Buscar

MAPA CADEIA BOVINOS

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
	Acadêmico (Nome) :
	Salete Inês Walter
	R.A.: 211161385
	 
	Curso:
	Tecnologia em Agronegócio
	Disciplina: CADEIAS PRODUTIVAS DE BOVINOS DE LEITE E DE CORTE
	 
Desenvolvimento da Atividade MAPA: 	
A) Primeiro passo: CALCULAR QUANTOS METROS DE COCHO VOCÊ VAI PRECISAR (Lembre-se de usar 100 + Sua Idade para descobrir a quantidade de animais).
Como o meu exemplo é com 129 cabeças, então ficará:
129 cabeças x 0,4m (40 cm) = 51,6 m de cocho.
 
Assim, eu defini a medida da frente do meu piquete = 51,6 metros.
129 cabeças x 0,4 (40 com): 51,6 metros de cocho. 
B). Segundo passo: CALCULAR QUANTOS METROS QUADRADOS VOCÊ VAI PRECISAR NO PIQUETE.
Como o meu exemplo é com 129 cabeças, então ficará:
129 cabeças x 20 m2  = 2580 m2 . Assim, o piquete do meu exemplo deverá ter 2580m2.
C)Terceiro passo: CALCULAR A MEDIDA LATERAL DO PIQUETE.
Bom, já definimos quantos metros tem a frente do meu piquete (51,6 m) e também a área total (2580m2). Agora falta calcular quantos metros deve ter a lateral do meu piquete.
Dados:
Frente do meu piquete onde ficam localizados os cochos é = 51,6 m
Área total do meu piquete é = 2580m2
Então: 2580/51,6 = 50 m
​
Sendo assim meu piquete tem as medidas de 51,6m por 50m, metragem suficiente para abrigar 129 bois no meu confinamento.
D) Quarto passo: ANALISAR E DESCREVER AS OPORTUNIDADES (BENEFÍCIOS) E RISCOS DE REALIZAR O CONFINAMENTO DE BOVINOS (PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS).  
No Brasil nas regiões Sul e Sudeste, existe uma maior presença de sistemas mais intensificados, tais como os confinamentos e os semi-confinamentos,
o que também é encontrado na região Centro-Oeste.
Engorda em confinamento – é um tipo de acabamento rápido com tempo
variando entre 45 a 120 dias, dependendo do peso inicial, da dieta e da
raça. Neste sistema, os alimentos são balanceados, a dieta é composta
por volumosos (capins picados, silagens, fenos, palhas e outros alimentos fibrosos) e alimentos concentrados (farelos de soja, algodão, ureia,
milho, aditivos etc.), balanceados, permitindo ganhos de peso acima de
2 kg por cabeça por dia.
A técnica de confinamento apresenta muitas vantagens, e aqui vamos destacar algumas delas:  
· Aumento da eficiência produtiva do rebanho: os animais têm uma capacidade de engorda maior e mais rápida se comparados aos criados soltos, cuja alimentação depende majoritariamente do pasto.  
· Redução de custos: Com o sistema de confinamento, a idade de término do gado é reduzida, e assim também os custos referentes ao tempo de manutenção do animal. 
· Diversidade de cultivo:  Graças à utilização de um espaço delimitado dentro da propriedade rural, o confinamento permite que os demais espaços da propriedade sejam utilizados para cultivos diversos – inclusive para as culturas necessárias à produção de ração e volumosos fornecidos aos animais confinados. 
· Aumento da eficiência produtiva do rebanho com a redução da idade ao abate e melhor aproveitamento do animal.
· Uso da forragem armazenada durante o verão e liberação de áreas de pastagens para outras atividades durante o período de confinamento;
· Uso mais eficiente da mão de obra, maquinários e insumos;
· Flexibilidade de produção;
· Produção de carne no período de maior escassez;
· Retorno rápido do capital de giro investido na atividade;
Baixa mortalidade;
· Grande produção de adubo orgânico de alta qualidade;
· Probabilidade de melhores preços. 
Desvantagens do confinamento:
Custo mais alto: de maneira geral, os custos de optar pelo confinamento em um espaço fechado são mais altos e demandam um investimento por parte dos produtores. Necessidade alta de cuidados e trabalho
Outro ponto que, no fim das contas, pode ser visto como negativo é toda a estrutura e trabalho que precisa ser feita para a manutenção do confinamento ideal.
Primeiro, é importante que haja uma ampla análise de mercado, para que se tenha a garantia de que o lucro posterior pagará o investimento inicial. Além disso, uma série de dados precisam ser estudados durante o processo.
Pontos de atenção sobre o confinamento:
O confinamento de bovinos tem ganhado cada vez mais adeptos na pecuária nacional, no entanto a decisão de se investir ou não na técnica depende de algumas condições que devem ser analisadas com bastante cautela por você, produtor, a fim de garantir que o retorno venha conforme planejado.  
Outro ponto importante é em relação à disponibilidade de animais. Deve assegurar-se de que conseguirá manter uma fonte segura e contínua de alimentos e que também apresente um bom custo-benefício. Nesse sentindo, o mais indicado é que seja feito um estudo de mercado a fim de garantir que os preços pagos pela arroba cubram todos os custos que envolvem o confinamento.  
Por fim, é indispensável que seja feito um acompanhamento diário e gestão das informações coletadas. O acompanhamento é essencial para que todas as necessidades dos animais sejam atendidas: tipos de ração, medidas sanitárias, vacinas e até mesmo acompanhamento veterinário e se o ganho de peso está saindo como o esperado. 
REFERÊNCIAS: 
CONFINAMENTO: O QUE É, VANTAGENS E DESVANTAGENS. DISPONÍVEL EM: <https://www.coimma.com.br/blog/post/confinamento-o-que-e-vantagens-e-desvantagens> ACESSADO EM: 12, JUL, 2021.
MATERIAL DA DISCIPLINA: CADEIAS PRODUTIVAS DE BOVINOS DE LEITE E DE CORTE. 
MF RURAL: O AGRONEGÓCIO PASSA POR AQUI. Confinamento de gado: confira suas vantagens e desvantagens. DISPONÍVEL EM: https://blog.mfrural.com.br/confinamento-de-gado-vantagens-e-desvantagens/. ACESSADO EM: 12, JUL, 2021.
PORTAL DO AGRONEGÓCIO. BOVINOS DE CORTE. Vantagens da criação de bovinos em sistema de confinamento. DISPONÍVEL EM:< https://www.portaldoagronegocio.com.br/pecuaria/bovinos-de-corte/noticias/vantagens-da-criacao-de-bovinos-em-sistema-de-confinamento-133364> ACESSADO EM: 12, JUL, 2021.
3

Continue navegando