Buscar

4º Simulado OAB

Prévia do material em texto

4º Simulado OAB
01) Jorge integrou a chapa de candidatos ao Conselho Seccional que obteve a maioria dos votos válidos e tomou posse em 1º de janeiro do 2020, ano seguinte ao de sua eleição. Um ano após o início do mandato, Jorge passou a ocupar um cargo de direção no Conselho de Administração da empresa X, controlada pela Administração Pública, sediada em outro estado da Federação. De acordo com caso narrado e as disposições do Estatuto da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) Extingue-se automaticamente o mandato de Jorge, uma vez que a ocupação de cargo de direção em empresa controlada pela Administração Pública, em qualquer circunstância, configura incompatibilidade a ensejar o cancelamento de sua inscrição.
B) Extingue-se o mandato de Jorge mediante deliberação de dois terços dos membros do Conselho Seccional, pois a ocupação de cargo de direção em empresa controlada pela Administração Pública pode configurar incompatibilidade a ensejar o cancelamento de sua inscrição.
C) Não se extingue o mandato de Jorge, pois a ocupação de cargo de direção em empresa controlada pela Administração Pública, em estado da Federação distinto do abrangido pelo Conselho Seccional, não configura incompatibilidade a ensejar o cancelamento de sua inscrição.
D) Não se extingue o mandato de Jorge, pois a ocupação de cargo de direção em empresa controlada pela Administração Pública, em qualquer circunstância, não configura incompatibilidade a ensejar o cancelamento de sua inscrição.
02) Fábio, 35 anos, devidamente inscrito em certa seccional da OAB, deseja candidatar-se, pela primeira vez, ao cargo da Diretoria do Conselho Seccional respectivo. Fábio está regularmente inscrito na referida seccional da OAB há quatro anos e não exerce funções incompatíveis com a advocacia, ou cargos exoneráveis ad nutum. Tampouco integra listas para provimento de cargos em tribunais ou ostenta condenação por infração disciplinar. Considerando o caso narrado e que Fábio está em dia com suas anuidades, assinale a afirmativa correta.
A) Fábio preenche as condições de elegibilidade para o cargo de Diretoria do Conselho Seccional.
B) Fábio não atente às condições mínimas de elegibilidade para o cargo de Diretoria do Conselho Seccional.
C) Fábio não atende às condições de elegibilidade para o cargo de Diretoria do Conselho Seccional, uma vez que não possui a idade adequada.
D) Fábio preenche as condições de elegibilidade para o cargo de Diretoria do Conselho Seccional, uma vez que os requisitos não são cumuláveis, bastando o preenchimento de um deles.
03) As Subseções A e B da OAB, ambas criadas pelo Conselho Seccional X, reivindicam a competência para desempenhar determinada atribuição. Entretanto, o Conselho Seccional X defende que tal atribuição é de sua competência. Considerando a instauração de um conflito de competência envolvendo as Subseções A e B e outro envolvendo a Subseção A e o Conselho Seccional X, assinale a alternativa correta que indica, respectivamente, os órgãos competentes para decidir os conflitos.
A) O conflito de competência entre as subseções deve ser decidido pelo Conselho Seccional X, cabendo recurso ao Conselho Federal da OAB. Já o conflito entre a Subseção A e o Conselho Seccional X será decidido, em única instância, pelo Conselho Federal da OAB.
B) O conflito de competência entre as subseções deve ser decidido, em única instância, pelo Conselho Seccional X. O conflito entre a Subseção A e o Conselho Seccional X será decidido, em única instância, pelo Conselho Federal da OAB.
C) Ambos os conflitos de competência serão decididos, em única instância, pelo Conselho Federal da OAB.
D) O conflito de competência entre as subseções deve ser decidido pelo Conselho Seccional X, cabendo recurso ao Conselho Federal da OAB. Do mesmo modo, o conflito entre a Subseção A e o Conselho Seccional X será decidido pelo Conselho Seccional X, cabendo recurso ao Conselho Federal da OAB.
04) Fernando formou-se em Direito no Estado da Paraíba, onde residia com seus pais. Posteriormente, passou a residir, e pretende atuar profissionalmente como advogado, em Recife, Pernambuco. Porém, em razão de ser bastante conhecido e possuir grandes amizades na Paraíba, foi convidado a intervir também em feitos judiciais em favor de clientes nesse Estado, cabendo-lhe patrocinar mais de cinco causas no ano de 2021. Diante do exposto, assinale a opção correta.
A) A inscrição principal de Fernando deve ser realizada no Conselho Seccional da Paraíba, já que a inscrição principal do advogado é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico. Além da principal, Fernando terá a faculdade de promover sua inscrição suplementar no Conselho Seccional de Pernambuco, onde pretende exercer a profissão.
B) A inscrição principal de Fernando deve ser realizada no Conselho Seccional de Pernambuco. Pois a inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território ele pretende estabelecer o seu domicílio profissional. Além da principal, Fernando deverá promover a inscrição suplementar no Conselho Seccional da Paraíba, já que esta é exigida diante de intervenção judicial que exceda cinco causas por ano.
C) A inscrição principal de Fernando deve ser realizada no Conselho Seccional da Paraíba, pois o Estatuto da OAB determina que esta seja promovida no Conselho Seccional em cujo território o advogado exercer intervenção judicial que exceda três causas por ano. Além da principal, Fernando poderá promover sua inscrição suplementar no Conselho Seccional de Pernambuco.
D) A inscrição principal de Fernando deve ser realizada no Conselho Seccional da Paraíba. Isso porque possui grandes amizades nesta localidade, sendo mais fácil a captação de clientes. A promoção de inscrição suplementar no Conselho Seccional de Pernambuco será facultativa, pois as intervenções judiciais pontuais, como as causas em que Fernando atuará, não configuram habitualidade no exercício da profissão.
05) Patrícia, devidamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, exerce regularmente atividades privativas da advocacia. No entanto, Patrícia concorre a deputada estadual, sendo certo que há diversos processos ainda em trâmite patrocinados por ela. Caso Patrícia seja eleita, é correto afirmar que:
A) Patrícia ficará sujeita à proibição total ao exercício da advocacia, pois este é incompatível, mesmo em causa própria, com as atividades dos membros do Poder Legislativo.
B) Patrícia ficará impedida de exercer a advocacia apenas contra ou a favor de pessoas jurídicas de direito público.
C) Patrícia ficará sujeita à proibição total ao exercício da advocacia, pois este é incompatível, mesmo em causa própria, com as atividades dos membros do Poder Legislativo, mas poderá atuar, excepcionalmente, nos feitos que já estavam em curso antes do exercício de seu mandato parlamentar.
D) Patrícia ficará impedida de exercer a advocacia apenas contra ou a favor de pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público.
06) Bruno, advogado especialista em sucessões, foi contratado pelos herdeiros da Sra. Benedita, para representá-los em inventário judicial. Findo o processo judicial, após o trânsito em julgado da sentença que julgou a partilha, os clientes solicitaram a Bruno a apresentação das contas, com o detalhamento dos valores que deles recebeu durante o curso do processo, referentes a custas e outras despesas processuais. No entanto, Bruno, apesar de diligente e sempre agir com probidade, deixa de oferecer as contas requeridas injustificadamente. Diante do caso narrado, Bruno cometeu infração disciplinar, sujeitando-se à sanção de
A) Exclusão.
B) Censura.
C) Suspensão.
D) Advertência.
07) Betânia é procuradora do município de Lagoa dos Gatos e atua também como advogada na sociedade de advogados Ferreira e Silva, especializada em Direito Previdenciário. Quando da confecção dos cartões de visita, Betânia solicitou que alémdos dados profissionais, telefones e endereço do escritório, fosse inserido o número de sua OAB, uma fotografia sua, com vestimenta adequada e a informação "Procuradora do município de Lagoa dos Gatos", "Advogada - Sociedade de Advogados Ferreira e Silva". A impressão será feita em papel branco com proporções usuais e grafia discreta na cor preta. De acordo com o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
A) Os cartões de visitas pretendidos por Betânia, pautados pela discrição e sobriedade, são adequados às regras referentes à publicidade profissional, uma vez que foram impressos em papel branco com grafia discreta.
