Buscar

A importância das abelhas na polinização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a importância das abelhas na polinização
	Polinização, propriamente dita, é o sistema pelo qual as células reprodutivas masculinas dos vegetais superiores são transferidos das anteras das flores onde são produzidos para o receptor feminino (estigma) da mesma flor ou de outra flor da mesma planta ou de uma outra planta da mesma espécie.
	O trabalho da abelha , que pode ser realizada de entre flores da mesma espécie, ou de espécies de diferentes, exerce uma função muito importante na natureza, na medida em permite a formação de frutos e sementes, os quais, por sua vez, produzirão novas plantas. Há situações em que a polinização é realizada através do vento, como no milho, trigo, arroz etc. Entretanto, na maioria das vezes, ou 80% entre plantas e flores, as abelhas são as responsáveis diretas, sendo esta considerada uma das mais eficientes no processo.
	 Ao pousar de flor em flor, elas usam os diversos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores. Ao buscar alimento nas flores, o pólen gruda facilmente nos pelos da abelha e, assim, ela transporta esse pólen para a parte feminina de outras flores, polinizando-as.Assim, voando de flor em flor, as abelhas promovem a reprodução cruzada, gerando frutos de melhor qualidade e mais sementes.
	Como as plantas não podem se deslocar em busca de parceiros sexuais, elas usam intermediários para transferirem os grãos de pólen dos estames para os estigmas das flores, chamados de agentes polinizadores. Estes agentes polinizadores podem ser o vento (caso dos pinheiros, milho, trigo, arroz, etc.), a água (como em algumas plantas aquáticas) e seres vivos, como acontece com 80% de todas as plantas com flores.
	Sem estes agentes polinizadores, a grande maioria das espécies de plantas não reproduziria sexualmente, e consequentemente, não seria possível produzir sementes, grãos, amêndoas, castanhas, frutas, vagens, folhagens, raízes, etc. utilizadas em larga escala pela sociedade humana. 
	Neste contexto não apenas os componentes desta interação são beneficiados, mas também o homem, que ao longo dos anos desenvolveu técnicas que lhe permitiram tirar proveito do trabalho de polinização das abelhas. Através da apicultura migratória um grande número de enxames é transportado para culturas de interesse econômico onde aumentam consideravelmente a produção dos frutos
	O Brasil é, neste momento é o sexto maior produtor de mel (ficando atrás somente da China, Estados Unidos, Argentina, México e Canadá), entretanto, ainda existe um grande potencial apícola (flora e clima) não explorado e grande possibilidade de potencializar a produção, incrementando o agronegócio apícola. Uma vantagem da apicultura é a de representar uma atividade de rendimento extra, através da venda do mel, ou ainda, pela comercialização dos enxames para os interessados em iniciar ou aumentar uma criação.
	A polinização por abelhas melhora o rendimento das safras agrícolas e melhora as perspectivas financeiras dos apicultores porque aumenta a produção de mel. No entanto, no Brasil, com algumas exceções, esses benefícios foram negligenciados nos últimos anos porque os apicultores estão mais interessados ​​na produção de mel do que na polinização agrícola. O uso excessivo e indiscriminado de inseticidas em áreas agrícolas no Brasil parece ser um dos principais obstáculos que impedem a parceria entre produtores e apicultores. A importância das abelhas tanto ecológica como para a vida humana e outras espécies é clara e partilhada por muitos cientistas e investigadores.
	 Estima-se que vivam 369.000 espécies de plantas com flores no planeta e, destas, 90% dependem da polinização por insetos. Calcula-se ainda que 80% das culturas vegetais do mundo sejam polinizadas por abelhas. Com base nestes dados é fácil prever as consequências que a extinção total das abelhas teria no mundo.
	A perda de biodiversidade é uma tendência que vem gerando muita preocupação. Como os organismos desenvolveram relações mutualísticas, a perda de uma ou algumas espécies pode ter um impacto ambiental muito mais amplo. Uma vez que grande parte da polinização é facilitada pelas abelhas, o distúrbio do colapso das colônias relatado tem muitos preocupados com a precipitação agrícola generalizada e, portanto, com o impacto prejudicial sobre os estoques alimentares humanos.
Nos últimos anos, o declínio e o desaparecimento de espécies de abelhas na natureza e a fraqueza de colônias de abelhas têm preocupado ecologistas e apicultores, que buscam as causas e soluções para esse problema.
	Uma pesquisa recém-publicada por cientistas da Imperial College London, do Reino Unido, trazendo mais evidências de que as abelhas estão desenvolvendo dependência por neonicotinóides, compostos quimicamente semelhantes à nicotina do cigarro, levando as abelhas à morte.
	 No Brasil, infelizmente, esses venenos ainda são utilizados em larga proporção nas plantações via pulverização aérea e terrestre.Isso tudo mesmo havendo pesquisas conectando o declínio de colônias de abelhas em São Paulo e Santa Catarina à aplicação de neonicotinóides e outros pesticidas.As abelhas também contribuem enormemente para a manutenção das florestas. Se elas forem extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida.
	O uso de agrotóxicos atinge o comportamento da abelha alterando sua sensibilidade por açúcar e habilidade de navegação. Isso as atrapalha na hora de buscar alimentos e retornar para a colônia.Nas abelhas , a exposição a um desses produtos químicos leva a uma perda dramática de rainhas e pode ajudar a explicar o declínio das abelhas.
	De todo modo, os neonicotinoides estão proibidos na União Europeia e espera-se que seu uso também seja abolido em outros países. Como dito anteriormente, as abelhas e suas atividades são fundamentais para a manutenção da vida humana e de diversos outros seres vivos.
	Existem diversas medidas no sentido de impedir a progressão da extinção das abelhas Entre estas medidas, destacam-se o desenvolvimento da agricultura biológica, o controlo das doenças das abelhas através do timol a aposta no projeto europeu Bee Doc que pretende desenvolver novas ferramentas de diagnósticos e novas estratégias de prevenção de doenças nas abelhas.
	Em suma, podemos concluir que as abelhas assumem uma grande importância na vida de todos os seres vivos do planeta, principalmente na alimentação. Logo, a sua extinção iria ter consequências trágicas, não só para a humanidade, mas para toda a população do Ecossistema.

Outros materiais