Buscar

Inteligência Artificial e Recrutamento e Seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIBRA – CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO
PROFESSORA ADRIANA NUNUES
ALUNO HUGO OLIVEIRA
ATIVIDADE SOBRE INTELIGENCIA ARTIFICIAL E RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
A inteligência artificial desperta curiosidade de uns, desconfiança de outros. Querendo ou não, ela já está presente em nosso meio. Por meio do projeto AlphaGO um robô consegui vencer o melhor jogador de GO, antigo jogo chinês, pouco tempo depois a google desenvolveu um novo robô no mesmo projeto que treinou por si mesmo e conseguiu 100 vitórias consecutivas contra o primeiro. Outro imenso avanço é o WATSON, inteligência artificial da IBM, que hoje atua em diferentes empresas e áreas no auxílio ao desenvolvimento por meio de serviços cognitivos. 
Em meio a pandemia do COVIDD-19, o filósofo Byung-Chul Han escreveu sobre como a tecnologia tem sido fundamental na eficácia asiática diante do vírus em comparação com a Europa. Na China, mais de 200 milhões de câmeras espalhadas vigiam todos os movimentos, rotinas, movimentação e até o conteúdo que as pessoas acessam como forma de saber o que os cidadãos pensam e como agem em relação ao regime e a vida. Para nós que vivemos nos, ocidentais e estranho imaginar alguém com acesso ao seu smartphone ou o vigiando fora ou dentro de casa, mas no oriente, se tornou um tanto comum. 
Isso nos leva ao dilema de Bauman onde temos de escolher entre liberdade e segurança. No ponto de vista digital, quanto maior o número de dados que compartilho, menor a minha segurança. As redes sociais são fontes de diversas informações pessoais, sonhos, desejos, pensamentos, posição política, e a qual um número imenso de pessoas poderão ter acesso, mesmo que não as conheça. A liberdade de compartilhamento leva a falta de segurança quanto informações pessoais. Em contra partida, se quiser me sentir mais seguro, preciso abdicar de minha liberdade. Veja, quanto menos eu compartilho, quanto menos eu me posiciono em mídias sociais mais seguro estou a ataques de haters ou ao roubo de informações que poderão ser utilizadas de variadas formas. Na modernidade liquida a Segurança e Liberdade são inversamente proporcional. 
Nas áreas de recrutamento e seleção de diversas empresas a tecnologia tem ganhado espaço. Um exemplo no Brasil são as plataformas digitais onde os usuários se inscrevem, colocando todas as informações pessoais e profissionais. A plataforma então filtra as vagas de acordo com o perfil do inscrito o levando as opções a qual ele estaria mais apto ou a qual teria interesse. As empresas colocam suas vagas disponíveis junto ao seus pré-requisitos, sendo que outras ainda adicionam alguns testes de português, conhecimentos gerais e/ou específicos para uma maior e melhor filtragem de candidatos. Os que melhor se encaixam podem enviar seus currículos e aguardar a chamada.
A implantação de inteligência artificial no recrutamento e seleção visa a otimização na escolha dos candidatos, bem como na agilização de diversos mini processos e triagens por parte da companhia e que podem apresentar falhas de julgamentos e escolhas de funcionários da empresa. Além de poupar tempo do recrutador. Para isso, vale ressaltar que a descrição ou o arquétipo da vaga deve ser bem formulada para uma melhor seleção por parte da plataforma. Tendo no processo final, contratação, as melhores opções estatisticamente falado. O uso de vídeos também pode ser implementado nesse processo, dando ao recrutador a oportunidade de ver e analisar a postura, linguagem, expressão e conhecimento dos candidatos.
O profissional de RH, deve hoje começar a se preparar para a mudança de paradigmas nas empresas e a evolução tecnológica dentro do processo de contratação. Em face dos desafios e adversidades encontradas no modelo atual, o tempo e eficácia na escolha é o maior desejo de toda empresa. Hoje a tecnologia pode se aliar a esse departamento, como em qualquer outra área de trabalho.
Contudo, uma discussão permanece. No Brasil a taxa de analfabetismo funcional ou não ainda é grande. No uso de tecnologia, isso reverbera de forma negativa visto que para os candidatos nem sempre seja fácil a utilização de aplicativos e sites para o cadastro de dados. Sua falta de familiaridade com o uso tecnológico pode vir a ser um empecilho. Além do mais, muito além de dados e cálculos, está o social, a relação humana. Quantos candidatos não poderiam se tornar grandes contratados, mas que foram descartados por estatísticas sem ter chance de falar ou de se apresentar. Bauman ressalta essa importância nas relações e criação de vínculos como fundamental na sociedade e não é uma empresa portadora de cultura, relação, desenvolvimento e, portanto, uma sociedade?!
Como vimos a tecnologia traz sim avanços positivos e essenciais, contudo do outro lado precisamos repensar o espaço que a inteligência artificial está tomando. Muito além da liberdade e segurança, o social também precisa ser discutido nesse contexto.

Outros materiais