Buscar

GUERRA FRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Guerra Fria
· O Início foi com o fim da segunda guerra mundial, em 1945.
· Os Estados Unidos e a União Soviética eram aliados na batalha. Com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), essas duas grandes potências saíram fortalecidas da guerra, e agora, se tornaram rivais que disputavam o poder – a partir de ideologias completamente diferentes.
De um lado, estava os Estados Unidos (EUA), que defendia a expansão do capitalismo.
Do outro, estava a União soviética (URSS) pregando o socialismo.
· O restante dos países se viu “obrigados” a escolher um dos lados para se aliar e ter proteção. E o resultado disso foi a criação de um mundo bipolar. (fazendo o mundo viver em uma duplicidade ideológica)
· Outro acontecimento considerado também como o pontapé inicial da Guerra Fria foi em 1949 – A união soviética cria suas próprias bombas nucleares. Isso foi visto como um desafio à liderança dos EUA.
Lembrando que, ainda no final de 1945, os norte-americanos lançaram duas bombas nucleares no Japão, em Hiroshima e Nagasaki. Mostrando já ali, todo seu poderio bélico. A segunda bomba inclusive, foi considerada uma clara demonstração de força dos EUA para a União soviética.
Porém, os Estados Unidos e a União Soviética nunca se enfrentaram diretamente. E é por isso que o nome é Guerra Fria. Porque entre essas duas potências nunca houve um combate face a face.
É importante lembrar, que rolava uma disputa ideológica. E que a todo momento, os EUA se mostravam melhores que a União Soviética. E a todo momento a URSS mostra que ela é que é a melhor.
Mundo Bipolar
Os EUA chegam, e criam o Plano Marshall para ajudar a economia dos países aliados europeus, que ficaram desestabilizados depois da 2° Guerra.
Aí, em resposta, a URSS fundou o conselho para assistência econômica mútua, o COMECON – para reestruturar economicamente os países do leste europeu que também sofreram com a 2° Guerra.
O mesmo acontece com a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN – uma organização militar para defender os países capitalistas, lutando contra a expansão do comunismo e retalhando qualquer possível ataque soviético contra seus países membros.
Como reação, a União Soviética aparece com o Pacto de Varsóvia, apoiado pelos países do bloco socialista e que tinham os mesmos moldes do seu rival.
É através dessas instituições que percebemos claramente a formação dos dois blocos:
O bloco socialista e o bloco capitalista.
E nas práticas de espionagem também não foi diferente. Os EUA apareceram com a Companhia de Inteligência Americana, mais conhecida como CIA.
E os soviéticos com o Comitê de Segurança do Estado, KGB – serviço de investigação da URSS.
Foram mais de 40 anos de pura tensão em todo o mundo, que estava preocupado com a possibilidade de mais uma grande guerra.
O que infelizmente não deixou de acontecer também, mas não nas mesmas proporções que as duas anteriores.
PONTOS CHAVES
Corrida armamentista
Ainda nessa onda de mostrar quem é melhor que quem, os dois países começaram a produzir arsenal bélico, tecnologias voltadas à guerra, com o objetivo de se afirmar como maior potência global – o que gerou um perigo de uma possível guerra nuclear em todo o mundo. (Uma guerra entre eles podia destruir o mundo inteiro).
Além das questões de armamento, EUA e URSS disputavam quem chegava primeiro ao espaço, criando a: CORRIDA ESPACIAL
CORRIDA ESPACIAL
Em 1957, os soviéticos lançam o primeiro satélite artificial, o Sputinik.
Depois, em 1960, o primeiro foguete tripulado com um ser vivo. E em 1961 o primeiro voo espacial tripulado por um ser humano, Yuri Gagarin.
Mas aí, os Estados Unidos chegam e mandam o primeiro homem para a lua, Neil Armstrong, em 1969, levando a corrida espacial ao seu ápice.
CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA
A URSS montou uma base militar na ilha cubana, com a intenção de um possível ataque aos EUA.
E, essa base de mísseis em Cuba causou uma tensão que durou 13 dias “os treze dias que abalaram o mundo”. Tudo isso é considerado até hoje como o momento de maior tensão da Guerra fria, que foi contornado na negociação entre o Presidente Kennedy e Nikita Khrushchev, o premier soviético.
Felizmente nada aconteceu. Os EUA retiraram a sua base da Turquia e a URSS também tirou sua base de Cuba.
CONFLITOS PELO MUNDO
Apesar de os dois não terem guerreados diretamente, eles alimentaram vários conflitos pelo mundo. Eles se enfrentavam dentro dessas outras guerras, como na Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnã.
As duas superpotências estavam sempre presentes para mostrar a força de cada uma.
Fim
O fim disso tudo, simbolicamente, é com a queda do muro de Berlim, em 1989, que dividia a Alemanha Oriental – socialista e Alemanha Ocidental – capitalista.
E, enfim, o país germânico foi reunificado.
E oficialmente a guerra fria acaba em 1991, com a desintegração da União Soviética, que já enfrentava crises econômicas e sociais há muito tempo.
E depois da Guerra Fria, surge a Nova Ordem Mundial.

Continue navegando

Outros materiais