Buscar

Relatório virtual I de prática contábil 2

Prévia do material em texto

Relatório virtual I de prática contábil 2
O CPC possui uma série de pronunciamentos contábeis, que podemos citar como exemplo o CPC 00 (Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro), e o CPC PME (Contabilização para Pequenas e Médias Empresas com Glossário de Termos).
Explique quais são as características qualitativas de informações financeiras conforme o CPC 00.
 
· Disserte na cixa de texto sem anexos;
· Escreva de 10 a 20 linhas para embasar sua resposta;
· É obrigatório constar a fonte das informações;
· Autenticidade é parte da avaliação.
Resposta:
Pode-se afirmar que as características qualitativas de informações financeiras tem papel fundamental para que os utilizadores tomem decisões sobre entidade, considerando assim essas informações úteis. As informações financeiras úteis são divididas em fundamentais e de melhoria. 
As características fundamentais são:
Relevância: Para as informações serem relevante, o relatório precisa ter informações que façam diferença nas tomadas de decisões, ou seja, que tenha capacidade de influenciar, para que essas informações façam diferença nas decisões deve-se ter valor preditivo ou confirmatório, ou ambos. O valor preditivo consiste em informações usadas pelos utilizadores que incentivam os resultados futuros, conseguindo tomar decisões mais precisas. E o confirmatório é considerado informações que confirma ou altera as estimativas anteriores, as informações servem de feedback em avaliações prévias.
Representação fidedigna: Para a representação ser fidedigna é necessário que seja justa e verdadeira refletindo a realidade. Para ter uma representação fidedigna são fundamentais três atributos, ou seja, ser completa, neutra e livre de erros.
As características de melhoria são:
Comparabilidade: É a característica qualitativa que possibilita aos usuários a permissão de identificar e compreender a semelhança e a diferença entre os itens, para a comparação é necessário de no mínimo, dois itens.
Capacidade de verificação: representa que diferentes observadores, que possuem todas as informações disponíveis, que são hábeis e independentes, conseguem chegar a um consenso, não obrigatoriamente a um acordo completo, ou seja, que a representação específica é representação fidedigna, pois a verificabilidade auxilia na obtenção da representação fidedigna.
Tempestividade: significa ter informações disponíveis para os tomadores de decisões a tempo para que consigam influenciar as decisões dos mesmos. Sendo assim, quanto mais antiga a informação, menos útil ela é para os tomadores de decisões. 
Compreensibilidade: para ter a compreensibilidade é necessário ter a justa classificação, caracterização e a apresentação com clareza e precisão, tornando assim compreensível, ou seja, auxilia na compreensão das informações do reporte financeiro. 
Referências Bibliográficas
JUNIOR, Moraes. Comentários sobre o CPC-00- parte 4. Ponto dos concursos, 2016. Disponível em: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/13582/moraes-junior/comentarios-sobre-o-cpc-00-parte-4. Acesso em: 02 de jun. 2021, 16: 20: 05.
REZENDE, Amaury José. Estrutura Conceitual da Contabilidade: Características qualitativas da informação contábil. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3248026/mod_resource/content/1/Aula_Estrutura_Caract_Qualit.pdf. Acesso em: 02 de jun. 2021, 20: 35: 21.
MARION, José Carlos. Características qualitativas de informações financeiras úteis. Gen. Negócios & Gestão Atlas, 2020. Disponível em: https://gennegociosegestao.com.br/caracteristicas-qualitativas-informacoes-financeiras-uteis/. Acesso em: 03 de jun. 2021, 22:09:02.

Continue navegando