A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO INFECTOLOGIA INTENSIVA

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – INFECTOLOGIA INTENSIVA
· A propagação de uma infecção requer três elementos. Qual das alternativas NÃO é um desses elementos?
 
Hospedeiro insuscetível PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A história das hepatites virais remonta milênios, tendo as últimas décadas sido marcadas por notáveis conquistas relacionadas à prevenção e ao controle da doença. Estão entre elas a identificação dos agentes causadores, o desenvolvimento de testes laboratoriais com alta especificidade, o rastreamento dos portadores e a implantação de vacinas protetoras.
Essa afirmação é:
VerdadeiraPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Sobre o HIV/AIDS:
I- O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) são temas discutidos, mundialmente, cuja gênese apresenta transformações epidemiológicas ascendentes que requer um aprofundamento nos aspectos sociodemográficos, políticos, éticos, culturais, psicossociais e de saúde.
II- No início da década de 1980, a epidemia causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) /síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) trouxe à tona e atualizou antigas representações sociais vinculadas às doenças infectocontagiosas: mal, horror, definhamento, contaminação, desordem, transgressão e morte.
III- Na década de 80, a terapêutica para o HIV, baseada no TARV (terapia antirretroviral), surge como opção à tetraterapia centrada na Zidovudina. A morbimortalidade, após a utilização do tratamento em questão, apresentou acréscimo considerável, representando, se não a cura, uma perspectiva completamente diferente no cenário epidemiológico
IV- Os esquemas terapêuticos utilizados seguem algoritmo baseado em condições clínicas e laboratoriais, encontrando-se normatizado pelo Ministério da Saúde e divulgado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Adultos Vivendo com HIV.
I, II e IV estão corretasPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· As  infecções urinárias são causadas por diversos microorganismos tais como fungos e bactérias, porém os mais prevalentes são as bactérias Gram negativas. Qual o microorganismo invasor mais comum das infecções agudas de origem bacteriana?
Escherichia coliPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1- Hepatite A
2- Hepatite B
3- Hepatite C
4- Hepatite D
5- Hepatite E
(  ) É uma doença sexualmente transmissível, sendo a via sexual a mais relevante para a transmissão. Todavia, também pode ser transmitida por meio do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, colocação de piercing, procedimentos de tatuagem e manicure/pedicure com materiais não esterilizados, compartilhamento de utensílios e objetos de higiene contaminados com sangue (escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilar), acupuntura, procedimentos médico-odontológicos, transfusão de sangue, hemoderivados e hemodiálise, sem as adequadas normas de biossegurança.
(  ) É uma patologia infecciosa viral, contagiosa, antigamente definido por hepatite não A não B, sendo representado por 90% dos casos de hepatites adquiridos via transfusão sanguínea. Podendo o portador apresentar ou não sinais e sintomas da doença.
(  ) É uma doença viral aguda de grupo de transmissão fecal-oral (em que está o HAV). Tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
(   )  A disseminação dessa hepatite está relacionada à infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene praticadas.
( ) No Brasil, essa infecção tem grande importância na Região Amazônica; entretanto, com as migrações constantes no país, além maior da facilidade de as pessoas viajarem, é possível encontrar casos desse tipo de hepatite em outras regiões do Brasil.
Assinale a sequência 
 2 – 3 – 1 – 5 – 4PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Sobre a tuberculose.
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que compromete principalmente os pulmões, podendo, entretanto, manifestar-se clinicamente de inúmeras maneiras e em diversos órgãos.
(  ) A tuberculose normalmente se apresenta como uma doença de curso agudo ou crônico, proporcionando manifestações de sintomatologia indolente, de intensidade decrescente, com períodos de remissão e bem estar.
( ) A fonte da infecção habitual tem origem no indivíduo com a forma pulmonar da tuberculose. A capacidade do bacilo de ser transmitido para outra pessoa é consequência do estado bacilífero do caso índice, e da intensidade do contato em termos de proximidade, tempo, continuidade da exposição, e do contexto favorável do ambiente onde ele ocorre.
( ) Quadros envolvendo tosse, cansaço, hemoptise, dispneia, dor torácica, rouquidão, febre, sudorese, cefaleia e mal-estar são parte importante e clássica da imensa gama de manifestações possíveis.
F. V. F. V.PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Como ocorre a transmissão do sarampo?
Ocorre de pessoa a pessoa, por secreções nasofaríngeas expelidas na fala, tosse, espirro ou respiração.PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Como são as lesões causadas pela varicela?
 
As lesões são pruriginosas, com distribuição centrípeta e polimorfismo regional.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Sobre a Influenza A (H1N1)
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
(  ) O papel do vírus da gripe é semelhante ao de todos os vírus: ele usa fragilidades individuais para entrar nas células e usá-las para se reproduzir.
(  ) A infecção ocorre através das secreções do trato respiratório da pessoa infectada, durante a fala, tosse, espirro e outros comportamentos.
(  ) Uma das medidas preventivas são as campanhas educativas, que são realizadas uma vez por ano e são responsáveis ​​por fornecer defesas objetivas.
(  )  O isolamento no ambiente hospitalar deve ser realizado em um quarto privativo com vedação na porta e boa ventilação.
 
 
 
 
V- V- F- V
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A _____________ hepática é uma patologia crônica que é definida pela ___________ tecidual, à proporção que o tecido necrótico é trocado por tecido fibrótico as estruturas do fígado são modificadas, e assim prejudicando o mesmo e podendo levar a uma ___________ hepática e hipertensão portal.
Preencha CORRETEMENTE AS LACUNAS:
Resposta Marcada :
Cirrose, fibrose, insuficiência.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total9 / 10
Resultado anterior do Questionário
Tentativas Iniciadas
· Tentativas realizadas:1
· Tentativa 1 iniciada em: 22/07/2021 09:04:22

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.