Buscar

Técnicas de Escovação Dental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnicas de Escovação Dental
Técnica de Bass
É indicado para pacientes com doença periodontal e permite a limpeza do sulco gengival sem causar ou agravar lesões na gengiva.
A escova deve ser posicionada num ângulo de 45° em relação ao eixo longitudinal dos dentes. Os movimentos de escovação devem ser curtos e vibratórios, sem força excessiva e no sentido anteroposterior mantidos por cerca de 10 segundos em cada região alcançada pela escova. Na face mastigatória dos dentes, os movimentos de escovação também devem ser curtos e anteroposteriores, porém é permitido usar maior pressão para limpeza dessa área.
Técnica de Fones
Indicada para crianças em idade pré-escola, essa técnica também pode ser ensinada para pacientes que tem pouco tempo para realizar a escovação durante o dia. Posicionando a escova num ângulo reto em relação aos dentes, devem ser realizados movimentos circulares suaves em todas as superfícies dos dentes, com exceção da face mastigatória, na qual devem ser realizadas movimentos anteroposteriores.
Técnica de Esfregar ou SCRUB
	Para pacientes que não estão habituados com os cuidados de higiene bucal, essa técnica de escovação é ideal devido à sua simplicidade.
A escova deve ser posicionada num ângulo reto em relação aos dentes, com movimentos para frente e para trás (movimento de esfregação). Para facilitar a aprendizagem, o paciente pode manter a boca aberta durante a escovação, para visualizar e entender os movimentos.
Técnica do Rolo
	Não há uma indicação específica para essa técnica de escovação, que consiste na realização de movimentos giratórios (de rolo) no sentido coronal, com as cerdas de escova posicionada a 45° em relação a todas as faces dos dentes, exceto a superfície mastigatória, na qual a escova deve ser posicionada em ângulo reto e os movimentos realizados devem ser de esfregação no sentido anteroposterior.
Técnicas de Stillman
	Tem por objetivo a remoção do biofilme e massagem gengival, é indicado para crianças menores de 7 anos. 
Para esta técnica é utilizada cerdas da escova posicionada em ângulo de 45° em relação ao eixo dental e em direção a gengiva marginal. As cerdas devem recobrir parcialmente o tecido gengival, fazer leve pressão e movimento vibratório no sentido mesio-distal aplicada sobre o cabo, movimento gradual de deslize em direção ao plano oclusal; na oclusal, as cerdas são posicionadas de modo perpendicular e então a escova segue movimentos curtos anteroposteriores, devendo esfregar com firmeza a oclusal.
Técnica de Charters
	Tem por objetivo a penetração das cerdas das escovas nos casos de retração das papilas interdentais; remoção do biofilme supragengival e é indicado em caso de retração papilar.
	Para esta técnica aplica-se a cabeça da escova sobre o dente em ângulo de 45° com o plano oclusal, pressionar levemente as cerdas; imprimir movimentos vibratórios curtos; escovar dois dentes de cada vez, ao final de um ciclo de dez movimentos por grupo de dois dentes, deslocar a escova no sentido oclusal.

Outros materiais