Buscar

TEMPOS MODERNOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EE ALBERTO SALOTTI
 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS – HISTÓRIA 1° ANO ENSINO MÉDIO
Lucas Sousa Xavier 1° M
	(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
	 Orientações:
	1. Analise do Filme “Tempos Modernos;”
	2. Responder o relatório sobre o filme;
Sinopse
 Um clássico da sétima arte que aborda de forma cômica a mecanização da mão de obra, o capitalismo dos anos 30 e a desigualdade social. A revolução industrial é retratada em um ambiente de uma fábrica com engrenagens gigantes que opera com processos de linha de montagem, baseado no modelo fordiano. Há uma crítica à desigualdade social, em que ficam claramente explícitas as diferentes realidades da burguesia e do proletariado. Ácido, porém engraçado, o filme é atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ícones do cinema mundial.
Entendendo o filme:
01 – Qual é o tema central do filme?
O filme todo basicamente se baseia na revolução industrial, com as tarefas repetitivas (é retratado como ponto negativo). 
Mostra também as doenças que o protagonista adquiriu de tanto apertar parafusos da máquina.
02 – Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Charlie Chaplin fica exposto? 
Fica exposto a desvalorização do trabalhador, pois as máquinas substituíram o emprego dessas pessoas. As máquinas possuem uma eficácia melhor do que a mão de obra, pois elas eram mais lucrativas para o proprietário da fábrica. 
03 – O homem ainda é dominador ou será que as máquinas estão em processo de igualdade?
Na minha visão está em processo de igualdade, pois o trabalho manufaturado está bem equilibrado com o trabalho das máquinas. Mas tem um segundo lado, o de que muitas pessoas perderam seus empregos em decorrência da chegada das máquinas, pois elas são mais eficazes que os seres humanos.
04 – Como é retratada a classe trabalhadora no filme?
Essa classe é retratada como uma classe baixa e desvalorizada pelos grandes proprietários das fábricas. 
05 – Qual o sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?
Não tenho certeza, mas acredito que seja o fordismo, que foi o sistema de produção que tinha o objetivo de produzir muitos “produtos” em pouco tempo, ou seja, uma produção em massa.
06 – Na sua concepção os personagens caminham para onde?
Na minha concepção eles caminham em busca de poder ter uma vida melhor, com seus direitos respeitados, assim mostrando que o trabalho manufaturado é capaz de dar lucro.
 07- O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. É possível abordar as consequências sociais que tal crise provocou? Justifique sua resposta
Sim, pois essa crise afetou as exportações, aumentou o desemprego, o Pib caiu, teve quedas muito drásticas nas produções e levou a falência de muitas empresas.
08- É possível retratar o impacto da revolução industrial com seus processos mecânicos que otimizaram a produção e os lucros, mas promoveram igualmente o desemprego. Justifique sua resposta.
Com os avanços da tecnológicos, o homem foi substituído pela máquina. Para os proprietários foi uma ideia muito boa, pois eles lucraram mais. Já para a classe trabalhadora foi um prejuízo pois o desemprego estava aumentando muito.
09- A substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais e como isso acontece?
Sim, esse é um dos principais fatores do desemprego, pois o grande poder das máquinas ainda possui mais eficácia do que a dos seres humanos.
10- Coisas simples devem ser substituídas por recursos tecnológicos? Onde a tecnologia é necessária?
A tecnologia possibilitou aos seres humanos a aplicação do conhecimento, em técnicas que nos ajudou no nosso dia a dia, exemplos temos a globalização e a troca de informações que roda pelo mundo. É necessário tempo para novas descobertas.
11- Analise a prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto. Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?
Nos dias de hoje, esses movimentos são considerados necessários, pois servem para exercer cidadania em defesa a direitos e novas formulações.
12- Por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?
Porque na cadeia ele tinha alimentação, moradia e amigos. Fora dela ele não teria esses benefícios, pois estava desempregado.
13-Depois que encontra a jovem órfã, a vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele manifesta?
De poder ter uma vida digna/empregado e formar uma família com a jovem.

Outros materiais