Buscar

Questões sobre ensino de Geografia

Prévia do material em texto

Questões explanativas
Como deve ser o perfil do professor de Geografia, de acordo com as colocações de Pontuschka, Paganeli e Cacete?
Pontuschka, Paganeli e Cacete (2009) citado por Costa e Moreira (2016) abordam o perfil do professor de Geografia, relatando que ele deve apresentar os seguintes aspectos: dominância dos conhecimentos históricos produzidos na sua área, entendendo seu papel social e a importância dessa ciência na formação dos alunos; atuar de maneira criativa, flexibilizada, com espaço para cooperação entre os envolvidos, buscando atender individual e coletivamente; ensinar unindo teoria e prática, trazendo conhecimentos de diferentes contextos; e realizar interações entre pesquisa e ensino, articulando os saberes históricos e os adquiridos no processo investigativo, com a realidade na qual atua.
Comente sobre os princípios de disciplinaridade, transversalidade e interdisciplinaridade no ensino de Geografia. 
No ensino de geografia podem ser aplicados os seguintes princípios: a disciplinaridade, que se baseia nos conceitos, métodos e conhecimentos específicos de da disciplina, sem realizar interações com as demais; a transversalidade, aplicada no Brasil com base no modelo espanhol, em que variados temas são inseridos no currículo para serem aplicados por todas as disciplinas, abrangendo conteúdos relacionados ao meio ambiente, à diversidade cultural, à saúde, trabalho e consumo, orientação sexual e aqueles referentes à realidade local; e a interdisciplinaridade, que envolve escola, aluno e moradores em projetos de pesquisa a serem trabalhados por meio de temas geradores, que dialogam com as demais disciplinas, possibilitando o entendimento e transformação da realidade local (COSTA; MOREIRA, 2016). 
Cite as etapas que devem ser consideradas no desenvolvimento de um projeto de estudo do meio.
O estudo do meio é utilizado para entender a complexidade de um determinado espaço que está sempre mudando, sendo uma metodologia interdisciplinar (PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE, 2009 apud COSTA; MOREIRA, 2016). Relata-se que as etapas da realização de um projeto de estudo do meio são as seguintes, de acordo com Costa e Moreira (2016):
· O encontro dos sujeitos sociais: a escola une os envolvidos na elaboração da pesquisa, que são de diferentes áreas. Reflexões, críticas, interações de conhecimentos que se enquadrem na proposta interdisciplinar, trabalho coletivo e discussões acerca do local adequado aos objetivos de cada disciplina fazem parte dessa etapa;
· Visita preliminar ao local que será estudado e a opção pelo percurso: é necessário escolher e organizar coletivamente, utilizando mapas e plantas como auxílio no reconhecimento dos locais. Alguns aspectos são definidos neste momento, como: o tempo decorrido entre a saída da escola até a chegada no local escolhido; o meio de locomoção; a escolha dos pontos a serem visitados e o material bibliográfico necessário;
· Planejamento: é preciso planejar as ações a serem realizadas, e explicar aos discentes as razões pelas escolhas feitas, por exemplo, do roteiro. Definir os seguintes objetivos: estabelecimento do método do estudo do meio, em que terá interação entre pesquisa e ensino; identificação dos sujeitos socais que participarão do estudo; descrição do que será observado no espaço visitado, que vão gerar materiais em diferentes fontes e meios; compartilhamento das informações e visões de cada participante; coleta de informações e dados do local; definição dos conteúdos disciplinares e interdisciplinares; produção dos meios de avaliação; elaboração de materiais didáticos; e divulgação do processo resultante. 
· Elaboração do caderno de campo: pode ser entendimento como o meio em que serão postas as informações acerca do que será realizado pelos envolvidos no projeto: as anotações colhidas sobre as práticas, os instrumentos necessários, os diversos registros (fotos, desenhos, entrevistas etc.), tendo sempre a cooperação de todos os sujeitos envolvidos. 
· A pesquisa de campo como reveladora da vida: é neste momento que o professores e alunos colocam em prática tudo que foi planejado, tendo contato com o espaço e com as pessoas que vivem ali. É aqui que os pesquisadores irão coletar os dados necessários, e, para isso, eles precisarão observar cuidadosamente, perceber o ambiente e dialogar com as pessoas, em que cada entrevistado trará sua visão, sendo necessário transcrevê-la fielmente, e só então interpretá-la, correlacionado com as demais respostas e com o material teórico de referência. Após essa etapa, volta-se para o ambiente escolar e sistematiza os dados obtidos. 
Referências 
COSTA, R. C. M.; MOREIRA, C. F. N. Fundamentos Metodológicos e Prática do Ensino de Geografia. 1. ed. Sobral: LRM Distribuidora, 2016. 81p.

Continue navegando