Buscar

ADM atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 
1 - Na Teoria Científica, abordada por Taylor, há um direcionamento acerca do foco nas tarefas e o aumento da eficiência da organização por meio da especialização dos operários. Na sua percepção, qual/quais pontos positivos e negativos dessa teoria e por quê?
Durante o período da Revolução Industrial, vários foram os métodos apresentados para sistematizar os processos de produção, visando por exemplo o máximo aproveitamento da mão de obra operária. A administração científica como ficou conhecida, foi desenvolvida por Frederick Taylor e se aperfeiçoou ao longo do tempo conforme as necessidades, pois apresentou pontos positivos e pontos negativos. Como Taylor observou que a produtividade estava atrelada ao rendimento do operário, alguns pontos positivos foram criados como estimulantes, como por exemplo: bonificação conforme a produção, redução da jornada de trabalho, melhoria nos salários e descansos semanais remunerados. Porém alguns pontos também foram considerados negativos como o fato do aumento da produtividade em detrimento do trabalhador, no qual muitos consideravam que os trabalhadores eram explorados e comparados a máquinas. Ele também apresentou a necessidade de dividir o processo produtivo, de acordo com as habilidades dos trabalhadores e mostrou a necessidade de haver uma figura responsável por tudo de forma geral, que logo ficou conhecido como gerência. Os fundamentos de Taylor (taylorismo) logo viraram inspiração para outros, como foi o caso do toyotismo e do fordismo. 
2 - A Teoria Clássica ou Teoria Administrativa, apresenta a abordagem de Henri Fayol, com ênfase na estrutura da organização e o objetivo de aumentar a eficiência da organização por meio da definição dos vários níveis de responsabilidade. Dentre os tópicos abordados no livro de Reinaldo Dias (Teorias da Administração), no Capítulo
sobre Teoria Clássica, podemos destacar os “elementos da Teoria Administrativa”, onde Henri Fayol estabeleceu que todas as atividades ou operações de uma empresa poderiam ser divididas em seis grupos (atividades técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, de segurança e administrativa). De que modo esses elementos são considerados essenciais
na organização? Exemplifique, através de exemplos.
Atividades técnicas: É importante na realização das atividades coordenadas, de caráter físico ou intelectual, necessárias à realização de qualquer serviço, obra, tarefa, ou empreendimento especializados. A atividade técnica também consiste em reunir, de maneira consistente, dados de interesse para o desempenho de tarefas de estudo, planejamento, pesquisa, desenvolvimento, experimentação, ensaio, e outros afins.
Atividades comerciais: É essencial dentro de uma organização, já que todo empreendimento necessita de transações de compra, vendas e permutas, porém, é preciso que o responsável por essa atividade esteja atento ao controle de qualidade dos produtos.
Atividades financeiras: Em uma organização é comum uma alta movimentação de capital, e por isso é necessário um profissional que seja responsável pelo melhor uso do orçamento adquirido, assim como, buscar melhores meios para aumentar a captação de lucro.
Atividades contábeis: A gestão de capital dentro de uma organização é imprescindível, portanto, é necessário que haja um levantamento de custos, de forma sistematizada, de todos os elementos inerentes à execução de um determinado empreendimento.
Atividades de segurança: Em um empreendimento é necessário ter um profissional responsável pela manutenção da integridade física de todos trabalhadores, assim como inspecionar e ter o controle técnico sistemático da obra ou serviço. Em uma obra é importante equipamentos para a proteção de todos os trabalhadores.
Atividades administrativas: Tem como finalidade examinar, acompanhar, avaliar e verificar a obediência a condições previamente estabelecidas para a perfeita execução ou operação de obra, serviço, projeto, pesquisa, ou qualquer outro empreendimento. A presença de um administrador é necessária para o cumprimento de todas as atividades do cronograma de uma empresa.
3 - A Escola das Relações Humanas, construiu-se através da perspectiva Clássica da Administração, todavia, com o enfoque direcionado no homem e seu grupo social, deste modo, trazendo assim uma maior compreensão e reflexão perante as necessidades dos
empregados, diversos estudos direcionados a demandas para entender o impacto das condições psicológicas, fadiga humana e motivação sobre a produtividade dos funcionários. Desse modo, quais contribuições a Escola das Relações Humanas trazem para as relações de trabalho construídas e firmadas perante organização e funcionários?
A partir dos estudos realizados vemos que não é possível ganhar produtividade apenas com estímulos financeiros ou condições de trabalho, é necessário considerar o indivíduo e suas relações interpessoais. Através dessa perspectivas vemos a necessidade dos funcionários de ter um reconhecimento/aprovação social e se sentir representado. Outro ponto importante é a relação social dos funcionários com os seus supervisores onde relações mais amigáveis e cobranças mais brandas levam a melhores resultados. A tendência de formação de grupos informais e a liderança em grupos mais sociáveis são fatores que devem ser considerados e explorados.
4- Dentre as teorias apresentadas na escola comportamentalista (1-Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow, 2-Teoria ERC de Alderfer, 3-Teoria dos dois Fatores de Herzberg, 4-Teoria das Necessidades Adquiridas de McClealland, 5-Teoria da Expectação de Vroomm, 6-Teoria da Equidade de Stacy Adams e 7-Teoria do Reforço de Skinner), qual ou quais delas, é possível identificar/trazer para a realidade organizacional da atualidade? Exemplifique de que modo?
As teorias apresentadas na escola comportamentalista que podem ser identificadas ou trazidas para a realidade organizacional são 3, a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClealland, a Teoria da Expectação de Vroom e a Teoria do Reforço de Skinner. A Teoria de McClealland é uma teoria de conteúdo, tratando das necessidades dos indivíduos que ele classificou em 3, necessidades de realização, necessidades de afiliação e necessidades de poder, ajudando a entender as motivações dos indivíduos para que melhor trabalhem. A Teoria de Vroom é uma teoria de processo, baseada na relação econômica do indivíduo como fonte de motivação para o trabalho, divididos em valência, instrumentalidade e expectativa, propondo-se predizer o comportamento dos trabalhadores nas organizações para melhor produção de resultados. A Teoria de Skinner é uma teoria de reforço, que trata da questão de reforço positivo, reforço negativo, punição positiva e punição negativa, propondo que por meio das consequências do comportamento, os funcionários são motivados a comportar-se de determinada forma, para que seja melhor entendível para os administradores, a relação entre os comportamentos e as consequências para que seja reforçado comportamentos desejados e desencorajados comportamentos indesejados nas organizações.

Outros materiais

Outros materiais