Buscar

Fundamentos Histórico-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II atv lll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Histórico-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II
Atividades lll
O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais repercutiu na formação/trabalho profissional no seio da categoria, contribuiu para a organização política do Serviço Social e para o desenvolvimento de pesquisa e produção do conhecimento. Outra significativa contribuição que esse Congresso trouxe para o Serviço Social foi:
A resposta correta é: A construção do que se denomina Projeto Ético-Político do Serviço Social.
No que diz respeito à perspectiva de Modernização Conservadora, que pautou a busca para a adequação da profissão, em seus instrumentos de intervenção inseridos no arsenal de técnicas sociais, a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-64. SILVA, Taciane Rosa.
O processo de renovação do Serviço Social mediante a autocracia burguesa. II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais. Universidade Federal de Santa Catarina. 2017. A partir da exposição e dos seus estudos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os seminários que representam o auge da formulação dos textos da perspectiva de Modernização Conservadora.
Seminário da Virada e Araxá.
 O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado no ano de 1979, foi considerado um marco simbólico na luta pela hegemonia no Serviço Social brasileiro, contra o fio conservador que perpassa sua institucionalização e desenvolvimento. SILVA, Maria Liduína de Oliveira e. Congresso da Virada e o Serviço Social hoje: reação conservadora, novas tensões e resistências. São Paulo: Cortez, 2019, p. 23.
Considerando o exposto e seus estudos acerca dos eventos e congressos significativos ocorridos na profissão, vimos que o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais ficou popularmente conhecido como:
Congresso da Virada
Considere o fragmento a seguir:No decorrer dos anos o Serviço Social sofreu acentuadas transformações, modernizando-se tanto o agente como o corpo teórico, métodos e técnicas por ele utilizados. Houve também, um significativo alargamento das funções exercidas por Assistentes Sociais, em direção a tarefas, por exemplo, de coordenação e planejamento, que evidenciam uma evolução no status técnico da profissão. Fonte: IAMAMOTO, M. V. e CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2007, adaptado.
Diante do exposto e de seus estudos acerca da Renovação, Movimento de Reconceituação e as Tendências Contemporâneas do Serviço Social no Brasil, assinale a alternativa correta.
A partir do final da década de 1980, a tradição marxista constitui-se como direção hegemônica na formação profissional, consolidando-se a partir de um debate plural e que apreende a profissão no amplo processo de reprodução das relações sociais de produção e o ser social em seu processo sócio-histórico.
Dois documentos importantes contribuíram para o processo de Renovação do Serviço Social. Os primeiros deles são decorrentes do Seminário de Araxá (1967) e Teresópolis (1970), ambos representaram a perspectiva modernizadora de renovação. Esses dois seminários possuíram diferenças no que tange a sua formulação, mas também pontos em comum. Considerando os Seminários de Araxá e Teresópolis, presentes no processo de renovação da profissão, associe as duas colunas, relacionando-os a suas respectivas características.
(1) Seminário de Araxá
(2) Seminário de Teresópolis
( ) Este seminário apresentou, como um de seus frutos, uma sistematização dos princípios de ação do Serviço Social.
( ) Neste seminário, os participantes foram divididos em dois grupos de estudo e trabalho (A e B).
( ) Seminário que tratou da metodologia do Serviço Social, realizado no Estado do Rio de Janeiro.
( ) Seminário que tratou da teorização do Serviço Social, realizado no Estado de Minas Gerais.
( ) Ao analisar a natureza das ações profissionais, este seminário tratou dos níveis, divididos em duas categorias: microatuação e macroatuação do Serviço Social.
 (1), (2), (2), (1), (1).
Considere a citação a seguir. A partir do movimento de Reconceituação, desenvolveu-se uma crítica às formas de intervenção profissional - tanto aos seus âmbitos de ação quanto aos seus métodos de atuação e ao significado social da profissão. Esta crítica centrou-se principalmente no desenvolvimento do caráter reprodutor das relações sociais que o Serviço Social detinha. Fonte: CELATS - Centro Latinoamericano de Trabajo Social. Serviço Social Crítico: problemas e perspectivas. Tradução de José Paulo Netto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986, p.69.
