Buscar

Contexto Histórico-Filosófico da Educação Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
	Resposta Esperada:
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.
	2.
	Podemos compreender a complexidade do desenvolvimento do pensamento educacional ao estudar a história das sociedades do antigo Oriente Próximo. Estas diferentes sociedades tiveram contribuições peculiares e fundamentais para o que hoje entendemos como educação formal. Entre estas sociedades, os Fenícios deixaram um legado característico no que se refere às questões educacionais. Disserte sobre este legado dos fenícios à educação.
	Resposta Esperada:
O legado primordial dos fenícios foi a invenção do alfabeto. Esta invenção influenciou praticamente toda as sociedades ocidentais, começando com as civilizações de Grécia e Roma. A escrita já havia sido inventada, mas com palavras como ideogramas. A invenção do alfabeto cria uma nova possibilidade de expressão escrita ampliada. Outro legado dos fenícios é a ampliação da possibilidade de cálculos numéricos. Isso ocorreu por serem uma sociedade comerciante, necessitando de uma matemática mais eficiente. Outras contribuições que merecem ser mencionadas é que criaram o termo biblioteca, pois em uma de suas cidades, por nome Biblos, produziam-se os papiros, utilizados para registrar as palavras escritas que compunham basicamente toda a escrita do mundo mediterrânico da época.

Continue navegando