Buscar

Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação ( parte 2)

Prévia do material em texto

Introdução ás ciências sociais e sua relação com a educação
¨Para sermos pessoas que possuem os fatores: cognitivo, afetivo, moral e social é necessário vivermos socialmente com outras pessoas, pois é através da interação social que nos temos nossos costumes culturas, entre outros. Principalmente para uma criança é muito necessário essas vivencias, pois através de sua figura materna ela terá seu estilo de vida. Para concluir Ciências sociais nada mais é que a interação do homem no meio social. 
Ciências sociais se encontra dividida em três áreas:
SOCIOLOGIA estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais. ( Desigualdade social, religião, família, trabalho, ou qualquer outro fenômeno relacionado com o social pode ser estudado pela sociologia).
ANTROPOLOGIA estuda cultura, crença e origens.
CIÊNCIA POLÍTICA é a disciplina que se dedica em estudar os sistemas, instituições processos e fenômenos políticos em um determinado governo ou estado. ( Distribuição ou manutenção do poder)
Por que algumas pessoas são pobres e outras são ricas?
Por que alguns grupos entram em conflito?
Por que a concepção de família muda com o passar do tempo?
As ciências sociais nos permite mostrar que crenças, valores, e moral são produtos da vida social, podem mudar com a própria vivência humana. Quando entendemos essas questões de sociedade, temos conhecimento o suficiente para respeitar e embasar as mudanças da sociedade.
David Emile Durkheim foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente, tornou a sociologia uma ciência e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia. 
Durkheim criou uma escola de sociologia durante a Revolução Francesa, a partir disso ele deixou de lado a ciência natural e passou a estudar e se aprofundar na ciência sociologica, lembrando que ele começou estudar os comportamentos das pessoas durante a Revolução, então pode se dizer que o comportamento das pessoas daquela época eram diferentes dos dias de hoje.
Para ele as regras tem um valor muito grande, e se elas são obedecidas a sociedade vive bem.
´A sociedade define o indivíduo`
Para ele as regras tem um valor muito grande, e se elas são obedecidas a sociedade vive bem.
´A sociedade define o indivíduo`
A função da escola para ele, é formar o cidadão que fará parte da sociedade, minimizando o desenvolvimento pessoal do aluno e dando mais importância a sociedade. 
Para Durkheim, a educação tem por objetivo de desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto. Assim a escola tem obrigação de passar aquelas crianças todo o conteúdo histórico daquela sociedade, regras normas e valores morais. Para que esse sujeito possa interagir em seu meio respeitando os valores de sua sociedade
O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim. 
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO: Basicamente o conceito de ensinar e aprender.
A educação como um todo engloba a aplicação de métodos de ensino que tem como objetivo assegurar a formação e o desenvolvimento pessoal e profissional de determinada pessoa.
A sociologia estuda a estrutura e a organização social, para garantir o pleno funcionamento da sociedade.
Pais Supervisores
Fato social, é o objeto de estudo da sociologia. 
Que estuda a consciência de forma coletiva (pensamentos de várias pessoas)
Fato social nada mais é que nossa maneira de agir, de pensar, de sentir, aquilo que vem de fora. Ou seja seria nossa reação diante de fatos, e tentar entender o por que o individuo teve essa determinada ação. 
Fato social tenta entender o por que os individuo pensar de tal modo.
Teoria de Durkheim : FATO SOCIAL
CONCLUSÃO: TENTAR ENDETENDER O POR QUE O INDIVIDUO TEVE AQUELA DETERMINADA AÇÃO DE ALGO QUE OCORREU EM SEU EXTERIOR!
FATO SOCIAL POSSUÍ COMO CARACTERÍSTICA :
COERCITIVIDADE: FORÇA QUE O FATO EXERCE SOB A SOCIEDADE, OU SEJA SÃO AQUELAS OBRIGAÇÕES QUE TODOS TEMOS QUE SEGUIR. SE ESSAS OBRIGAÇÕES NÃO FOREM RESPEITADAS, AS PESSOAS SERÃO TRAJADAS DE IMORAIS E ANTIÉTICAS.( PADRÃO A SER SEGUIDO)
EXTERIORIDADE: ALGO QUE ACONTECE INDEPENDENTE DE SUA VONTADE, E VOCÊ SE ADAPTA A AQUELA SITUAÇÃO.
GENERALIDADE: ALGO QUE AFETA UM GRUPO NUMEROSOS DE PESSOAS (COLETIVO)
Alguns exemplos de fatos sociais são:
Relações de parentesco;
Casamento;
Papel de cada membro em uma família;
