Buscar

Erosão Hídrica e Práticas Conservacionistas

Prévia do material em texto

A erosão hídrica é um dos maiores problemas ambientais que ocorrem no mundo, sendo que os fatores chuva e relevo afetam grandemente o processo erosivo. Analise os itens abaixo e marque os que são falsos:
Escolha uma ou mais:
I. O grau de declive influencia no volume e na velocidade da enxurrada e consequentemente com erosão, podendo, com mais facilidade que as demais, ser modificada pela ação do homem.
II. O impacto da gota de chuva é responsável pelo rompimento dos agregados, transporte e pelo selamento superficial.
III. A intensidade de chuva afeta o tamanho, a forma e a velocidade de queda das gotas.
IV. O comprimento de rampa influencia as perdas por erosão, quanto maior o comprimento de uma rampa menores serão as perdas de solo, já que neste caso há uma maior possibilidade de infiltração da água no solo. 
V. Quanto menor a frequência das chuvas em um local, maior a possibilidade de escorrimento superficial e maior erosão. 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 2.
As respostas corretas são: Quanto menor a frequência das chuvas em um local, maior a possibilidade de escorrimento superficial e maior erosão., O grau de declive influencia no volume e na velocidade da enxurrada e consequentemente com erosão, podendo, com mais facilidade que as demais, ser modificada pela ação do homem., O comprimento de rampa influencia as perdas por erosão, quanto maior o comprimento de uma rampa menores serão as perdas de solo, já que neste caso há uma maior possibilidade de infiltração da água no solo.
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 0,80 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O controle da erosão é realizado utilizando as práticas conservacionistas. COM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS VEGETATIVAS E EDÁFICAS ENUMERE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA, ONDE MELHOR COUBER:
	A planta utilizada nesta prática vegetativa deverá ter valor econômico, pois na sua implantação há perda de área útil que estaria disponível para a cultura principal.
	Resposta 1 
	Prática indicada para terras de baixa capacidade de produção; áreas já degradadas pela erosão hídrica; terras muito suscetíveis à erosão; solos com alta declividade.
	Resposta 2 
	Indicada para proporcionar proteção à superfície do solo, reduzir os efeitos da erosão e melhorar as condições físicas e químicas do solo.
	Resposta 3 
	Esta prática preserva a umidade do solo, reduz a temperatura e a incidência de plantas invasoras.
	Resposta 4 
	Consiste em alternar, no tempo, no espaço e em sequência definida, culturas com exigências e sistemas radiculares diferentes.
	Resposta 5 
	Redução do efeito do impacto da gota de chuva; redução do escoamento superficial; melhoria da infiltração de água no solo.
	Resposta 6 
	Recomendada para reduzir a exposição do solo na área cultivada e tem a vantagem de ter um custo extremamente baixo.
	Resposta 7 
	É uma prática complexa: combina plantio em contorno, a rotação de culturas, as plantas de cobertura e, em alguns casos o terraço;
	Resposta 8 
	Esta prática proporciona uma excelente proteção ao solo, mas o manejo interfere bastante na sua eficiência.
	Resposta 9 
	Visam controlar a erosão pelo aumento da cobertura vegetal do solo e incorporação de resíduos
	Resposta 10 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 8.
A resposta correta é: A planta utilizada nesta prática vegetativa deverá ter valor econômico, pois na sua implantação há perda de área útil que estaria disponível para a cultura principal. → Cordão de Vegetação Permanente, Prática indicada para terras de baixa capacidade de produção; áreas já degradadas pela erosão hídrica; terras muito suscetíveis à erosão; solos com alta declividade. → Florestamento e Reflorestamento, Indicada para proporcionar proteção à superfície do solo, reduzir os efeitos da erosão e melhorar as condições físicas e químicas do solo. → Plantas de cobertura, Esta prática preserva a umidade do solo, reduz a temperatura e a incidência de plantas invasoras. → Cobertura morta, Consiste em alternar, no tempo, no espaço e em sequência definida, culturas com exigências e sistemas radiculares diferentes. → Rotação de Culturas, Redução do efeito do impacto da gota de chuva; redução do escoamento superficial; melhoria da infiltração de água no solo. → Princípios de controle da erosão, Recomendada para reduzir a exposição do solo na área cultivada e tem a vantagem de ter um custo extremamente baixo. → Alternância de capinas, É uma prática complexa: combina plantio em contorno, a rotação de culturas, as plantas de cobertura e, em alguns casos o terraço; → Culturas em Faixas, Esta prática proporciona uma excelente proteção ao solo, mas o manejo interfere bastante na sua eficiência. → Pastagem, Visam controlar a erosão pelo aumento da cobertura vegetal do solo e incorporação de resíduos → Práticas conservacionistas vegetativas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Erosão é a principal causa de degradação dos solos. Com relação à erosão do solo, FAÇA A ASSOCIAÇÃO CORRETA DAS SENTENÇAS, ONDE COUBER:
	É uma das características da superfície terrestre que tem grande influência sobre as perdas por erosão, podendo, com mais facilidade que as demais, ser modificada pela ação do homem.
	Resposta 1 
	Propriedades do solo que afetam a infiltração da água, a desagregação e o transporte de partículas.
	Resposta 2 
	Afeta a erosão, principalmente na resistência do solo à desagregação e também na dinâmica da água no solo.
	Resposta 3 
	Oriunda de fenômenos naturais que agem continuamente na crosta terrestre em benefício da formação do próprio solo.
	Resposta 4 
	Esse processo é seletivo e dependente da rugosidade da superfície do solo; resíduos de culturas; declividade da encosta; frequência do impacto das gotas da chuva.
	Resposta 5 
	Desprendem as partículas do solo; transportam por salpicamento; imprimem energia, em forma de turbulência, formando a enxurrada.