B) Os cartões de visitas pretendidos por Betânia não são adequados às regras referentes à publicidade profissional, sendo vedada a utilização do número de inscrição, bem como a referência ao cargo de procuradora municipal.
C) Os cartões de visitas pretendidos por Betânia não são adequados às regras referentes à publicidade profissional, sendo vedada, tão somente, a referência ao cargo de procuradora municipal.
D) Os cartões de visitas pretendidos por Betânia não são adequados às regras referentes à publicidade profissional, sendo vedado o emprego de fotografia pessoal e a referência ao cargo de procuradora municipal.
08) Carlos representa Maurício em determinada demanda judicial, conduzindo o processo da melhor forma possível, dentro da ética profissional. Durante o recesso forense, Carlos necessitou ausentar-se do seu domicílio profissional para resolver problemas familiares. No entanto, dois dias depois de sua ausência, ocorrera situação em que seria imprescindível a tomada de medidas urgentes no referido processo. A partir de então, Maurício tentou contato diversas vezes com Carlos, e como não obteve sucesso, procurou outro advogado, André, para a adoção da medida judicial necessária, recorrendo-se ao plantão judiciário. André não conseguiu falar com Carlos para avisar que atuaria na causa em que este último estava constituído, porém, aceitou o patrocínio da causa assim mesmo e tomou a providência cabível. Diante do caso apresentado, assinale a alternativa correta.
A) André poderia ter atuado na causa, independentemente de aviso prévio ao advogado constituído nos autos.
B) André poderia ter atuado naquela causa apenas para a adoção da medida urgente cabível.
C) André não poderia ter atuado na causa, pois os prazos estavam suspensos durante o recesso.
D) André não poderia ter atuado na causa, pois o advogado não pode aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, mesmo que seja para adotar medidas urgentes.
09) Utilitarismo é uma corrente filosófica que foi criada no século XVIII e tem como principais expoentes os filósofos britânicos Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Este último propôs um modelo ético baseado no Princípio da Maior Felicidade, onde a ação moralmente correta é aquela que proporciona a felicidade para a maioria das pessoas de forma imparcial. No que diz respeito ao legado filosófico de Stuart Mill, assinale a alternativa correta:
A) Para Stuart Mill, os prazeres se dividem em duas categorias, os prazeres superiores, que são aqueles que elevam a alma, como emoções, sentimentos, conhecimento, cultura, arte, e os prazeres inferiores, que se relacionam aos instintos, aos desejos mais primitivos, como comer, beber, e a prática do sexo.
B) Para Stuart Mill, a felicidade se relaciona com o prazer e a ausência de dor, ou seja, buscando unicamente o prazer, o indivíduo estará agindo conforme os preceitos utilitaristas.
C) Para Stuart Mill, o indivíduo deve proporcionar a felicidade para a maioria das pessoas, mas sempre colocando a sua felicidade como prioridade e num grau de relevância acima das demais.
D) Para Stuart Mill, o indivíduo deve apenas buscar a felicidade e se manter longe dos prazeres, pois estes se relacionam com os instintos carnais e não são moralmente aceitos na ética utilitarista.
10) John Locke introduziu com seus estudos o conceito de Direito de resistência. No que diz respeito ao tema, assinale a alternativa correta:
A) Para Locke o direito de resistência é apenas uma utopia, pois ainda que o governo seja ilegal e aja com tirania com seus representados, o povo não tem capacidade reativa de se impor contra a ordem em vigência.
B) O direito de resistência apenas permite que o indivíduo conteste, por meios formais, tais como abaixo assinados, as atitudes do governo que violem seus direitos naturais, o que difere do direito de rebelião, onde o povo pode se insurgir contra seus representantes diante de um governo ilegal.
C) Diante da existência de um governo que não cumpre com seus fins, que viola a lei e os direitos naturais, se utilizando de armas sem amparo legal, nasce o direito do povo de se rebelar, pois nenhum povo é obrigado a suportar as tiranias daqueles que o governam.
D) Para Locke, o direito de resistência deve ser aplicado apenas entre indivíduos, pois ninguém deve suportar injustiças cometidas contra si.
11) Joana, coordenadora do centro espírita Irmãos de Luz, decide reunir os membros de todos os centros espíritas do município num evento na praça principal da cidade, para que todos possam trocar experiências numa noite comemorativa. Pedro, que não segue a mesma religião de Joana, incomodado com o evento, decide procurar os órgãos da prefeitura alegando que Joana não possui autorização para reunir esse grupo de pessoas em um espaço público. Diante do cenário descrito, assinale a alternativa correta:
A) Pedro está correto em sua reclamação, pois reuniões em locais abertos ao público dependem de autorização do poder público.
B) Pedro não está correto em sua reclamação, pois reuniões em locais abertos ao público não dependem de autorização do poder público, sendo exigido apenas aviso prévio à autoridade competente.
C) Pedro está correto em sua reclamação, pois reuniões em locais abertos ao público dependem de autorização do poder público com uma antecedência mínima de 5 dias.
D) Pedro não está correto em sua reclamação, pois se Joana não frustrar nenhuma outra reunião marcada para aquele local, não há necessidade de autorização ou aviso prévio para as autoridades competentes.
12) Márcio, Lucas e João, três amigos com pensamentos políticos muito semelhantes, insatisfeitos com o cenário atual do governo, planejam juntos criar um novo partido político. Você foi consultado(a) como advogado(a) pelos três, assinale a alternativa correta sobre o tema:
A) O requerimento do registro de partido político, dirigido ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 100 (cem), com domicílio eleitoral em, no mínimo, 10 Estados.
B) O partido político terá um ano para reunir assinaturas de eleitores não filiados a outros partidos em, no mínimo, metade dos estados.
C) Protocolado o pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral, o processo respectivo, no prazo de 5 dias, é distribuído a um Relator, que, ouvida a Procuradoria-Geral, em dez dias, determina, em igual prazo, diligências para sanar eventuais falhas do processo.
D) O número de apoiadores deverá ser igual a 0,5% dos votos válidos para deputado federal na eleição anterior, além disso, esse apoio deverá representar ao menos 0,1% dos eleitores de cada estado representado.
13) A Constituição Federal traz um Capítulo voltado às regras sobre os Direitos Sociais, quais sejam, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. No que se refere à associação sindical, é correto afirmar que:
A) A lei poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, com o devido registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.
B) É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesmabase territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.
C) É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e conselho fiscal e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
D) O aposentado filiado tem direito apenas a votar nas organizações sindicais, não podendo ser votado.
14) A Constituição Federal faz uma distribuição das competências para legislar, dividindo entre aquelas privativas da União e as concorrentes entre a União, Estados e Distrito Federal. Dessa maneira, assinale a alternativa que não corresponde a uma competência privativa da União:
A) Legislar sobre educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
B) Legislar sobre desapropriação.
C) Legislar sobre política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores.
D) Legislar sobre trânsito e transporte.
15) A sociedade está em constante transformação e, para acompanhar seu progresso, a Constituição Federal permite que ocorram mudanças em seu texto, a fim de manter a Carta Maior sempre condizente com a realidade atual. Para tanto, a CF/88 prevê a edição de emendas constitucionais. No que diz respeito ao tema, assinale a alternativa correta:
A) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros do Congresso Nacional, do Presidente da República ou de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
B) As cláusulas pétreas representam três matérias que não poderão ser abolidas através de emenda constitucional, são elas: a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico e a separação dos Poderes.
C) A Constituição apenas não poderá ser emendada na vigência de estado de defesa ou de estado de sítio.
D) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
16) Analice Flores e Jonas Matos, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da República, viajavam juntos para o Iraque, para compromisso de governo, quando um acidente aéreo ocasionou a morte dos dois políticos. Diante do ocorrido, quem assumirá o cargo de Presidente da República:
A) O cargo de Presidente permanecerá vago e será realizada, em até 90 dias, novas eleições.