Utilização de vestimentas;
Rituais religiosos e culturais;
Organização política.
RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Sociedade é o termo utilizado para traduzir um grupo de pessoas que compartilham uma cultura e um território definido, sociedade possui um grande número de pessoas, como exemplo nossas cidades, onde temos que seguir leis, valores e regras, por possuir um grande numero de pessoas pode haver mais conflitos entre si.
 A comunidade, contudo, é um grupo limitado de pessoas que coexistem, se relacionam e apresentam semelhanças. Vizinhos por exemplo de um sitio, que sempre viveram ali, compartilham ações afetivos, possuem suas tradições e possuem sempre o mesmo numero pequeno de pessoas.
Racionalização é o conjunto de regras que devemos seguir dentro da sociedade. Por exemplo fila do banco, ao atravessar a faixa de pedestres, sala de aula etc.
Segundo Weber quanto mais o tempo passa mais o processo de racionalização avança, pois quanto mais pessoas em uma sociedade maior deverá ser o seu número de regras.
Considerado um dos fundadores da sociologia, 1864-1920
Max Weber
Desencantamento O desencantamento do mundo, é algo que segundo Weber é deixar de acreditar em coisas do passado, por exemplo coisas sobrenaturais do além, que seriam coisas que fogem da nossa racionalidade e razão. Tirando esse encantamento do mundo a natureza se torna apenas uma obtenção de interesses da razão.
Por exemplo:
É como se você olhasse para essa árvore e enxergasse apenas seus benefícios, sua sombra, seus frutos, sua madeira, e o oxigênio que suas folhas liberam, mais ignorasse seu espírito da natureza e a grandeza da árvore.
Com esse desencantamento, Weber afirma que poderá ocorrer uma perda de sentindo de nossa existência, como por exemplo as religiões que tentam explicar a nossa existência e de onde viemos. Afinal a parte encanta do mundo tenta atribuir a própria existência do mundo, se tirar isso sobra apenas a materialidade e a racionalidade do mundo.
OS TIPOS DE EDUCAÇÃO PARA WEBER
>DESPERTAR O CARISMA: Uma educação que só era aplicada em pessoas que eram considerada iluminadas, por exemplo: pessoas consideradas brilhantes.
>PEDAGOGIA DO CULTIVO: Visa educar para formar “ um homem culto”.
>PEDAGOGIA DO TREINAMENTO: Visa transmitir o conhecimento especializado e formar habilidades práticas para desenvolver trabalhos burocráticos, não há preocupações com formação humanística, como por exemplo: profissionais na área da administração pública ou empresarial.
Pesando a educação na sociedade das classes
Karl Marx 1818-1883
Karl Marx estudava e analisava muito as formas de trabalho, ele observava sempre os três tópicos, financeiro , sociedade, e formas de trabalho.
Ele pensava que o aspecto financeiro e a produção influenciava a sociedade.
Durante a Revolução Industrial ele passou a estudar como tudo isso funcionava. ( modo de vida, salários, tempo de trabalho, etc)
Foi quando ele começou notar que existia uma grande desigualdade social, pois por um lado, os donos de fabrica era muito valorizados pelo dinheiro, e do outro lado os trabalhadores eram pobres as vezes não tinham nem oque comer.
Foi ai que ele viu que o capitalismo dividia essas sociedades em classes.
Nasceu em uma família de judeus, e com a perseguição dos alemães fez ele querer mais ainda o fim da desigualdade social.
>Marx então, observou que poderia ocorrer várias mudanças na sociedade para melhorar isso. 
>A partir disso ele começou a sugerir essasmudanças, e os donos de fabrica considerados “patente alta” obvio que não aceitaram isso.
> E como Marx contrariava essas patentes e defendia os trabalhadores, ele automaticamente era expulso dos lugares ao qual ele tentava negociar.
> Como por exemplo: Em 1844, Marx e seu amigo Engels, que acabaram desagradando Frederico Guilherme V, da Prússia com suas hipóteses de melhoria, foram expulsos da França pois Frederico havia colocado na cabeça do governo Francês que eles deveriam ser expulsos. E por conta disso eles foram expulsos e acabaram indo para a Bélgica. 
Capitalismo: Propriedade Privada > Lucro > Trabalhadores vendem sua mão de obra.
Socialismo: Destrói o Capitalismo > quando os trabalhadores acabam tendo consciência de que aquele sistema está errado > começam a tomar os meios de produção e tudo fica pertencendo ao estado.
Comunismo: Poder total nas mãos do estado, exemplo: China e Cuba.

Continue navegando