Buscar

Prova de Metodologia docx

Prévia do material em texto

CURSO: RECURSOS HUMANOS
ALUNO(A):____________________________________________________
DISCIPLINA: METODOLOGIA
PROF.(A): ELIDA LOURENÇO	 	 TURMA:RH – 3AM 
DATA: _/____/2020				
	
	
	2a - 1ª. AV 
1ª AVALIAÇÃO TIPO A
Nome do aluno (a): 
CARTÃO RESPOSTA
1º - A escolha de um tema representa uma delimitação de um campo de estudo no interior de uma grande área de conhecimento, sobre o qual se pretende debruçar. Ainda dissertando sobre tema, responda a questão de acordo com as afirmativas abaixo:
I. É preciso delimitar um tema, quanto mais abrangente mais difícil será para o pesquisador.
II. Para especificar um tema, é necessário aprofundar o conhecimento que se tem sobre um objeto específico.
III. Para escolher um tema não é necessário construir um objeto de pesquisa.
IV. Delimitar é indicar a abrangência do estudo, não estabelecendo os limites de extensão e conceituais do
tema.
V. Tema e área de conhecimento são coisas distintas
a) Apenas a alternativa III é falsa.
b) Apenas as alternativas I, II e V são verdadeiras.
c) Todas as alternativas são verdadeiras.
d) Apenas a alternativa V é falsa.
e) As alternativas I, II, III e IV são falsas.
2º - Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10, espaço simples. Refere-se a :
a) Citação indireta;
b) Citação direta curta;
c) Citação direta longa;
d) Citação indireta longa;
e) Nenhuma das alternativas.
3º - Repete-se palavra por palavra e estas devem vir, obrigatoriamente entre “aspas duplas” quando tiver até 3 linhas, seguidas da indicação da fonte consultada. Essa informação está relacionada com:
a) Citação indireta;
b) Citação direta longa;
c) Citação indireta longa;
d) Citação direta curta;
e) Nenhuma das alternativas.
4º - Segundo Gil (1998), o estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Sendo assim, responda a questão de acordo com as afirmativas abaixo.
I. Pode-se dizer que estudo de caso não é uma técnica de pesquisa.
II. Estudos de caso são de natureza eminentemente qualitativa e valem-se preferencialmente de dados coletados pelo pesquisador.
III. Os dados são coletados pelo pesquisador por meio de consulta a fontes primárias e/ou secundárias, de entrevistas e da própria observação do fenômeno.
IV. Os estudos de caso permitem a generalização dos resultados obtidos.
a) Apenas a alternativa III é falsa.
b) Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
c) Todas as alternativas são verdadeiras.
d) Apenas a alternativa V é falsa.
e) Todas as alternativas são falsas.
5º - Explique o que é Pesquisas Descritivas.
A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Variáveis relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado.
Quando comparada à pesquisa exploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.
6º - Explique o que é Pesquisa Exploratória,
Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses.
Por ser uma pesquisa bastante específica, podemos afirmar que ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.
7º - Explique o que é Pesquisa Explicativas,
Considera-se ser este o tipo de pesquisa que explica a razão, o porquê dos fenômenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Assim, pelo fato de esta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Mesmo que a margem de erros represente um fator relevante, sua contribuição é bastante significativa, dada a sua aplicação prática. 
Em face dessas características, pode-se dizer que a pesquisa explicativa geralmente utiliza as formas relativas à pesquisa experimental. Por exemplo, a partir de um objeto de estudo, no qual se identificam as variáveis que participam do processo, bem como a relação de dependência existente entre estas variáveis. Ao final, parte-se para a prática, visando à interferência na própria realidade.
8º - O que são técnicas de Pesquisa?
As técnicas são os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização das pesquisas. Como tais, podem ser utilizadas em pesquisas conduzidas mediante diferentes metodologias e fundadas em diferentes epistemologias. Necessariamente precisam ser compatíveis com os métodos adotados e com os paradigmas epistemológicos adotados. Exemplos: Documentação, entrevistas, entrevistas estruturadas, história de vida, observação...
9º - A entrevista consiste em uma indagação direta, realizada no mínimo entre duas pessoas, com o objetivo de conhecer a perspectiva do entrevistado sobre um ou diversos assuntos. Dessa forma, responda três vantagens de se utilizar essa técnica de pesquisa.
I. Permite que novas indagações sejam introduzidas,dúvidas esclarecidas e novos fatos incorporados ao roteiro original
II. Permite a comparação não apenas entre os fatos apresentados pelos diversos entrevistados, mas também com materiais escritos
III. Possibilita a realização de análises ricas e aprofundadas acerca dos fatos investigados.
10º - Quais as fases da pesquisa bibliográfica? Explique-as.
• Escolha e Delimitação do Tema: Deve-se pegar um assunto dentro de todos módulos que foi passado na sua graduação, um assunto que mais tenha te deixado interessado e que você queira pesquisar profundamente e apresentar sua tese. Certifique-se de que tenha mais bastante conteúdo no seu assunto escolhido para facilitar nas buscas.
• Coleta de Dados: Já com o tema em mãos, segue para as pesquisas científicas que abordam o assunto que você escolheu, use técnicas de pesquisas para começar o corpo do trabalho. 
• Localização das informações: 
▪ Leitura prévia ou pré-leitura (procura-se o índice, o sumário, resumo ou uma breve leitura por páginas salteadas, pode fornecer pistas sobre o conteúdo da obra. Através dessa primeira faz-se seleção das obras que serão examinadas mais detidamente.
▪ Leitura seletiva (verificar mais atentamente, as obras que contém informações úteis para o trabalho.
▪ Leitura crítica/analítica: busca a apreensão do seu conteúdo, que será submetido à análise e à interpretação;
▪ Leitura interpretativa: entendido e analisado o texto, procura-se estabelecer relações, confrontar ideias, refutar ou confirmar opiniões.
• Documentação dos dados: Anotações finais, junções e iniciação do seu trabalho.
R. JOAQUIM FELIPE, 250 – BOA VISTA – RECIFE/PE R. PADRE INGÊS, 257 – BOA VISTA – RECIFE/PE
WWWW.GRUPOUNIBRA.COM

Continue navegando