B) O Ministro da Casa Civil.
C) O Presidente da Câmara dos Deputados.
D) O Presidente do Senado Federal.
17) Diante de uma enchente de grandes proporções no Estado Beta, a qual trouxe sérios problemas sociais, o Presidente da República, após ouvir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decidiu decretar estado de defesa, a fim de restabelecer naquele local a ordem pública. Diante do cenário descrito, assinale a alternativa correta:
A) Durante o estado de defesa ocorrerão restrições aos direitos de reunião, exceto quando exercida no seio das associações.
B) Durante o estado de defesa ocorrerão restrições aos direitos ao sigilo de correspondência e sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
C) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a sessenta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
D) Na vigência do estado de defesa, a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a quinze dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário.
18) A Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, também chamada de “Carta Internacional dos Direitos da Mulher” ou CEDAW, ratificada pelo Brasil em 1984, é o instrumento internacional que veio definitivamente consagrar, em âmbito global, a dupla obrigação dos Estados de eliminar a discriminação contra a mulher e zelar pela sua igualdade relativamente aos homens.
Sobre essa Convenção é correto afirmar que
A) os Estados-Partes se comprometem a proibir a demissão por motivo de gravidez, permanecendo aquelas motivadas pelo estado civil.
B) prevê a possibilidade por seu Comitê próprio de recebimento e exame de petições individuais e investigações in loco.
C) os Estados-Partes se comprometem a zelar para que as autoridades e instituições públicas atuem em conformidade com a política de proteção contra a discriminação, visando eliminar todo ato ou toda prática de discriminação contra a mulher.
D) os Estados-Partes da convenção reconhecerão à mulher iguais direitos para firmar contratos e administrar bens e dispensar-lhe-ão um tratamento privilegiado em todas as etapas do processo nas cortes de justiça e nos tribunais.
19) O caso internacional mais emblemático envolvendo o Brasil sobre o tema da violência contra a mulher foi o relativo a Sra. Maria da Penha Maia Fernandes, vítima quase fatal de violência doméstica praticada pelo ex-marido na década de 1980. Em decorrência da longa demora das autoridades locais (mais de 15 anos) em levar à frente o inquérito policial e a ação judicial respectiva, Maria da Penha peticionou junto ao Centro pela Justiça e Direito Internacional (CEJIL) e ao Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), que levaram o caso à análise da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Neste caso, e pela primeira vez, a Comissão Interamericana aplicou a Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher) e dirigiu várias recomendações ao Estado brasileiro para que revisse, uma vez por todas, os padrões nacionais de tolerância de violência contra as mulheres.
Dentre as recomendações estabelecidas pela Comissão ao Brasil estava a de adequar sua legislação aos termos da Convenção Americana. Assim, nasceu a Lei nº 11.340/2006, também conhecida por “Lei Maria da Penha”, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) Apesar da Lei Maria da Penha ter sido resultado da recomendação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos ao Brasil, sua edição não levou em consideração a relevância das normas internacionais de direitos humanos. A edição da Lei nº 11.340/06 apenas cumpriu o disposto no §8º do art. 226 da Constituição Federal, o qual estabelece que o Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.
B) Embora a Lei Maria da Penha tenha entrada em vigor, as normas dos tratados internacionais que a inspiraram não foram automaticamente inseridas no ordenamento jurídico interno, havendo a necessidade de ratificação desses tratados pelo Presidente da República.
C) A Lei Maria da Penha é considerada inconstitucional, na medida em que viola a igualdade entre homens e mulheres, em especial por proteger apenas as mulheres, e não os homens, nas situações de violência doméstica e familiar.
D) De maneira clara, a Lei Maria da Penha trata a violência doméstica e familiar contra a mulher como uma das formas de violação dos direitos humanos.
20) Imagine que o Brasil, no ano de 2002, tenha ratificado determinado tratado internacional sobre direitos humanos. Nesse caso, de acordo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, esse tratado será considerado como
A) lei complementar.
B) lei ordinária federal.
C) emenda constitucional.
D) norma infraconstitucional, mas supralegal.
21) Ricardo, português equiparado, consulta você, advogado, a fim de saber se pode ser extraditado pelo Brasil para qualquer outro país, em razão da prática de crime comum.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sua resposta.
A) Poderá ser extraditado para qualquer outro país, mas desde que o crime comum tenha sido praticado antes da naturalização.
B) Não poderá ser extraditado, tendo em vista que os portugueses equiparados possuem os mesmos direitos inerentesaos brasileiros natos.
C) Poderá ser extraditado, mas apenas para Portugal e desde que o crime comum tenha sido praticado antes da naturalização.
D) Não poderá ser extraditado em hipótese alguma.
22) O CTN considera industrializado todo aquele produto que tenha sido submetido a qualquer operação que lhe modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeiçoe para o consumo. No que se refere ao imposto sobre produtos industrializados (IPI), assinale a alternativa INCORRETA:
A) O IPI tem como fato gerador a arrematação do produto industrializado, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.
B) A base de cálculo do IPI no que se refere a saída do produto industrializado de estabelecimento industrial corresponde, preferencialmente, ao preço corrente da mercadoria, ou sua similar, no mercado atacadista da praça do remetente.
C) Os produtos sujeitos ao imposto, quando remetidos de um para outro Estado, ou do ou para o Distrito Federal, serão acompanhados de nota fiscal de modelo especial, emitida em séries próprias e contendo, além dos elementos necessários ao controle fiscal, os dados indispensáveis à elaboração da estatística do comércio por cabotagem e demais vias internas.
D) O IPI é um imposto de competência da União e tem como fato gerador o desembaraço aduaneiro do produto industrializado, quando de procedência estrangeira.
23) Maria resolveu transmitir um de seus imóveis para a empresa na qual é sócia, a fim de integralizar o capital. A referida empresa atua no mercado de compra e venda de imóveis. Sobre essa transação houve a cobrança de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e Maria observou que a cobrança ocorreu numa alíquota acima da que ela já conhecia, por conta de uma lei municipal que estabeleceu uma cobrança progressiva do ITBI conforme o valor do imóvel. Diante do cenário descrito, assinale a alternativa correta:
A) A cobrança de ITBI no que se refere a transmissão feita por Maria é inconstitucional, assim como é inconstitucional a lei municipal que estabelece alíquotas progressivas, conforme valor do imóvel, para o ITBI.
B) O ITBI foi cobrado corretamente pela transmissão feita por Maria, bem como é constitucional a previsão de alíquotas progressivas, conforme valor do imóvel, para o ITBI.
C) O ITBI foi cobrado corretamente pela transmissão feita por Maria, porém, é inconstitucional a lei municipal que estabelece alíquotas progressivas, conforme valor do imóvel, para o ITBI.
D) A cobrança de ITBI no que se refere a transmissão feita por Maria é inconstitucional, porém é constitucional a previsão de alíquotas progressivas, conforme valor do imóvel, para o ITBI.
24) O Código Tributário Nacional leciona que a expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. No que se refere ao tema, assinale a alternativa correta:
A) Será considerada majoração de tributo, prescindindo de lei, a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo do tributo.
B) Os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas entram em vigor 30 dias após a data da sua publicação.
C) Os convênios que entre si celebrem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios entram em vigor um dia após a assinatura de todas as entidades.
D) As decisões dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa, a que a lei atribua eficácia normativa, entram em vigor 30 dias após a data da sua publicação.
25) Por um erro na aplicação da alíquota de um tributo, Nice observou, tempos depois do ocorrido, que efetuou o pagamento de um valor bem acima do correto pela legislação tributária. Em quanto tempo se extinguirá o prazo para Nice pleitear a restituição do tributo pago indevidamente:
A) 2 anos
B) 3 anos
C) 4 anos
D) 5 anos
26) A Constituição Federal traz o rol de impostos de competência da União, porém também deixa aberta a possibilidade de novos impostos serem instituídos. No que se refere ao tema, assinale a alternativa correta:
A) A União poderá instituir, mediante lei complementar, novos impostos não previstos no texto constitucional, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos já existentes.