Diante do exposto e seus estudos acerca das perspectivas históricas do processo de Renovação do Serviço Social, associe as colunas com suas respectivas descrições:
(1)Perspectiva Modernização Conservadora
(2) Perspectiva Reatualização do Conservadorismo
(3) Perspectiva Movimento de Intenção de Ruptura
( ) Essa perspectiva recorre principalmente ao pensamento marxista, que era tido de forma progressiva na sociedade.
( )Essa perspectiva supunha reatualizar o conservadorismo, embutindo-o numa nova proposta, aberta e em construção.
( ) Essa perspectiva buscava adequar o Serviço Social enquanto instrumento de intervenção, inserido no arsenal de técnicas sociais, a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-64.
(3), (2), (1).
Os congressos e eventos da profissão são espaços relevantes para a formação e consolidação da identidade de uma profissão, um movimento que envolve o coletivo. E esse movimento dos profissionais diz respeito a uma necessidade dos profissionais frente à realidade da época, dos acontecimentos vivenciados pela população. Um dos primeiros seminários relevantes na discussão dessa necessidade da categoria profissional foi o Seminário de Araxá, ocorrido no ano de 1967, que tratou e examinou a questão da:
Teorização do Serviço Social
Considere o excerto a seguir: Foi a partir do Congresso da Virada que o Serviço Social se atualiza e se redesenha enquanto categoria de intelectuais orgânicos. Por meio das suas intervenções, combatem as arbitrariedades e as desigualdades sociais oriundas do capitalismo, visando à construção de uma nova ordem societária, sem opressão sobre qualquer ser humano. Fonte: http://www.cress-es.org.br/40-anos-do-congresso-da-virada/, acesso em: 15 jan. 2021
É possível observar, a partir do exposto, que é neste momento que a categoria profissional começa a compreender e reconhecer que não existe somente um projeto societário. Diante disso, analise as afirmações a seguir acerca das contribuições desse congresso para o Serviço Social.
I. Consolidam-se com o III Congresso Brasileiro do Serviço Social, as entidades representativas da profissão, o Conjunto CFESS/CRESS, a ABEPSS e a Enesso.
II. Consolida-se a partir do Congresso da Virada a organização política da categoria, compromisso ético-político, sempre ao lado das lutas da classe trabalhadora e em defesa da emancipação humana.
III. É um importante marco científico, ético e político para o Serviço Social brasileiro. A partir da aproximação e do engajamento dos assistentes sociais com os movimentos sociais e movimentos de contestação da ditadura, vigentes naquela época.
A partir da análise das afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II e III.
Durante seus estudos, foi possível compreender que os Congressos Pan-Americanos trouxeram grandes contribuições para a profissão, em todas as suas dimensões. Foi possível compreender que o 1º Congresso Pan-Americano ocorreu no Chile, no ano de 1945, e contou com 14 delegações de diferentes países, quando diferentes aspectos foram abordados e apresentados.
A partir da reflexão apresentada e de seus estudos, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Neste I Congresso, duas questões assumem relevância: a regulamentação doensino e a luta pelo reconhecimento profissional.
II. O I Congresso contribuiu para o surgimento da Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social (ABESS) e da Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS).
III. O I Congresso contribuiu para o surgimento da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Social (ABEPSS) e o Conselho Regional de Serviço Social.
IV. Neste I Congresso, foi aprovado o Código de Ética do/a Assistente Social, de 1945.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
V-V-F-F
A partir do momento em que a categoria profissional começa a questionar-se quanto à sua atuação em meio à realidade em que estava inserida, no que tange a seus aportes teóricos e metodológicos, tem-se, a partir da década de 1960, uma série de seminários importantes, cujas reflexões e discussões contribuem para a consolidação da profissão. Considerando o apresentado e seus estudos, assinale a alternativa correta quanto aos principais seminários da profissão, que foram fundamentais ao processo de ruptura da atuação profissional tradicional, observando a ordem cronológica:
Araxá, Teresópolis, Sumaré, Congresso da Virada.

Continue navegando