Buscar

FARMACOLOGIA DA HIPERTENSÃO

Prévia do material em texto

COLEGIADO DE MEDICINA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
PEDRO VICTOR FREITAS MEDRADO – T29
FARMACOLOGIA APLICADA
FARMACOLOGIA DOS ANTI-HIPERTENSIVOS
Dividem-se de acordo com o principal local regulador ou mecanismo sobre o qual atuam
1. Diuréticos
· Tiazídicos (Hidroclorotizida): bloqueiam o transportador de Na/Cl no TCD reduzem o volume sanguíneo (vVolemia v VS v PA) Usados na IC leve e na hipertensão | Efeitos adversos: Alcalose metabólica, hiperlipidemia e hiponatremia.
· Diuréticos de alça (furosemida): bloqueiam o transportador de Na/K/2Cl na porção ascendente espessa a alça de Henle reduzem volume sanguíneo (vVolemia v VS vPA) Usados na Hipertensão grave, IC, e edema agudo de pulmão (EAP) | Efeito colateral: hipocalcemia, depleção de K+ e Mg+2;
· Poupadores de potássio (dois mecanismos) inibidores de bomba (Espironolactona) e bloqueadores de canais (amilorida e triateno); A Espironolactona antagonista da Aldosterona inibe bomba Na+/K+ depleção de Na+ vVolemia vPA; Amilorida bloqueadores de canais de Na+/K+ v Volemia vPA Usados no Aldosteronismo primário, IC e hipertensão;
Legenda: v (queda); p.ex: v Volemia queda da Volemia!
2. Agentes simpaticoplégicos
· Clonidina e Metildopa (análogo a L-dopa) ativam receptores a2-adrenérgicos reduzem a descarga simpática central reduzem a liberação norepinefrina nas terminações noradrenérgicas Usados na Hipertensão, a Clonidina tbm pode ser usada no tratamento de abstinência do abuso de drogas | Efeitos adversos: sonolência, sedação, constipação e boca seca. Anemia hemolítica (metildopa).
3. Bloqueadores dos terminais nervosos simpáticos
· Reserpina – bloqueia a captação e armazenamento de aminas biogênicas das vesículas, ao interferir em transportadores VMAT provoca depleção das reservas de transmissores reduz os efeitos simpáticos cardiovasculares (em particular) v PA Pode ser usada na hipertensão | Efeitos adversos: depressão psiquiátrica, distúrbios gastrointestinais, sedação, cansaço hipotensão postural.
· Guanetidina – impede a liberação normal de norepinefrina (NE) nos neurônios simpáticos devido ao fato de que: se liga às vesículas de norepinefrina e as substitui-as depleção gradual de NE v PA Usadas na Hipertensão | Efeitos adversos: Hipotensão postural, hipotensão ao exercício, disfunção sexual e diarreia.
4. a-Bloqueadores
· Prazosina, Terazosina e Doxazosina bloqueiam seletivamente os a1-adrenoreceptores cardíacos impedem a vasoconstrição simpática reduzem o tônus do músculo liso simpático São usadas na Hipertensão e Hiperplasia prostática benigna | Efeito adverso: Hipotensão ortostática.
5. B-Bloqueadores
· Metoprolol (e atenolol são B-bloqueadores seletivos, porém o Propanolol é um Bloqueador não seletivo), Carvediol e Nebiolol bloqueiam os B1-adrenoreceptores/ porém fármacos como o Carvediol bloqueiam os a1-adrenoreceptores, e os Nebiolol liberam NO impedem a estimulação simpática reduzem a secreção de renina São usadas na Hipertensão, IC e coronariopatias | Efeitos adversos: Bradicardia, Hipotensão, efeitos adversos no SNC (fadiga, letargia e insônia), redução da libido e disfunção erétil.
6. Vasodilatadores diretos
· Verapamil e Diltiazem Bloqueiam não seletivamente os canais de cálcio do tipo L reduzem a FC, o DC e a RVP v PA São usados em Hipertensão, angina e arritmias.