B) A União poderá instituir, mediante lei ordinária, novos impostos não previstos no texto constitucional, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos já existentes.
C) A União poderá instituir, mediante lei complementar, novos impostos não previstos no texto constitucional, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador igual aos dos já existentes, podendo a base de cálculo ser coincidente.
D) A União poderá instituir, mediante lei ordinária, novos impostos não previstos no texto constitucional, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador igual aos dos já existentes, podendo a base de cálculo ser coincidente.
27) Considere que a Lei Estadual X criou o Tribunal de Contas do Estado Y, o qual funcionará como órgão auxiliar da Assembleia Legislativa no controle externo da administração financeira e orçamentária estadual.
Nessa hipótese, a institucionalização do Tribunal de Contas Estadual caracteriza o uso da técnica de:
A) centralização da atividade administrativa.
B) descentralização da atividade administrativa.
C) concentração da atividade administrativa.
D) desconcentração da atividade administrativa.
28) A Administração Pública realizou processo licitatório pelo regime diferenciado de contratação para a realização de obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Considerando que houve empate nas propostas apresentadas e que um dos licitantes é uma microempresa, assinale a alternativa que apresenta o critério de desempate a ser seguido para contratação.
A) Sorteio.
B) A avaliação do desempenho contratual prévio dos licitantes, desde que exista sistema objetivo de avaliação instituído.
C) Disputa final, em que os licitantes empatados poderão apresentar nova proposta fechada em ato contínuo à classificação.
D) Independentemente dos critérios acima definidos, a microempresa terá preferência na contratação.
29) Com relação ao poder hierárquico, que pode ser entendido como um poder de estruturação interna, assinale a alternativa correta.
A) O poder hierárquico permite ao administrador delegar ou avocar competências.
B) Com o uso do poder hierárquico, é sempre possível a invalidação, pela autoridade superior, dos atos praticados por seus subordinados.
C) O sistema hierárquico que predomina na Administração Pública impõe ao agente de nível inferior o cumprimento das ordens emanadas pelos superiores, ainda que manifestamente ilegais.
D) O poder hierárquico permite que administração pública puna e apene a prática de infrações funcionais dos servidores e de todos que estiverem sujeitos à disciplina dos órgãos e serviços da administração.
30) Dois policiais militares que estavam à paisana na praia utilizaram um veículo particular para perseguir criminosos que haviam acabado de assaltar um quiosque.
Com relação ao uso do veículo particular pelos PM's, é correto afirmar que caracteriza uma hipótese de:
A) ocupação temporária.
B) servidão administrativa.
C) limitação administrativa.
D) requisição administrativa.
31) Com relação ao controle judicial, poder de fiscalização que os órgãos do Poder Judiciário exercem sobre os atos administrativos do Executivo, do Legislativo e do próprio Judiciário, assinale a alternativa correta.
A) A coisa julgada administrativa impede a revisão judicial da decisão prolatada.
B) O controle judicial alcança não apenas aspectos vinculados dos atos administrativos, mas também seu mérito.
C) Admite-se a apreciação judicial sobre a legalidade da discricionariedade e dos limites de opção do agente administrativo.
D) Os atos administrativos discricionários submetem-se apenas ao poder hierárquico da administração pública.
32) Considerando a disciplina dos consórciospúblicos, regulamentado pela Lei nº 11.107/05, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
A) Os bens destinados ao consórcio público deverão ser revertidos ou retrocedidos no caso de retirada do consorciado.
B) Os consórcios públicos podem constituir-se sob a forma de associação privada ou de pessoa jurídica de direito privado.
C) No que não contrariar a lei de regência, a organização e funcionamento dos consórcios públicos serão disciplinados pela legislação que rege as sociedades cooperativas.
D) A União somente participará de consórcios públicos em que também façam parte todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados.
33) De acordo com a Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a criação dessas unidades será feita por meio de edição de ato autorizador do Poder Executivo, precedida da realização de estudos técnicos e de consulta pública para a identificação da localização, da dimensão e dos limites adequados da unidade.
Contudo, para a criação de algumas dessas unidades, a consulta pública não será obrigatória. Assinale a alternativa que indica corretamente quais são essas unidades.
A) Estação Ecológica e Reserva Biológica.
B) Parque Nacional e Refúgio da Vida Silvestre.
C) Área de Proteção Ambiental e Floresta Nacional.
D) Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva de Fauna.
34) Francisco, produtor rural, obteve autorização para fazer uso de agroquímicos em suas plantações. De acordo com o órgão ambiental que autorizou o uso, a exposição ao produto pode ser mensurado, ou seja, é um risco conhecido. Nesse caso, é correto afirmar que a decisão do órgão ambiental está pautada no seguinte princípio:
A) precaução.
B) poluidor-pagador.
C) desenvolvimento sustentável.
D) prevenção.
35) A responsabilidade civil consiste no dever de indenizar o dano suportado por outrem. Com base nas disposições do Código Civil sobre a responsabilidade civil, assinale a alternativa correta.
A) Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
B) Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver, em dobro, o que houver pago daquele por quem pagou.
C) O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la não se transmite com a herança.
D) O incapaz jamais responderá pelos prejuízos que causar.
36) A lei XYZ passou pelo processo legislativo regularmente, sendo sancionada e depois publicada. Ocorre que, em seu texto, não constou a data a partir da qual ela entraria em vigor. Diante do caso hipotético apresentado, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei n° 4.657/1942) estabelece que a lei XYZ começa a vigorar, respectivamente, em todo o país e nos Estados estrangeiros, quando admitida:
A) quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada e três meses depois de oficialmente publicada.
B) sessenta dias depois de oficialmente publicada e noventa dias depois de oficialmente publicada.
C) trinta dias depois de oficialmente publicada e três meses depois de oficialmente publicada.
D) na data de sua publicação e quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada
37) Tendo a autonomia da vontade como grande centro, a teoria contratual foi construída com base em três princípios: Princípio da liberdade contratual; Princípio da força obrigatória dos contratos/obrigatoriedade dos contratos e Princípio da relatividade dos efeitos contratuais. A respeito dos contratos, assinale a alternativa INCORRETA, conforme o Código Civil de 2002.
A) Se for aleatório o contrato, por serem objeto dele coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade, terá também direito o alienante a todo o preço, ainda que de sua parte não tiver concorrido culpa, desde que a coisa venha a existir em quantidade inferior à esperada.
B) O adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade.
C) A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
D) O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.
38) Xuxa, Yan e Zian, devedores, devem entregar a Karol, credora, um boi reprodutor cujo valor é de R$ 90.000,00. Considerando o caso hipotético apresentado, marque a afirmativa correta.
A) Se Zian entregar o objeto, por ser divisível, deverá exigir, em sub-rogação, R$ 30.000,00 de cada um dos demais devedores, ou seja, as suas quotas-partes correspondentes.
B) Se Yan entregar o objeto, não poderá exigir, em sub-rogação, R$ 30.000,00 de cada um dos demais devedores, ou seja, as suas quotas-partes correspondentes.
C) Se for oferecido a Karol um boi reprodutor da raça diferente, deverá ser aceito por ela, caso apresente semelhança e um preço superior, ou seja, R$ 100.000,00.
D) Se Xuxa entregar o objeto, poderá exigir, em sub-rogação, R$ 30.000,00 de cada um dos demais devedores, ou seja, as suas quotas-partes correspondentes.
39) No penhor há a afetação de um bem móvel (em regra) que será colocado à disposição do credor com o escopo de lhe servir como garantia real. Pode, excepcionalmente, envolver um imóvel no caso de penhor rural. No penhor a coisa será entregue ao credor, que terá a posse para fins de futura obtenção do pagamento, ainda que o devedor não o faça voluntariamente, mediante a alienação do bem em hasta pública. De acordo com o Código Civil, o instrumento do penhor deverá ser levado a registro, por qualquer dos contratantes; o do penhor comum será registrado no:
A) Cartório de Títulos e Documentos.
