Buscar

Position paper - COMO O ESTUDO DA LINGUAGEM PODE REFLETIR A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E SOCIEDADE NA ATUALIDADE?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO O ESTUDO DA LINGUAGEM PODE REFLETIR A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E SOCIEDADE NA ATUALIDADE?
Autor (a): Aylla Da Silva Lemos
ayllalemoos@gmail.com
Este texto tem como objetivo explicar a ligação que a linguagem tem com a sociedade e que esse engajamento entre as duas, acaba por gerar o preconceito linguístico. Para isso, será apresentado o conceito de linguagem, sociedades e suas variantes linguísticas e preconceito linguístico. A conclusão vem mostrar a importância que a sociedade tem com a linguagem e que tal preconceito acaba sendo algo supérfluo. Para tal estudo nos embasaremos no escritor: Ferdinand de Saussure, considerado o pai da linguística. 
 De acordo com o pensamento de Saussure, a língua não é nada mais que um sistema de valores puros, seja ela qual for, tem a função de permitir a comunicação entre os indivíduos. O conceito de sociedade reflete em um grupo de seres humanos que têm convivência diária e atividades em conjunto. Sociedade e língua não há uma relação de coincidência, pois nascemos em um mundo de signos linguísticos, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornarem-se reais a partir do momento em que, pela imitação ou associação, começamos a formular nossas mensagens.
O estudo da língua, mostrar que o seu funcionamento é muito variado, heterogêneo e multifacetado e a prova disso é a existência das variações linguísticas a qual deixam claro que uma língua nunca é falada da mesma maneira, e estará sempre sujeita a variações, como: diferença de épocas, por exemplo, o português falado hoje é diferente do português de 50 anos atrás, as regionalidade, cabem aos diferentes lugares, que geram diferentes falas, grupo social, onde entram as gírias por determinadas “tribos” e ainda as diferentes situações na fala formal e informal. Além das variações já citadas, há ainda outros tipos de variações, como, o modo de falar de diferentes faixas etárias e na língua escrita e oral. E essas diferenças acabam por gerar o preconceito linguístico.
O Preconceito Linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma. Certamente ao ouvir um diálogo de um idoso com outro que residem em zonas rurais pode soar estranho para pessoas que não tem o mesmo convívio social, e também fica clara a diferença de linguagens quando se trata de diferentes grupos de classes sociais, de pessoas que tem um estudo mais qualificado de uma pessoa que não tem, entre outros, porém, não deixa de ser correta, mas, muitas vezes aparece um e outro para corrigir ou zombar deixando claro o ato de preconceito.
Somos dependentes da linguagem para que tenhamos convívio de maneira direta na sociedade. A linguagem tem sua importância na sociedade porque através dela é que conseguimos provocar mudanças e transformar o mundo. Tenhamos que ter habilidade na utilização da fala, para usarmos no tempo certo e no grupo adequado e o estudo da relação entre língua e sociedade possibilita uma nova forma de olhar para a variação linguística e pensar melhor acerca do preconceito linguístico.

Continue navegando