Buscar

Atividade 1 - Manejo e Conservação do solo e água - Matheus Oliveira Silva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais usos dos recursos naturais no Vale do Jequitinhonha e suas consequências
O vale do Jequitinhonha, que está localizado no nordeste do estado de Minas Gerais, é caracterizado por condições naturais fortemente adversas. São manifestadas pelo rigor climático denotados por um déficit hídrico anual de cerca de 450 mm, contra uma precipitação anual média de 800 mm. Os solos, são em sua grande maioria, ácidos e aluminosos e de baixa fertilidade natural, em geral são delgados, provenientes da caatinga com pouca cobertura vegetal, ou então constituem profundos latossolos sustentados por um relevo tabular desenvolvido a partir de chapadas Cenozoicas. A administração incorreta está entre os principais fatores determinantes de erosão e degradação do solo. Entre as práticas inadequadas, cita-se o desmatamento indiscriminado, o sobre uso da terra além da aptidão recomendada, a ausência de planejamento e práticas conservacionistas e, enfim, o preparo de solo inadequado. O preparo intensivo do solo com grades de discos tem sido uma das principais causas da degradação das terras nos ambientes subtropicais e tropicais brasileiros. Seus efeitos são sentidos, principalmente, pela redução rápida dos teores de matéria orgânica e as suas consequências sobre a perda de capacidade produtiva do solo. A principal causa  de degradação das terras agrícolas é a erosão provocada pela água da chuva ou pela irrigação, que pode ter os efeitos reduzidos por meio de práticas de manejo e conservação do solo e da água. Essas práticas evitam perdas de produção por erosão, garantem a fertilidade e mantém as características físicas do solo, reduzem custos na lavoura, antecipam o plantio para o início do período chuvoso, retém a umidade do solo, além de possibilitarem a colheita de forragens para os animais, entre outros benefícios. No entanto, as práticas de manejo e conservação mais usadas são adubação, calagem, cobertura do solo, rotação de culturas, cultivo em nível, plantio direto e terraceamento.
Quando se fala em conservação ambiental logo pensamos em animais, plantas e água. Raramente nos lembramos que essas plantas e animais tiram seu sustento de outro material e que a qualidade e a quantidade da água também dependem desse mesmo material, esse material é o solo. Por estar geralmente coberto por vegetação, ele tende a passar despercebido da maioria das pessoas. No entanto, o solo influencia diretamente no homem, animais, plantas e água. Mesmo em ambientes urbanos, a influência do solo é sentida ao se realizarem construções, drenos para as águas pluviais e depósitos de lixo.
O sistema solo é definido sob uma perspectiva ambiental como uma unidade ecológica funcional da superfície da terra, que inclui sedimentos e rochas permeáveis e águas subterrâneas. O solo apresenta neste enfoque várias funções, tais como produção de biomassa; fibras e proteínas; proteção ambiental; filtragem e transformação; banco genético e fluxo gênico; suporte infraestrutural de superfícies rurais, urbanas, industriais e tráfego; depósito de resíduos; fonte de matéria-prima e ainda patrimônio cultural.
Essas funções, quando mal manejadas, deixam o solo sujeito à degradação, que pode ou não apresentar caráter reversível. As consequências diretas da degradação é a redução da produtividade das culturas e aumento de problemas ambientais como erosão, assoreamento de cursos de água, falta de água e poluição do ecossistema. Em muitos casos desencadeiam reações que, em última análise, culminarão com empobrecimento, geração de fome e desemprego. A perda da sustentabilidade do ecossistema pode provocar, entre outros efeitos, o êxodo rural, com o agravamento de problemas sociais no meio urbano. Desse modo, o uso sustentado do solo passa a ser uma questão de sobrevivência das populações.
Referencias Bibliográficas
EMBRAPA – Prosa Rural: Manejo e conservação de solo e água na região semiárida, 2021. [Internet] Disponível em: </https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2297196/prosa-rural---manejo-e-conservacao-de-solo-e-agua-na-regiao-semiarida />

Outros materiais