B) Cartório de Registro de Imóveis.
C) Cartório de Registro Civil.
D) Cartório Judicial.
40) Juarez está buscando a renovação da concessão de licença para a prática de comércio ambulante nas ruas de Recife, em ponto próximo à prefeitura. Ele já tinha obtido licença anterior para a mesma atividade, com fundamento em norma de conteúdo indeterminado. Para tanto, deu entrada em processo administrativo e apresentou a mesma documentação. No entanto, o pedido foi negado em razão de alteração, posterior à apresentação da documentação, do entendimento administrativo do órgão municipal responsável pela análise. Também, o órgão administrativo municipal impôs multa a Juarez, em função da irregularidade reconhecida da licença anteriormente concedida. À luz da Lei de Introdução das Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657/1942 e suas alterações), é correto afirmar que:
A) A revisão, na esfera administrativa, quanto à validade de ato cuja produção já se houver completado levará em conta as orientações gerais da época, sendo vedado que, com base em mudança posterior de orientação geral, se declarem inválidas situações plenamente constituídas, do que resulta a impossibilidade de aplicação de multa ao requerente.
B) Não há qualquer óbice à adoção de novo entendimento administrativo, sobre norma de conteúdo indeterminado, sendo desnecessária a fixação de regime de transição ainda que indispensável para que o novo condicionamento de direito seja cumprido de modo proporcional e equânime.
C) Na esfera administrativa, a decisão pode ter como base valores jurídicos abstratos, independentemente de consideração das consequências práticas da decisão.
D) Tendo havido parecer no sentido da aplicação da multa ao requerente, ainda que configurado dolo ou erro grosseiro, não responderá o agente público.
41) O usufruto é o direito real temporário concedido a uma pessoa (usufrutuário) para que possa usar e gozar de bem alheio (móvel ou imóvel), retirando-lhe todas as utilidades, sendo vedada a alteração de sua substância. Logo, o usufrutuário terá consigo as faculdades de usare gozar, enquanto o nu-proprietário manterá as faculdades de dispor e reivindicar. O Código Civil Brasileiro dispõe que o usufruto pode recair em um ou mais bens, móveis ou imóveis, em um patrimônio inteiro, ou parte deste, abrangendo-lhe, no todo ou em parte, os frutos e utilidades. Sobre o usufruto e os acessórios da coisa, assinale a alternativa correta, com base no Código Civil:
A) O usufruto obrigatoriamente se estende aos acessórios da coisa e seus acrescidos.
B) O usufruto nunca poderá se estender aos acessórios da coisa e seus acrescidos.
C) O usufruto não se estende aos acessórios da coisa e seus acrescidos.
D) O usufruto estende-se aos acessórios da coisa e seus acrescidos.
42) O direito à educação de crianças e adolescentes é garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deve ser assegurado pela família, pela sociedade e pelo Estado.
Quanto ao Estado, considerando o que dispõe o ECA, é seu dever assegurar à criança e ao adolescente:
A) ensino fundamental, obrigatório e gratuito, salvo para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
B) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
C) atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
D) oferta de ensino diurno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
43) As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, devendo, no entanto, fazer a comunicação do fato em até 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de responsabilidade, ao:
A) Defensor Público.
B) Conselheiro Tutelar.
C) Juiz da Infância e Juventude.
D) Promotor de Justiça da Infância e Juventude.
44) Luiza, sendo fornecedora de produtos e serviços, se sujeita as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, o qual lhe permite:
A) prevalecer-se da ignorância do consumidor, tendo em vista seu conhecimento, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.
B) impedir o ingresso em estabelecimentos comerciais ou de serviços de um número maior de consumidores que o fixado pela autoridade administrativa como máximo.
C) executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor, ressalvadas as decorrentes de práticas anteriores entre as partes.
D) deixar a fixação do termo inicial para o cumprimento de sua obrigação a seu exclusivo critério.
45) Martina adquiriu no site de uma loja 20 pares de roupas que estavam na promoção, ao receber as peças, que não apresentavam defeitos ou qualquer tipo de vício, entendeu a consumidora que não deveria ficar com as mesmas, pois os modelos não pareciam tão bonitos quanto aparentavam no site.
Sobre o direito de Martina, à luz do que dispõe o Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que:
A) Martina só teria direito de desistir da compra se os produtos apresentassem vício ou defeito.
B) Martina não pode efetuar a desistência da compra por se tratar de uma venda promocional e vantajosa a consumidora.
C) Martina teria direito à substituição do produto por outro ou ao abatimento proporcional do preço ou à devolução do produto com a correspondente devolução do dinheiro pago, alternativas estas que são opções da consumidora.
D) Martina tem direito de desistir da compra, desde que o faça em sete dias a contar do recebimento do produto.
46) A empresa Alfa Indústria LTDA celebrou um contrato de agência com a sociedade empresária Beta Sigma, onde se obrigou, em caráter não eventual e sem vínculos de dependência com a primeira, a obrigação de promover, à conta da Alfa Indústria LTDA, mediante retribuição, a realização de certos negócios na região metropolitana do Recife. Diante do cenário, assinale a alternativa correta:
A) A empresa Alfa não poderá conferir poderes à Beta Sigma para que esta a represente na conclusão dos contratos, cabendo ao agente apenas a mediação dos negócios de interesse da proponente.
B) Salvo ajuste, a Beta Sigma terá direito à remuneração correspondente aos negócios concluídos dentro de sua zona, ainda que sem a sua interferência.
C) Se o contrato for por tempo indeterminado, qualquer das empresas poderá resolvê-lo, mediante aviso prévio de trinta dias, desde que transcorrido prazo compatível com a natureza e o vulto do investimento exigido do agente.
D) A delimitação no contrato de agência por zona demográfica para atuação exclusiva da Beta Sigma é ilegal.
47) Cristina e Pedro possuem nota promissória no valor de R$5 mil reais, cada, que lhes foi endossada em branco pela empresa Doces Sonhos LTDA. Ocorre que, na semana seguinte, Cristina viu sua nota promissória ser dilacerada pelo seu cachorro, porém, ainda permaneceu identificável e Pedro acabou perdendo seu título de crédito. Diante do cenário exposto, assinale a alternativa correta:
A) Cristina e Pedro terão direito a um novo título, Cristina tem direito a obter da Doces Sonhos a substituição, mediante a restituição do primeiro e o pagamento das despesas e Pedro poderá obter novo título em juízo, bem como impedir que sejam pagos a outrem capital e rendimentos.
B) Apenas Pedro terá direito a obter um novo título em juízo, bem como impedir que sejam pagos a outrem capital e rendimentos.
C) Apenas Cristina terá direito a novo título, solicitando a substituição, mediante a restituição do primeiro e o pagamento das despesas.
D) A Doces Sonhos ficará desonerada imediatamente sobre o título de Cristina e, caso Pedro não encontre seu título de crédito em 30 dias da perda, também ficará desonerada por este.
48) Abreu Lima, já em estado terminal acometido por uma doença grave, deixou em testamento, para José, filho de um amigo, menor incapaz, quotas que possui na sociedade empresária Livros e Leituras LTDA., cujo capital social se encontra integralizado. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa correta:
A) Não é possível o ingresso de menor incapaz em sociedade empresária, portanto, José precisará atingir a maioridade para receber sua parte na herança.
B) Apenas seria possível o ingresso de menor incapaz em sociedade empresária nas hipóteses de sucessão causa mortis entre herdeiros necessários, como filhos e netos.
C) José poderá ingressar na sociedade empresária, por meio de representante ou devidamente assistido, ficando, porém, impedido de exercer a administração da sociedade
D) Apenas o menor relativamente incapaz poderia assumir suas quotas em sociedade empresária, cuja aprovação dependerá de autorização judicial.