· Nifedipino, anlodipino, outras di-hidropiridinas (são vasodilatadores mais seletivos) Bloqueiam os canais de cálcio vasculares – canais de cálcio cardíacos reduzem a resistência vascular v PA podem ser usados para Hipertensão e anginas.
· Hidralazina provocam a liberação de óxido nítrico reduzem a resistência vascular (afeta mais vasos de resistência do que de capacitância) v PA Pode ser usado na Hipertensão | Efeitos adversos: Angina, taquicardia reflexa e síndrome lúpica.
· Minoxidil É um agonista de canais de K+ no músculo vascular aumento da permeabilidade do potássio estabiliza a membrana e torna menos provável à contração reduzem a resistência vascular Pode ser usado na hipertensão e na queda de cabelo | Efeitos adversos: Hipertricose.
· **Fenoldopam Agonista dos receptores D1 dopaminérgicos dilatador arteriolar periférico usado em emergências hipertensivas e em hipertensão pós-operatória Pode provocar taquicardia reflexa, cefaleia e rubor. Por aumentar a PIC deve ser evitado em pacientes com Glaucoma.
7. Agentes parenterais (São parenterais, fármacos de curta duração, vasodilatação pronunciada)
· Nitroprusseto Libera óxido nítrico vasodilatação Usado em emergências hipertensivas Efeitos adversos são: hipotensão excessiva e choque;
· **Fenoldopam Ativam os receptores D1 dopaminérgicos vasodilatação Usado em emergências hipertensivas Efeitos adversos são: hipotensão excessiva e choque;
· Diazóxido Agonistas de canais de K+ Usado em emergências hipertensivas Efeitos adversos são: hipotensão excessiva e choque;
· Labetalol alfa e beta bloqueador Usado em emergências hipertensivas Efeitos adversos são: hipotensão excessiva e choque;
8. Inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA)
· Captopril inibem a ECA reduz os níveis de Angiotensina II diminui a vasoconstrição e a secreção de aldosterona aumenta bradicinina (mediador inflamatório vasodilatador – estimula a liberação de prostaciclinas e NO) Produz vasodilatação (pela Bradicinina) e reduz a retenção de Na+/H20 e reduz os efeitos de vasoconstrição (efeito na Angiotensina II) reduz RVP (Tanto pela Bradicina quanto pelo efeito na Angiotensina II) e reduz volemia (pelo efeito na Angiotensina II) reduz PA São usados no tratamento de hipertensão, IC, diabetes e doença renal crônica (diminuem a proteinúria, e estabilizam a função renal – tá no Katzung) | Efeitos adversos: hipotensão grave, insuficiência renal aguda, hiperpotassemia, tosse seca e angioedema.
· Enalapril, benazepril, fosinopril, moexipril, perindopril, quinapril, ramipril e trandolapril são pro-fármacos convertidos, em agente ativo, por hidrólise em inibidor da ECA no fígado.
9. Agentes bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA)
· Losartana e valsartana (BRA) bloqueadores do receptor de angiotensina II do tipo 1 (AT1) não exercem efeito sobre o metabolismo da bradicina (sendo assim, sem a tosse e efeitos adversos) são bloqueadores mais seletivos, e mais completos, da angiotensina II, podem ser usados em conjunto com os IECA São usados em hipertensão, insuficiência cardíaca e doença renal crônica (tá no katzung) | Efeitos adversos: semelhantes ao dos IECAs, porém com menos tosse.
· *Outros Coandesartana, eprosartana, irbesartana, telmisartana e olmisartana
10. Inibidor da renina
· Alisquireno inibe a atividade enzimática da renina reduz os níveis de angiotensina I e II e a aldosterona São usados na hipertensão | Efeitos adversos: hiperpotassemia, comprometimento renal e efeito teratógeno potencial (em grávidas é claro).

Continue navegando