	Resposta 6 
	Locais com solo solto, seco e com granulação fina, superfície lisa, cobertura vegetal rala ou inexistente, relevo plano, grandes lançantes (rampas), favorecem a sua ocorrência.
	Resposta 7 
	Promove o afloramento de raízes; acúmulo de sementes ou plantas nas partes mais baixas da lavoura; aumenta a quantidade de cascalho ou pedras na superfície das áreas
	Resposta 8 
	Redução o efeito do impacto da gota de chuva; redução do escoamento superficial; melhoria das condições de infiltração de água no solo.
	Resposta 9 
	É o intervalo de tempo entre duas precipitações consecutivas. Se o intervalo for curto, o conteúdo de umidade do solo será alto e o escoamento superficial será maior.
	Resposta 10 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: É uma das características da superfície terrestre que tem grande influência sobre as perdas por erosão, podendo, com mais facilidade que as demais, ser modificada pela ação do homem. → Comprimento de Rampa, Propriedades do solo que afetam a infiltração da água, a desagregação e o transporte de partículas. → A erodibilidade está relacionada com..., Afeta a erosão, principalmente na resistência do solo à desagregação e também na dinâmica da água no solo. → Estrutura do Solo, Oriunda de fenômenos naturais que agem continuamente na crosta terrestre em benefício da formação do próprio solo. → Erosão Geológica, Esse processo é seletivo e dependente da rugosidade da superfície do solo; resíduos de culturas; declividade da encosta; frequência do impacto das gotas da chuva. → Deposição de material, Desprendem as partículas do solo; transportam por salpicamento; imprimem energia, em forma de turbulência, formando a enxurrada. → Gotas de chuva, Locais com solo solto, seco e com granulação fina, superfície lisa, cobertura vegetal rala ou inexistente, relevo plano, grandes lançantes (rampas), favorecem a sua ocorrência. → Erosão Eólica, Promove o afloramento de raízes; acúmulo de sementes ou plantas nas partes mais baixas da lavoura; aumenta a quantidade de cascalho oupedras na superfície das áreas → Erosão Laminar, Redução o efeito do impacto da gota de chuva; redução do escoamento superficial; melhoria das condições de infiltração de água no solo. → Princípios de Controle da Erosão Hídrica, É o intervalo de tempo entre duas precipitações consecutivas. Se o intervalo for curto, o conteúdo de umidade do solo será alto e o escoamento superficial será maior. → Frequência das chuvas.
Questão 4
Parcialmente correto
Atingiu 0,60 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque as alternativas VERDADEIRAS abaixo:
Escolha uma ou mais:
a. Solos altamente argilosos (+ 600 g kg-1 de argila) resistem pouco à erosão eólica, diferentemente dos arenosos, que toleram bem a ação do vento, por terem elevada macroporosidade.
b. São consequências da erosão eólica: mudança textural no solo, enterrio de solos férteis, problemas respiratórios em animais e pessoas, danos físicos nas construções e plantas. 
c. O gradiente textural é de extrema importância na avaliação da erosão em Latossolos, devido ao acentuado acréscimo de argila que ocorre no horizonte B destes solos, prejudicando a infiltração da água.
d. Solos argilosos, no geral, são mais resistentes a erosão hídrica que os arenosos, devido a estrutura.
e. A erosão por embate é o ponto de partida do processo erosivo. O impacto da gota de chuva é responsável pelo rompimento dos agregados, transporte e pelo selamento superficial.
f. A frequência de chuvas de um local afeta erosão, pois influencia no teor de umidade do solo no momento da chuva. Quanto menor a frequência das chuvas em um local, maior a possibilidade de escorrimento superficial e maior erosão.
g. A cobertura vegetal arbórea é uma excelente proteção quanto ao impacto direto da gota de chuva sobre o solo, mesmo não havendo cobertura rasteira no solo. 
h. Solos com argilas do tipo 2:1 expansivas são, normalmente, mais suscetíveis a erosão do que solos cauliníticos (tipo 1:1) e com óxidos de ferro e alumínio. 
i. A topografia influencia o processo erosivo através da declividade e do comprimento de rampa, quanto maior a declividade e o comprimento rampa maiores as possibilidades de ocorrer erosão. 
j. A erosão superficial (ou laminar), que representa o arraste de camadas finas do solo, é dificilmente perceptível em estágio inicial e por isso não representa graves problemas, mesmo a longo prazo.
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 3.
As respostas corretas são: A erosão por embate é o ponto de partida do processo erosivo. O impacto da gota de chuva é responsável pelo rompimento dos agregados, transporte e pelo selamento superficial., São consequências da erosão eólica: mudança textural no solo, enterrio de solos férteis, problemas respiratórios em animais e pessoas, danos físicos nas construções e plantas., A topografia influencia o processo erosivo através da declividade e do comprimento de rampa, quanto maior a declividade e o comprimento rampa maiores as possibilidades de ocorrer erosão., Solos com argilas do tipo 2:1 expansivas são, normalmente, mais suscetíveis a erosão do que solos cauliníticos (tipo 1:1) e com óxidos de ferro e alumínio., Solos argilosos, no geral, são mais resistentes a erosão hídrica que os arenosos, devido a estrutura.
Questão 5
Parcialmente correto
Atingiu 1,20 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
EM RELAÇÃO AO PERFIL ACIMA ARRASTE AS PALAVRAS CORRESPONDENTES NOS ESPAÇOS EM BRANCO EM RELAÇÃO À DRENAGEM, INFILTRAÇÃO E RETENÇÃO DE ÁGUA, MECANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA À EROSÃO COM AS RESPECTIVAS JUSTIFICATIVAS:
Qual o comportamento do solo em relação à drenagem  em branco , justificativa  em branco ; infiltração  em branco , justificativa em branco ,  em branco ,  em branco ; retenção de água  em branco , justificativa em branco ,  em branco ,  em branco ;  mecanização  em branco , justificativa em branco ,  em branco ,  em branco ; resistência à erosão  em branco .
                           