49) A Lei 11.101/2005 traz as regras que envolvem a recuperação judicial e processo de falência das empresas. No que diz respeito às determinações acerca da recuperação extrajudicial, assinale a alternativa correta:
A) Após a distribuição do pedido de homologação do plano de recuperação extrajudicial, os credores não poderão desistir da adesão ao plano, ainda que com a anuência expressa dos demais signatários.
B) O devedor poderá também requerer a homologação de plano de recuperação extrajudicial que obriga todos os credores por ele abrangidos, desde que assinado por credores que representem um terço dos créditos de cada espécie abrangidos pelo plano de recuperação extrajudicial.
C) O plano de recuperação extrajudicial poderá contemplar o pagamento antecipado de dívidas, desde que não ocorra tratamento desfavorável aos credores que a ele não estejam sujeitos.
D) O devedor não poderá requerer a homologação de plano extrajudicial, se estiver pendente pedido de recuperação judicial ou se houver obtido recuperação judicial ou homologação de outro plano de recuperação extrajudicial há menos de 2 (dois) anos.
50) Um grupo de empresários interessados em formar uma sociedade cooperativa na cidade de Recife, procura uma consultoria jurídica para sanar todas as suas dúvidas sobre o instituto. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
A) A sociedade cooperativa será composta em concurso de sócios de, no mínimo,2, para compor a administração da sociedade, se limitando a 50 sócios.
B) Na sociedade cooperativa vigorará a intransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade, salvo por herança.
C) Na sociedade cooperativa tem como característica o direito de cada sócio a um só voto nas deliberações, tenha ou não capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participação.
D) Na sociedade cooperativa, o quórum, para a assembleia geral funcionar e deliberar, será fundado no capital social representado, e não no número de sócios presentes à reunião.
51) O NCPC, em seu art. 942, assim preceitua: Quando o resultado da apelação for não unânime, o julgamento terá prosseguimento em sessão a ser designada com a presença de outros julgadores, que serão convocados nos termos previamente definidos no regimento interno, em número suficiente para garantir a possibilidade de inversão do resultado inicial, assegurado às partes e a eventuais terceiros o direito de sustentar oralmente suas razões perante os novos julgadores. Dessa forma, é correto afirmar que esse procedimento:
A) representa uma nova espécie de recurso, que deve ser interposto pela parte prejudicada.
B) ampliou o cabimento dos embargos infringentes.
C) consiste na técnica de julgamento ampliado.
D) é decorrente da teoria do diálogo das fontes.
52) Joaquim, após ser citado regularmente, ofereceu sua contestação no sexto dia do prazo. Porém, depois que sua peça foi protocolada, lembrou-se de outra tese defensiva que lhe seria aproveitável, que não alegou em sua contestação e tampouco é apreciável ex officio pelo juiz. Dessa forma, Joaquim optou por oferecer nova contestação, o que fez no décimo segundo dia após a juntada do mandado de citação. Diante do caso hipotético apresentado, deve o juiz:
A) deixar de receber a segunda contestação, em razão da preclusão consumativa;
B) deixar de receber a segunda contestação, em razão da preclusão temporal;
C) receber a segunda contestação, já que apresentada dentro do prazo legal;
D) deixar de receber a segunda contestação, em razão da preclusão lógica;
53) Recurso é ato voluntário da parte, capaz de ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidação, o esclarecimento ou a integração da decisão judicial impugnada. Para cada espécie de decisão judicial a lei processual prevê um determinado recurso. E apenas um recurso. Este é princípio da unirrecorribilidade, singularidade ou unicidade: para cada decisão só cabe um tipo de recurso. Assinale a alternativa correta, no que diz respeito aos Recursos expressos no Código de Processo Civil.
A) O agravo de instrumento será dirigido diretamente ao tribunal competente, por meio de carta com os seguintes requisitos: I- os nomes das partes; II- a exposição do fato e do direito; III- as razões do pedido de reforma, ou de invalidação da decisão e o próprio pedido; IV- o nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo.
B) A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá: I- os nomes e a qualificação das partes; II- a exposição do fato e do direito; III- as razões do pedido de reforma, ou de decretação de nulidade; IV- o pedido de novo processo.
C) Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial: I- esclarecer obscuridade, ou eliminar contradição; II- suprir omissão de ponto, ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício, ou a requerimento; III- corrigir erro material.
D) Contra decisão proferida pelo juiz caberá agravo interno para juiz de instância superior, observadas, quanto ao processamento, as regras do regimento interno do tribunal.
54) Juliana propôs ação indenizatória em face de uma Autarquia Estadual. Na sentença, os pedidos foram julgados parcialmente procedentes. A Autarquia apresentou apelação e Juliana apresentou as contrarrazões. Novamente o acórdão foi parcialmente favorável à Juliana, que decidiu não recorrer, tendo, portanto, transitado em julgado a ação para Juliana em 25.01.2018. A Autarquia Estadual também não recorreu, mas considerando o prazo em dobro para sua manifestação, a decisão transitou em julgado em 09.03.2018. Diante do caso hipotético apresentado, o prazo para propositura de uma eventual ação rescisória para Juliana e para a Autarquia Estadual é, respectivamente,
A) 25.01.2020 e 09.03.2020.
B) 25.01.2020 e 25.01.2020.
C) 25.01.2020 e 09.03.2022.
D) 09.03.2020 e 09.03.2020.
55) Pode ser parte em um processo judicial quem tem a possibilidade de ser titular de direitos – assim, trata-se de conceito ligado à personalidade jurídica (CC, art. 1º). Apesar disso, para resolver questões de ordem prática, a legislação processual por vezes concede capacidade de ser parte a entes despersonalizados. Em consonância com o CPC, é CORRETO afirmar que o curador será o representante em juízo, ativa e passivamente:
A) Do condomínio
B) Do espólio.
C) Da massa falida.
D) Da herança jacente ou vacante.
56) Lucas, réu em processo que tramita no primeiro grau do juizado especial cível, deseja impetrar mandado de segurança contra decisão interlocutória prolatada pelo magistrado. Diante do caso hipotético apresentado e com base no entendimento sumulado do STJ, o mandado de segurança deve ser processado e examinado:
A) pelo próprio órgão judicial prolator da decisão.
B) por vara cível da justiça comum.
C) pelo tribunal de justiça
D) por turma recursal.
57) O Código de Processo Civil estabelece que aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé. Em relação às normas fundamentais do processo civil, assinale a alternativa correta de acordo com o referido diploma legal:
A) Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz não atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência.
B) É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais, competindo ao juiz zelar pelo efetivo contraditório.
C) O juiz pode decidir, em qualquer grau de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício.
D) Todos os sujeitos do processo não precisam cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.
58) Felipe foi flagrado por guardas municipais durante patrulhamento de rotina próximo a um hospital municipal. Ele trazia consigo 150 (cento e cinquenta) porções de substância esverdeada semelhante à maconha. Quando questionado pelos guardas, Felipe permaneceu calado. Os guardas então conduziram Felipe à presença do delegado de polícia, que determinou a apreensão das substâncias e a realização de exame pericial. Adiante ficou constatado pela perícia ser aquela substância tetra-hidrocanabinol (THC), conhecida como maconha, substância proibida segundo lista da Anvisa (Portaria/SVS/MS 344). Diante do caso hipotético apresentado, é possível afirmar que a conduta de Felipe:
A) É atípica.
B) Caracteriza o crime de tráfico ilícito de drogas, previsto no art. 33, caput, da Lei de Drogas.
C) Configura uso de drogas, o qual ainda é crime, embora tenha ocorrido sua despenalização, ou seja, não se aplica pena privativa de liberdade.
D) Caracteriza o crime de epidemia.
59) O Estatuto do Desarmamento é uma política de controle de armas que está em vigor no país desde 22 de dezembro de 2003. Ele foi sancionado com o objetivo de reduzir a circulação de armas e estabelecer penas rigorosas para crimes como o porte ilegal e o contrabando. Nos termos da Lei n.º 10.826/03, quem favorece a entrada ou saída do território nacional, a qualquer título, de arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização da autoridade competente, comete o crime de:
A) Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
B) Porte ilegal de arma de fogode uso restrito.
