do que a divisão da célula em duas.
2) Cite duas diferenças entre as divisões das células animais e vegetais.
3) Os esquemas A, B e C abaixo representam fases do ciclo de uma célula que possui 2n
= 4 cromossomos.
a) A que fases correspondem as figuras A, B e C? Justifique.
R: Figura A: metáfase mitótica, pois possui cromossomos homólogos no polo equatorial da célula
Figura B: metáfase II meiótica, possui cromossomos homólogos pareados, porém em forma haploide.
Figura C: metáfase I meiótica, pois possui cromossomos homólogos pareados, duplicados.
b) Qual é a função da estrutura cromossômica indicada pela seta na figura D?
R: Corresponde aos cinetócoros, estruturas presentes nos centômeros, responsáveis por se ligar ao fuso acromático durante a difusão celular.
4) Observe o esquema que representa, de forma resumida, uma célula animal germinativa produzindo, após o término da meiose, quatro gametas com suas respectivas combinações gênicas.
Explique por que ocorreu a produção de gametas com essa combinação gênica, dando o nome do processo e	em que momento da meiose ele ocorre.
R: A produção de gametas parentais (AB e ab) e recombinantes (Ab e aB) caracteriza a ocorrência de crossing-over ou permutação. É a permutação entre segmentos de cromossomos homólogos. Ocorre no inicio da primeira divisão da meiose, na prófase 1. Cite as fases da meiose e os principais eventos de cada uma delas?
5) Porque a meiose I e dita reducional e a meiose II equacional?
R: A meiose I é reducional, pois o numero de cromossomos é reduzido pela metade; já a meiose II é equacional, pois o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.
6) O que é e qual a função do complexo sinaptonêmico?
R: é uma estrutura de proteína que se forma entre cromossomas homólogos durante meiose e é pensado que media em parelhamento de cromossoma, sinapse e recombinação. Esse complexo tem papel no pareamento dos cromossomos e nos subsequentes eventos meióticos. Ainda não se compreende inteiramente esse mecanismo, mas sabe-se que ele é formado por um eixo central e duas barras laterais que se associam aos cromossomos homólogos, cada um com suas cromátides.
7) Cite três diferenças entre mitose e meiose.
R: A mitose produz duas células-filhas, as células-filhas possuem o mesmo número de cromossomos da célula-mãe e ocorre apenas uma divisão celular; já na meiose se produz quatro células-filhas, as células-filhas possuem metade do numero dos cromossomos da célula-mãe e ocorrem duas divisões celulares.
8) Como ocorre a dupla fertilização em vegetais?
R: Ocorre quando um grão de pólen se aloja no estigma da flor. Por meio de estímulos hormonais e umidade, presentes no estigma, o grão de pólen germina emitindo o tubo polínico que cresce através do interios do estilete em direção ao ovário. As sinérgidas desempenham um papel importante, por meio de estímulos químicos e físicos, no crescimento e na orientação do tubo polínico até a entrada da micrópila. Ao entrar na micrópila e atingir o saco embrionário, o tubo polínico, que carrega os dois gametas masculinos e o núcleo vegetativo, adentra uma sinérgide. Essa célula degenera-se e os gametas são descarregados. Um núcleo de um gameta masculino une-se com o núcleo da oosfera e outro, com os núcleos polares. É por esse motivo que dizemos que ocorre uma dupla fecundação.
9) Uma planta de pepino de genótipo BBCCTTWW foi cruzada com outra de genótipo bbccttww para produzir a geração F1, a qual foi autofecundada para obtenção da geração F2. Assumindo que esses genes controlam as seguintes características: B espinhos pretos; b espinhos brancos; C resistência ao vírus do mosaico;c suscetibilidade ao vírus do mosaico; T presença de gavinhas; t ausência de gavinhas; W fruto imaturo de cor verde; w fruto imaturo de cor branca.
	B espinhos pretos
	b espinhos brancos
	C resistencia ao vírus do mosaico
	c suscetibilidade ao vírus do mosaico
	T presença de gavinhas
	t ausência de gavinhas
	W fruto imaturo da cor verde
	w fruto imatudo de cor branca
a) Que proporção de F2 apresentará o fenótipo espinhos brancos, suscetibilidade ao vírus do mosaico, ausência de gavinhas e o fruto de cor branca?
R: bbccttww = ¼ x ¼ x ¼ x ¼ = 1/256 
· Proporção de 0,39%.
b) Que proporção de F2 apresentará o fenótipo espinhos pretos, resistência ao vírus do mosaico, presença de gavinhas e fruto imaturo de cor verde?
R: BCTW = ¾ x ¾ x ¾ x ¾ = 81/256 
· Proporção de 31,64%.
c) Que proporção de F2 é genotipicamente semelhante à geração F1?
R: ½ x ½ x ½ x ½ = 1/16
· Proporção de 6,25%.
10) Na mandioca, raízes marrons são decorrentes do alelo dominante B e raízes brancas, do alelo recessivo b. Folíolos estreitos são decorrentes do alelo dominante L e folíolos largos, do alelo recessivo l. Uma planta de raízes marrons e folíolos estreitos foi cruzada com outra de raízes brancas e folíolos largos, e produziram 40 descendentes com folíolos estreitos, dos quais a metade tinha raízes marrons e a outra metade, de raízes brancas. Quais os genótipos dos genitores e a proporção genotípica dos descendentes?
11) Em alface, o alelo C condiciona folha crespa e o recessivo c, folha lisa. A partir do genótipo Cc, quais as proporções genotípicas e fenotípicas esperadas após a quarta geração de autofecundação?
R: Planta Aa original 100%.
 Primeira geração, Genótipos: ¼ AA = 25% crespa;
 2/4 Aa = 50% crespa;
 ¼ aa = 25% lisa.
 Fenótipos: 75% crespa, 25% lisa.
Segunda geração, Genótipos: 3/8 AA = 37,5% crespa;
 2/8 Aa = 25% crespa;
 3/8 aa = 37,5% lisa.
 Fenótipos: 62,5% crespa, 37,5% lisa. 
Terceira geração, Genótipos: 7/16 AA = 43,75% crespa;
 2/16 Aa = 12,5% crespa;
 7/16 aa =43,75% lisa.
 Fenótipos: 56,25% crespa, 43,75 lisa. 
Quarta geração, Genótipos: 15/32 AA = 46,875% crespa;
 2/32 Aa = 6,25% crespa;
 15/32 aa = 46,875% lisa.
 Fenótipos: 53,125% crespa, 46,875% lisa. 
12) - Em um camundongo, o número diplóide é 40. Uma célula cancerosa está se dividindo por mitose com a formação de três polos. Entre os polos I e II estão dispostos na placa equatorial 20 cromssomas. Entre os polos I e III, 7 cromossomas e entre os polos II e III os restantes 13 cromossomas. Com quantos cromossomas ficarão os núcleos filhos I, II e II após a telófase?
R:

Continue navegando