Buscar

Prova discursiva POLÍTICAS PÚBLICAS E ACESSIBILIDADE NO TURISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Políticas Públicas e Acessibilidade no Turismo
Em julho de 2005, Rui Aurélio de Lacerda Badaró, advogado especializado em direito do turismo, foi convidado a integrar o grupo de juristas que redigiria o novo anteprojeto da lei do turismo e o fez de julho a setembro daquele ano. O anteprojeto só se tornou público em 27 de setembro de 2007, quando a ministra Marta Suplicy assinou o projeto de lei e o encaminhou ao Congresso Nacional. No dia 25 de junho de 2008, ele foi aprovado pela Câmara dos Deputados, e seguiu para ser analisado pelo Senado. Na data de 13 de agosto foi enviado ao Presidente da República pela Câmara para ser sancionado, o que aconteceu em 17 de setembro, sendo finalmente promulgado como lei n° 11.771 de 17 de setembro de 2008.
OLIVEIRA, T. M. A Lei do Turismo - Lei 11.771 de 17 de setembro de 2008: uma breve Análise. Turismo em Análise, v.20, n.2, p. 251 - 262, 2009.
A nova Política Nacional de Turismo, vigente até os dias atuais, foi estabelecida a partir da Lei Geral de Turismo, Lei Nº 11.771, de 2008, que é considerada o marco legal e a estrutura das políticas do setor de turismo no Brasil. Com base nos livros e aulas, discorra sobre os princípios da Lei Geral de Turismo, e os objetivos atribuídos nesta legislação para a nova Política Nacional de Turismo.
R - Seus princípios são de planejar, desenvolver e estimular o setor turístico da melhor forma possível. O Sistema Nacional de Turismo tem por objetivo promover o desenvolvimento das atividades turísticas, de forma sustentável com a integração das iniciativas oficiais com as do setor produtivo.
Questão 2/3 - Políticas Públicas e Acessibilidade no Turismo
A primeira Política Nacional de Turismo teve vigência de 1996 a 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e marca o início da organização pública do setor de turismo no Brasil. No entanto, a atuação dessa iniciativa foi tímida, e não ultrapassou o tempo de vigência do então presidente, encontrando obstáculos devido à falta de conexão e sinergia entre a política de turismo com outras políticas setoriais brasileiras.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, avalie como a primeira Política Nacional de Turismo e estratégias adotadas na época contribuíram para a formação de uma cultura política no turismo brasileiro, citando as características da mesma.
R - Na era FHC o turismo assume um papel super importante, cursos na área de turismo são desenvolvidos devido a necessidade pois havia carregado mais de 20 programas do turismo com geração de emprego e renda.
Questão 3/3 - Políticas Públicas e Acessibilidade no Turismo
Há um ano, o Ministério do Turismo oferece acesso a financiamentos com condições especiais para aprimorar atrativos em todo o Brasil. Pelo Prodetur + Turismo, a Pasta credencia projetos de estados, municípios e da iniciativa privada para pleitear recursos junto aos bancos credenciados do programa (BNDES e CAF). Até o momento, o MTur já recebeu 151 propostas, somando cerca de R$ 5,2 bilhões em investimentos.
ANTONIO, Marcelo Álvaro. Um novo Turismo para um novo Brasil. Ministério do Turismo: 11 de abr. 2019. Entrevista concedida a Agência Brasil. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/12569-um-novo-turismo-para-um-novo-brasil.html>. Acesso em: 29 mai. 2019.
 Com base no conteúdo dos livros e aulas, discorra sobre as principais características do PRODETUR, e como o programa pode beneficiar a população local de uma região ou município.
R - São programas regionais que buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento de toda a atividade e regiões turísticas. de modo democrático e sustentável, para garantir emprego e renda À população local.

Continue navegando