Buscar

(Filme) Tempos Modernos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
UNIDADE DESCENTRALIZADA DE IGUATU
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Discente: Fernanda Fabiana de Oliveira Gomes
1. Qual é o contexto social e econômico relatado no filme?
"Tempos Modernos" é um filme idealizado por Charles Chaplin em 1936. O filme destaca a relação entre os trabalhadores e as mudanças trazidas pela Revolução Industrial no século XX. Com a criação e expansão das máquinas, o fator humano passou a ser o principal motor desse meio de produção, criando valor para o capital. A nova forma de trabalho demonstra o quanto o trabalho torna-se alienado.
O personagem Carlitos do filme um mero operário, torna-se consequentemente alienado pelo trabalho que vinha exercendo nas máquinas. O trabalho realizado na fábrica é repetitivo e desgastante, como mostra o filme em que Carlitos repete suas ações na máquina que opera, causando sérios problemas físicos e mentais ao indivíduo. A inadaptabilidade de Carlitos ao ritmo da esteira simboliza a submissão do homem ao ritmo imposto pela máquina. Ao mesmo tempo, no momento em que ele sai do ambiente de trabalho reproduzindo o mesmo movimento realizado na esteira fabril, mostra como a especialização do trabalho impõe uma repetição que anula completamente o significado do trabalho em sua vida. Em outros termos, o homem se transforma em uma mera extensão da máquina.
O trabalhador é visto como mais uma engrenagem do processo produtivo, tendo as funções fragmentadas e postas de uma maneira mais simples, fazendo com que fossem facilmente substituídos e facilmente treinados. Ganhavam pelo o que produziam e tinham que se adequar a velocidade da produção. Os funcionários já não eram mais valorizados por conhecer todo o processo, então se tornaram marginalizados, peças substituíveis. O operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material. Com isso, ele não sabia quantificar em dinheiro o valor que sua contribuição influía na concepção de uma mercadoria industrializada. À vista disso, a sociedade era totalmente desigual, onde a riqueza se concentra nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria estão trabalhando por salários escassos. Em linhas gerais, o homem representava um objeto que a depender de seu poder aquisitivo está propenso à obedecer ou ordenar.
2. Quais aspectos significativos mudaram e quais permaneceram na estrutura econômica e social?
Hoje ainda é possível estabelecer uma conexão entre os Tempos Modernos de Chaplin e os modernos tempos de hoje; os métodos de produção tornaram-se flexíveis com a proliferação da tecnologia, o que se verifica é que ainda que os tempos mudem as relações de trabalho ainda tem como força propulsora a obtenção do lucro e a exploração da mão-de-obra. Em outras palavras, a sociedade ainda vive em um ambiente desigual, a economia ainda gira em torno do capitalismo e o capitalismo prioriza a produção em massa e o consumismo.
As relações trabalhistas com o passar do tempo tornam-se conflituosas, sendo necessária a criação de caminhos para intervir e interpor regras para apaziguar e extinguir conflitos existentes entre a classe trabalhadora e os empregadores, assim o Direito do Trabalho fortalece para assegurar os direitos do trabalhador, sendo estabelecido por meio de um conjunto de normas na Constituição Federal, CLT e outras leis descentralizadas. Ao contrário do que é retratado no filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, em que as condições de trabalho eram péssimas e muitas vezes perigosas à saúde física e mental do trabalhador.
Apesar das mudanças nos direitos humanos, o modelo de trabalho retratado no filme continua em uso, mas de forma aprimorada e, em alguns casos, de maneira escravista. É possível perceber como um modelo de produção pode tomar a pele de um paradigma e como a criação de um homem pode perdurar e atravessar gerações, sendo utilizada de maneiras diferentes, umas humanas e outras escravistas, mas sempre mantendo o objetivo em produzir mais, por menos.

Continue navegando