Buscar

Horticultura e Olericultura: Conceitos e Classificações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O mercado brasileiro de sementes de hortaliças vem evoluindo bastante ao longo dos últimos anos, sobre esse aspecto, qual a importância da implantação do registro nacional de cultivares para organização, sistematização e controle da produção e comercialização de sementes e mudas de hortaliças no país? 
Evitar a comercialização indevida de cultivares, protegendo não somente o melhorista de modo que as cultivares desenvolvidas por ele não sejam comercializadas sem a contraprestação dos devidos royalties. Além de tutelar a proteção ao produtores, evitando que os mesmo adquiram cultivares inferiores não registrados no RNC.
2. A fitotecnia é uma grande área da agricultura do curso de agronomia, sobre esse aspecto cite e caracterize as subdivisões da fitotecnia e contextualize a olericultura como uma subdivisão da fitotecnia.
R.: Subdivisões da fitotecnia
Grandes culturas Refere à exploração das culturas anuais ou perenes normalmente cultivadas em grandes áreas para obtenção de grãos e fibras. Ex: Soja, milho, algodão, cana-de-açucar.
Silvicultura Desrespeito ao cultivo de espécies florestais para obtenção de extrativos, madeira, celulose, carvão etc. Ex.: Eucaliptus, Pinus, Seringueira etc
Forragicultura Trabalha com plantas forrageiras destinadas à produção de pastos para animais, seja através de pastagens, seja para corte, podendo ser servidas aos animais no cocho através de silagem ou feno. Gramíneas e leguminosas
Horticultura É um ramo abrangente dentro da fitotecnia já que se encontra algumas atividades especializadas. 
A Olericultura é um dos ramos da Horticultura e é responsável pelas hortaliças, também incluso as culturas do morango, melancia e melão. Além das anteriormente citadas também abrange a plantas medicinais e condimentares.
3. Em relação à influência dos fatores ambientais no desenvolvimento das plantas, em relação entre as quais espécies olerícolas, como explicas o fato de algumas espécies predominarem no país em preferências em relação as outras segundos os produtores.
Os fatores ambientais desempenham um papel relevante na seleção de espécies e, até mesmo, cultivares a serem implantadas num dado local. A inobservância destes fatores pode acarretar no insucesso do empreendimento.
As espécies que predominam no país são espécies que passaram por seleções ao longo dos últimos anos, ou seja, foram submetidas por um processo de adaptação as condições tropicais de nosso país. Sendo assim, são espécies adaptadas às condições de temperatura. 
4. Diferencie cultivar de variedade. 
Cultivar: É uma variedade de gênero ou espécie superior, homogênea e estável com caracteres distinguíveis das demais variedades. 
Variedade: É o nome dado a alguns indivíduos da espécie com características distinguíveis dos demais, tais como cor da flor. Variedades geralmente são variações naturais que ocorrem na espécies em seus ecossistemas de ocorrência.
5. Diferencie as classificações das hortaliças: Tecnica, popular e botânica. 
Técnica Tuberoras, Herbáceas, Frutosas. Vantagem: reunidas pelas características comuns na colheita e frequentemente também por aspectos agronômicos;
Popular Legume, Verduras e Temperos. critérios pouco preciso que devem ser evitados.
Botânica As hortaliças são divididas em família, gênero e espécie. Vantagem: mais estável, parte comestível pode variar de um local para outro;
6. Diferencie hortaliças de olericultura.
Olericultura: é a grande área da ciência responsável pelo estudo e manejo das hortaliças.
 Hortaliças : certas espécies vegetais (raízes, tubérculos, hastes, flores e folhas) utilizadas ainda tenras, como alimento complementar cruas, cozidas, ou industrializadas 
7. O que é uma cultivar protegida?
A proteção de cultivares se refere aos direitos de propriedade intelectual, mediantes registro no Sistema Nacional de Proteção de Cultivares. Essa proteção dá plenos direitos de comercialização e utilização de material genético, sendo defeso à terceiros a comercialização, oferecimento, plantio ou utilização sem autorização. 