C) Tráfico internacional de arma de fogo.
D) Comércio ilegal de arma de fogo.
60) Fernando emprega violência contra uma pessoa que andava pela rua, com o fim de subtrair para si o celular dela. Diante do caso hipotético apresentado, Fernando responde pelo crime de:
A) Apropriação indébita.
B) Roubo próprio.
C) Furto.
D) Roubo impróprio.
61) O crime de estupro (artigo 213 do Código Penal Brasileiro) tem como descrição típica: constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena – reclusão, de 6 a 10 anos. Tal crime tem a sua pena aumentada se for praticado para controlar o comportamento social ou sexual da vítima. Este tipo de estupro chama-se:
A) não autorizado.
B) de vulnerável.
C) corretivo.
D) coletivo.
62) Conforme o art. 14, parágrafo único, CP, salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços. Como regra, o Código Penal adotou uma teoria objetiva, ou seja, a punição do crime tentado justifica-se pela maior ou menor exposição a perigo do bem jurídico ofendido. Segundo o Código Penal Brasileiro, o crime é considerado tentado quando:
A) Iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
B) O agente, voluntariamente, impede que o resultado se produza.
C) O agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução.
D) Nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal.
63) O funcionário público Bernardo retardou, indevidamente, um ato de ofício, com o fim de satisfazer um interesse pessoal. Diante do caso hipotético apresentado, o funcionário Bernardo:
A) não praticou nenhuma ilegalidade
B) praticou crime de prevaricação.
C) praticou crime de peculato.
D) praticou crime de corrupção passiva privilegiada.
64) Felipe, Policial Rodoviário Federal, figura como investigado em inquérito policial por fato relacionado ao uso da força letal praticado de forma consumada no exercício profissional. Nesta hipótese, considerando as alterações promovidas no Código de Processo Penal pela Lei nº 13.964/19 (pacote anticrime), é correto afirmar que:
A) a citação de Felipe sobre a instauração do procedimento investigatório é facultativa, devendo a autoridade que preside o inquérito citar obrigatoriamente a instituição a que o investigado esteja vinculado para que esta tome as devidas providencias que o caso requer.
B) Felipe deverá ser citado da instauração do procedimento investigatório, oportunidade em que poderá constituir defensor no prazo de 24 horas a contar do recebimento da citação.
C) caso Felipe não indique um defensor após o recebimento da citação sobre a instauração do procedimento investigatório, caberá a autoridade responsável pelo inquérito nomear um defensor, o qual fará o acompanhamento e a realização de todos os atos relacionados à defesa administrativa do investigado.
D) Felipe deverá ser citado da instauração do procedimento investigatório, oportunidade em que poderá constituir defensor no prazo de 48 horas a contar do recebimento da citação. Esgotado esse prazo e não havendo a indicação de um defensor pelo investigado, caberá a autoridade responsável pelo procedimento investigatório intimar a instituição a que Felipe estava vinculado à época da ocorrência dos fatos, para que essa, no prazo de 48 horas, indique um defensor para a investigação do investigado.
65) O Juiz, além de estar devidamente investido no cargo e ser competente para o julgamento da ação, também deve ser imparcial. Assim, buscando evitar a parcialidade do juiz, o Código de Processo Penal enumerou situações de impedimento do magistrado, entre as quais:
A) se for sócio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo.
B) se ele próprio tiver funcionado no processo como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça, perito ou servido como testemunha.
C) se ele, seu cônjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato análogo, sobre cujo caráter criminoso haja controvérsia.
D) se ele, seu cônjuge, ou parente, consanguíneo, ou afim, até o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes.
66) Com o fim da fase de produção de provas, o Ministério Público, plenamente convencido da inocência de Pedro, que estava sendo processado por crime de roubo supostamente praticado contra Joana, opina pela sua absolvição. Considerando a hipótese narrada, bem como o disposto no Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta.
A) O juiz não poderá proferir sentença condenatória contra Pedro, devendo seguir a opinião do parquet.
B) O juiz poderá proferir sentença condenatória contra Pedro, mas não poderá reconhecer agravantes.
C) O juiz não poderá proferir sentença condenatória contra Pedro, mas poderá reconhecer agravantes.
D) O juiz poderá proferir sentença condenatória contra Pedro, pois não está vinculado à opinião do parquet, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada.
67) Considere as seguintes situações hipotéticas:
i) No inquérito policial em que Abelardo figura como investigado pela suposta prática de determinado crime, existem elementos probatórios que indicam a conduta profissional do agente.
ii) Diante da autoridade policial, Bartolomeu teria confessado a prática do crime de apropriação indébita (art. 168, CP) e que nos últimos cinco anos teria se beneficiado com a suspensão condicional do processo pelo cometimento de uma infração.
iii) Em razão do seu inconformismo com o fim do relacionamento, Calvino praticou determinado crime no contexto de violência doméstica contra a sua ex-mulher, sendo tudo presenciado por seus filhos, menores de idade.
Com relação ao instituto do acordo de não persecução penal, a ser proposto pelo Ministério Público, a fim de evitar o ajuizamento da denúncia, é correto afirmar que:
A) o Ministério Público não poderá propor o acordo no caso de Abelardo, mas poderá fazê-lo nos casos de Bartolomeu e Calvino.
B) o Ministério Público não poderá propor o acordo no caso de Bartolomeu, mas poderá fazê-lo nos casos de Abelardo e Calvino.
C) o Ministério Público não poderá propor o acordo no caso de Calvino, mas poderá fazê-lo nos casos de Abelardo e Bartolomeu.
D) o Ministério Público não poderá propor o acordo em nenhum dos casos.
68) Madalena, policial militar, está respondendo a processo criminal pelo crime de homicídio culposo (art. 121, §3º, CP), pois teria deixado sua arma de fogo em local de fácil acesso, tendo sua filha pequena pego a arma e disparado contra si, vindo a óbito. No curso do processo, o magistrado verificando estar presentes os pressupostos exigidos em lei, concedeu o perdão judicial e julgou extinta a punibilidade de Madalena.
O Ministério Público, mostrando-se inconformado com a decisão do magistrado, poderá:
A) interpor recurso de apelação, no prazo de cinco dias.
B) interpor recurso em sentido estrito, no prazo de quinze dias.
C) interpor recurso de apelação, no prazo de quinze dias.
D) interpor recurso em sentido estrito, no prazo de cinco dias.
69) Havendo dúvida acerca da autenticidade de um documento constante dos autos, pode ser requerida a instauração de incidente de falsidade. Por meio desse incidente, pode-se arguir tanto a falsidade material quanto a falsidade ideológica do documento.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) O juiz poderá, de ofício, proceder à verificação da falsidade.
B) Não há previsão legal sobre a possibilidade de diligências no curso do incidente.
C) O incidente de falsidade, quando arguido por procurador, prescinde de procuração com poderes especiais, em razão de o juiz poder procedê-la de ofício.
D) Independentemente do conteúdo da decisão proferida no incidente de falsidade, ela fará coisa julgada material, sendo considerada coisa julgada em ulterior processo penal ou civil.
70) Rita, empregada da ACD Ltda, empresa participantedo Programa Empresa Cidadã, está gestante do seu primeiro filho. Próximo a data marcada para o parto, Rita procura o departamento pessoal para certificar-se quantos dias fará jus de licença maternidade. Diante dessa situação, Rita fará jus a:
A) 120 dias.
B) 160 dias.
C) 180 dias.
D) 60 dias.
71) João é empregado da empresa X e exerce suas funções de segunda a sábado, nas dependências da empresa. Após reorganização do quadro de pessoal, a empresa X resolve alterar o contrato de João para o regime de teletrabalho. De acordo com as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa correta
A) É possível a alteração do regime presencial para teletrabalho, a qualquer tempo, mediante determinação expressa do empregador, sem a necessidade de anuência do empregado.
B) Não é possível a alteração do regime presencial para o teletrabalho.
