Buscar

Textos e síntese - _Pesquisa e prática em sala de aula_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DE
Disciplina: Ensino de Matemática
Discente: Paula Juliana do Nascimento Carlos Pereira
Docente: Prof. Dr. Marcelo Bezerra de Morais
Síntese do texto: “A pesquisa em Educação Matemática e um novo papel para o professor” de Ubiratan D’Ambrosio do livro - Educação Matemática da Teoria à Prática.
O texto é dividido em tópicos que abordam temas relacionados à educação em geral e à educação matemática. São eles: “A sociedade do conhecimento e a pesquisa”, “O que faz um bom professor”, “Pondo em prática uma nova conceituação de currículo”, no capítulo 4. Já no capítulo 5 encontramos: “O que é pesquisa?”, “Matemática experimental, modelos e projetos”, “A pesquisa qualitativa e por fim”, “A sala de aula”. Desse modo, o autor trabalha a temática proposta dentro dos temas estabelecidos. 
No capítulo 4 concentram-se ideias sobre as concepções de teoria e prática, bem como a pesquisa. Nesse sentido, o autor coloca que a educação matemática é um processo que acontece dentro e fora da escola, e que essa área como tal, precisa de relação teoria e prática. Contudo, a educação enfrenta a problemática da formação de professores. Entrando no tópico “O que faz um bom professor” é colocado que o professor precisa cumprir alguns requisitos imprescindíveis para a aprendizagem efetiva do alunado. O autor divide em categorias: emocional, afetiva, política e conhecimentos. 
No que se refere ao currículo, este deve ser uma estratégia para a ação educativa, segundo o autor. Dessa forma, o currículo deve pensar a educação como algo heterogêneo e dinâmico no que diz respeito a aprendizagem do aluno e suas particularidades. Assim, não se deve considerar a educação matemática de forma igualitária, pois, os estudantes aprendem de formas diferentes. Portanto, cabe ao professor trabalhar de forma que ele sirva como mediador do conhecimento para os seus alunos e estem aprendam de forma a desenvolver o senso crítico perante a sociedade. 
Já no capítulo 5, “A prática na sala de aula”, D’Ambrosio coloca suas principais reflexões sobre como deve ocorrer a prática na sala de aula. Nesse sentido, o autor retoma as ideias abordadas no capítulo anterior, que “pesquisa é o elo entre pesquisa e prática”. Desse modo, o autor reitera a importância de aliar a pesquisa em sala de aula e o fato de alguns professores colocarem a pesquisa como algo inalcansável para o trabalho em sala de aula. 
Ao longo de sua narrativa D’Ambrosio coloca a matemática experimental como algo possível de se colocar em sala e assume sua importância. Assim, ele sugere, entre muitos exemplos, metodologias de como trabalhar conteúdos de matemática em sala de aula e como isso deve ajudar a tornar a disciplina interessante tanto para os alunos quanto para os professores. O autor termina seu texto falando sobre a importância do professor estar sempre atualizado em seu ambiente de trabalho, envolvendo a formação do professor, a metodologia, o contato com o alunado, etc. 
Referência: 
D’AMBROSIO, Ubiratan. A pesquisa em Educação Matemática e um novo papel para o professor. In: D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria à Prática. 17. ed. Campinas - Sp: Papirus, 2009. Cap. 4-5. p. 79-108.

Outros materiais

Outros materiais