8.Diferencie horticultura de olericultura: - Horticultura: “Termo fitotécnico que engloba as culturas que exigem em geral tratos culturais constantes, apresentando em geral, maior valor agregado na sua produção e comercialização.”
Olericultura: “Ciência aplicada ao estudo da agrotecnologia de produção das culturas oleráceas.”
8. Principais famílias com espécies olerícolas Alliaceae: cebola, cebolinha e alho-porró; 3 Apiaceae: cenoura, batata-baroa, salsa e coentro; Asteraceae: alface, almeirão e chicória. Brassicaceae: repolho, couve comum, couve-flor, brócolos, nabo, rabanete, rúcula e outros. Curcubitaceae: abóbora, moranga, maxixe, melão, melancia, pepino, mogangos e chuchu. Fabaceae (= Leguminosae): feijão-vagem, ervilha e feijão-de-corda. Solanaceae: batata, tomate, pimentão, berinjela, pimentas e jiló.
9. Características da Olericultura: - Consumo ‘in natura’ ou processado; -Produtividade elevada; Intensiva mão-de-obra; Geralmente cultivo em pequenas áreas; Exigência de tratos culturais intensivos;
10. Tipos de exploração em Olericultura:
- Exploração diversificada Finalidade comercial; Pequenas áreas; Produtor vende ao varejista ou ele próprio comercializa; Típica de cinturões verdes; - Exploração especializada Finalidade comercial; Menor número de espécies (até 4); Tecnologia de produção avançada (mão-de-obra e insumos); Áreas em geral maiores; Comercialização por atacadista. - Exploração com finalidade agroindustrial; Finalidade comercial; Abastecer agroindústria; Culturas em grandes áreas, extensivas (milho verde, ervilha, tomate industrial e outros); Colheita mecanizada;
11. Meios de atenuar a interação genótipos X ambientes em hortaliças
a) Identificar ou criar cultivares específicas para cada ambiente; b) Zoneamento ecológico - Agrupamento de ambientes ecologicamente semelhantes c) Identificação de cultivares com maior estabilidade fenotípica.
12. Métodos de propagação
- Propagação Sexuada: Propagação por semente; semeadura direta ( semeadura no local definitivo).
Semeadura no local não definitivo; 
semeadura em recipiente e transplante ; semeadura em canteiro e transplante 
- Propagação Assexuada(Clonagem): Propagação vegetativa; Partes das plantas como propagação
13. Produção de mudas em bandejas:
-A espuma expandida é um substrato estéril, feito de espuma à base de resina fenólica; Livre de fungos e bactérias e usado essencialmente no enraizamento de mudas de alta qualidade; Esse substrato oferece retenção de água e aeração ideais para o desenvolvimento sadio das raízes, garantindo a produção de mudas de maneira higiênica e com economia de mão-de-obra; Substrato inerte, e, portanto, não interfere na absorção de nutrientes pelas plantas; Ótimo meio de sustentação; Facilita o transporte de mudas, mantendo a umidade necessária para as plantas. 
14. Características dos Substratos: Insento de resíduos industriais; Insento de microorganismos patogênicos; Leve; Boa drenagem; Alta capacidade de retenção de água; Porosidade; Água facilmente disponível.
15. Tipos de Substratos: Naturais: Turfa; Naturais transformados: vermiculita; casca de pinus; Residuais: fibra de coco.
16. Beneficiamento das sementes: Separação por peso; tamanho; cor; formato; retiradas de impurezas. Tratamento de sementes; condicionamento osmótico das sementes.
17. Vantagens e Desvantagens do Recobrimento das Sementes.
Vantagens: Reconhecimento da semente pela cor; Favorece a semeadura; Possibilita incorporação de produtos; Pode ser associadas com outras técnicas.
Desvantagens: Custo mais elevados; perda de vigor das sementes; menor velocidade de emissão de raiz primária.
18. Fertirrigação na produção de mudas de hortaliças: Conhecer as exigências nutricionais de cada espécie; ciclo de desenvolvimento da espécie; tolerância a salinização.

Continue navegando