C) É possível a alteração unilateral do contrato de trabalho do regime presencial para teletrabalho, uma vez que cabe ao empregador, no uso do poder diretivo, realocar os empregados de acordo com as necessidades da empresa.
D) É possível a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.
72) Mariana trabalhava na sociedade empresária ABC Ltda. Exercendo a função de auxiliar de escritório. Diante do bom desempenho, o empregador a promoveu ao cargo de confiança de gerente do departamento pessoal e, com o exercício da nova função, passou a lhe pagar, além do salário, uma gratificação de função de 50% do salário. Dez anos após, o empregador resolveu retornar Mariana ao cargo de origem, suprimindo a gratificação de função. Diante do caso narrado, nos termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
A) A alteração é ilícita, pois não houve mútuo consentimento.
B) A reversão é lícita, mas a gratificação de função não pode ser suprimida, diante do lapso temporal de dez anos.
C) A reversão é lícita, não havendo o direito à manutenção do pagamento da gratificação de função.
D) A alteração contratual é nula, tratando-se em alteração contratual lesiva.
73) José é empregado rural na Fazenda Meu Refúgio com jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, das 21h às 5h, com intervalo de uma hora para refeição. Diante do caso apresentado, assinale a alternativa correta.
A) A hora noturna rural é reduzida, sendo de 52 minutos e 30 segundos.
B) A jornada de trabalho de José será computada normalmente, sem qualquer redução de hora noturna, e fará jus a um adicional de 25%.
C) José terá a hora noturna computada de forma reduzida, fazendo jus a um adicional de 20%.
D) Não há previsão de redução de hora noturna nem de adicional noturno para o rural.
74) Helena, empregada da empresa Y, diante do acometimento de doença incapacitante, foi aposentada por invalidez. Em decorrência da aposentadoria concedida, a empresa Y cancelou o plano de saúde de Helena. Diante do caso narrado, e de acordo com as disposições legais, notadamente, o entendimento sumulado do TST, assinale a afirmativa correta.
A) A empresa Y agiu corretamente, pois com a aposentadoria por invalidez o contrato de trabalho é rescindido.
B) Constitui uma faculdade da empresa Y a manutenção do plano de saúde com contratos suspensos, não havendo qualquer impedimento para o cancelamento do plano.
C) A empresa Y está equivocada, devendo ser mantido o plano de saúde, uma vez que o contrato de trabalho está suspenso.
D) A empresa Y deverá custear a manutenção do plano de saúde pelo prazo mínimo de 12 meses, tendo em vista a estabilidade dos empregados aposentados por invalidez.
75) O sindicato da categoria, juntamente com a entidade patronal, celebrou acordo coletivo de trabalho dos metalúrgicos da Aço Norte Metalúrgica, fixando a vigência por 2 anos, com início em janeiro de 2019. Decorrido o prazo de vigência, não houve elaboração de nova norma coletiva. De acordo com o caso narrado e as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa correta.
A) Enquanto não houver a elaboração de novo acordo coletivo, deverá ser aplicado o anteriormente pactuado.
B) A convenção coletiva anterior poderá ter ultratividade, desde que as partes requeiram judicialmente.
C) Como não houve a celebração de novo acordo coletivo, as cláusulas anteriormente pactuadas serão prorrogadas, automaticamente, por igual período.
D) É vedado estipular duração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho superior a dois anos, sendo vedada a ultratividade.
76) Bianca ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa Z, requerendo horas extras. Na contestação, a empresa Z negou a realização de horas extras por Bianca juntando aos autos os cartões de ponto eletrônico, os quais continham horários variados de entrada e saída. Oportunamente, o advogado de Bianca impugnou a documentação. De acordo com o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
A) Não é necessário que Bianca, por intermédio de seu advogado, produza qualquer outra prova, pois já impugnou os documentos juntados com a contestação.
B) O ônus da prova é de Bianca, de modo que deverá produzir outros meios de prova em razão da sua impugnação à documentação.
C) Não é necessário a produção de prova testemunhal, tendo em vista que a impugnação fundamentada é suficiente para afastar os cartões de ponto juntados.
D) O ônus da prova é da empresa Z, em qualquer caso, uma vez que é a parte hiperssuficiente da relação laboral.
77) Em reclamação trabalhista ajuizada por João em face da empresa W, já na fase de execução, as partes formularam um acordo que envolveria 80% do valor executado e, portanto, apresentaram os termos conciliatórios nos autos do processo postulando a homologação. Diante do caso narrado, de acordo com a CLT e o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.
A) É possível a homologação do acordo, que pode ser realizado a qualquer momento, ficando a critério do juiz homologá-lo à luz do caso concreto.
B) O juiz tem a obrigação de homologar o acordo, tendo em vista que o acordo firmado traduz a vontade das partes.
C) O juiz não pode homologar o acordo em atenção à coisa julgada, uma vez que o pagamento será feito em valor inferior àquele determinado pela Justiça.
D) O acordo, uma vez homologado, faz coisa julgada material para todos, sem exceção, somente podendo ser desconstituído por ação anulatória.
78) Mário ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa Ômega Ltda, pleiteando verbas rescisórias, e diferenças de salário. Na data designada para a audiência, a empresa Ômega enviou como preposto o Sr. Fábio, que não era empregado da empresa Ômega, mas tinha pleno conhecimento dos fatos. Em razão disso, o advogado de Mário protestou contra tal fato, requerendo a aplicação da confissão, pois o preposto não era empregado da empresa. De acordo com o caso narrado e as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a afirmativa correta.
A) A impugnação deve ser acolhida, pois não se pode admitir a existência de um preposto que não seja empregado da empresa.
B) A impugnação deve ser rejeitada, uma vez que o preposto não precisa ser empregado da empresa, tampouco ter conhecimento dos fatos, bastando tão somente que a empresa o tenha passado as informações.
C) A impugnação deve ser rejeitada, pois o preposto não precisa ser empregado da parte reclamada, bastando que tenha conhecimento do fato.
D) A impugnação deve ser acolhida, pois é necessário que o preposto tenha vivenciado os fatos, tanto é assim que ele obrigatoriamente deverá ser empregado da empresa.
79) Pedro, empregado da empresa Delta Ltda, empresa de terceirização de serviços, é vigilante e exerce suas funções no Banco Dinheiro Fácil, empresa tomadora de serviços. Após ser dispensado, Pedro ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa Delta e da instituição bancária, reclamando diversos créditos trabalhistas. Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.
A) A instituição bancária será condenada de forma subsidiária por todos os créditos porventura deferidos.
B) Caso hajasucesso na demanda, não há que se falar em responsabilização da instituição bancária, ainda que de forma subsidiária.
C) Por se tratar de terceirização, a instituição financeira será condenada de forma solidária, indistintamente.
D) Em qualquer caso, tratando-se de terceirização, não há que se falar em responsabilidade da empresa tomadora de serviços, inexistindo previsão legal para tanto.
80) Joaquim ajuizou reclamação trabalhista em face de seu ex-empregador. No dia designado para audiência, não compareceu, tampouco justificou sua ausência, razão pela qual o processo foi arquivado. Diante do arquivamento, Joaquim ajuizou nova ação, no entanto, o processo foi extinto sem resolução do mérito pois a reclamada não foi localizada. Dois meses depois, Joaquim ajuizou a reclamação trabalhista pela terceira vez, logrando êxito na intimação da reclamada. Em audiência o advogado da reclamada aduziu que o juiz deveria extinguir o processo sem resolução do mérito em razão da perempção, pois não decorreu o prazo de seis meses entre o segundo e o terceiro processo. De acordo com o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
A) O advogado de Joaquim deverá requerer que o juiz apenas suspenda o processo.
B) O advogado de Joaquim deverá aduzir que não houve perempção, uma vez que o reclamante não deu causa ao segundo arquivamento e requerer o prosseguimento do feito.
C) Joaquim deverá desistir da ação para evitar a condenação em custas.
D) O advogado de Joaquim deverá aduzir que o prazo de seis meses é contado da primeira ação.

Continue navegando