Buscar

doc Ser e ter

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome : Camila Souza RA:1942744
Documentário : Ser e ter 
O documentário ``SER E TER `` conta a história de um professor chamado George s Lope s.
George trabalha em uma escola que fica localizada em uma pequena cidade rural no centro da França, nos anos 90, lá ele leciona sozinho pois tem apenas uma sala de aula, mas se dedica muito aos seus alunos. A intenção do professor nesse vídeo é que as crianças não aprendam apenas as disciplinas, mas principalmente a cortesia e valores. Esse modelo escolar é bastante comum no interior da França, onde crianças de várias idades dividem a mesma sala de aula, idades essas que variam entre 4 e 11 anos.
George está sempre valorizando suas relações pessoais para que dessa forma possa manter uma harmonia entre os alunos em sala de aula, pois já que está vivendo no mesmo espaço, precisam ter uma boa convivência. Em sala de aula o professor tenta passar para os alunos o tempo todo que é mais importante ser do que ter, foi a partir daí que surgiu o nome do documentário. O único propósito que o professor passa no documentário é de ensinar, e como ele estava prestes a se aposentar e não ficaria com eles para sempre então procurava criar e desenvolver a autonomia de cada um dos seus alunos para que e le s saibam como se
sobressair com a ausência de Georges, enfim, a construção de personalidade.
De acordo com a educação que nós estamos acostumados a ver no dia a dia, esse vídeo é muito bom e nos faz pensar que há uma grande diferença se fizermos uma comparação do desempenho do professor e m questão e dos nossos professores. 
Em uma das minhas experiência as tanto nas escol as da rede pública quanto privada, e nessas escola vi maneiras muito diferente s de se trabalhar umas das outras e m comparando com o vídeo ficou mais diferentes ainda, por exemplo, nas escola privadas o professor e está sempre preocupado em aplicar o conteúdo e terminar as apostilas até o fim do ano, do que apresentar novas formas
de se trabalhar , o famoso método tradicional. Já nas escolas da rede pública, o professor parece estar muito cansado, às vezes até criam um conhecimento, e às vezes passam uma imagem de estar conformados e acomodados com a situação que estão vivendo a tanto tempo.
No documentário quem faz toda a diferença na educação é o professor, os professores de o Brasil poderiam fazer suas diferenças afinal é importante que o professor trabalhe com amor e porque gosta da profissão para que não se torne um trabalho alienado, ou seja, trabalhar só pelo dinheiro, mesmo que em uma única sala de aula, com alunos de diversas idades, esse professor Francês consegue muito mais do que passar só o conteúdo, mas também participar da vida de cada aluno para poder ajudar a cada um que precise da sua ajuda.

Outros materiais