Boa drenagemTextura médiaPlasticidade e pegajosidadeTextura argilosaCor avermelhadaBaixa resistência à erosãoDifícil mecanizaçãoBoa retenção de águaEstrutura granularEstrutura em blocos médios e grandesBaixa plasticidadeFácil mecanizaçãoBaixa friabilidadeCor acinzentadaPresença de cascalhoSolo argilosoMédia resistência à erosãoAlta resistência à erosãoSolo muito friávelGradiente texturalEstrutura média a grandeInfiltração moderadaDeclividadeDurezaSolo profundoEstrutura em prismáticaDrenagem imperfeitaPedregosidade
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 8.
A resposta correta é:
EM RELAÇÃO AO PERFIL ACIMA ARRASTE AS PALAVRAS CORRESPONDENTES NOS ESPAÇOS EM BRANCO EM RELAÇÃO À DRENAGEM, INFILTRAÇÃO E RETENÇÃO DE ÁGUA, MECANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA À EROSÃO COM AS RESPECTIVAS JUSTIFICATIVAS:
Qual o comportamento do solo em relação à drenagem [Boa drenagem], justificativa [Cor avermelhada]; infiltração [Infiltração moderada], justificativa[Textura argilosa], [Declividade], [Estrutura em blocos médios e grandes]; retenção de água [Boa retenção de água], justificativa[Solo argiloso], [Estrutura média a grande], [Solo profundo];  mecanização [Difícil mecanização], justificativa[Dureza], [Plasticidade e pegajosidade], [Baixa friabilidade]; resistência à erosão [Média resistência à erosão].
Comentários
Comentário:
Conferido
Questão 6
Completo
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
CALCULE O LIMITE DE TOLERÂNCIA DE PERDAS DE SOLO DO SOLO ABAIXO E INTERPRETE O RESULTADO QUE VOCÊ ENCONTRAR.
A TPS desse solo é de 10,25 t/ha/ano, valor alto levando em consideração a profundidade a sua profundidade e o admissível no país. Deve-se levar em consideração também, o seu uso, qual a finalidade. 
Cordão de Vegetação Permanente
Florestamento e Reflorestamento
Práticas conservacionistas vegetativas
Cobertura morta
Rotação de Culturas
Princípios de controle da erosão
Alternância de capinas
Culturas em Faixas
Pastagem
Plantas de cobertura
Comprimento de Rampa
A erodibilidade está relacionada com...
Estrutura do Solo
Erosão Geológica
Deposição de material
Gotas de chuva
Erosão Eólica
Erosão Laminar
Princípios de Controle da Erosão Hídrica
Frequência das chuvas

Continue navegando