Buscar

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE DA POPULÇÃO NEGRA
· A PNSIPN -Política Nacional de Saúde Integral da População Negra- foi instituída pela Portaria nº 992, em 2009, pelo Ministério da Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS). Tinha como objetivo criar caminhos, mecanismos capazes de promover saúde integral, garantir equidade e efetivar o acesso pleno ao direito à saúde da população negra.
· Essa política também tem o objetivo de fazer com que as esferas da gestão do SUS -governo federal, municipal e estadual- assumam suas responsabilidades e atuem de forma efetiva contra o racismo estrutural, que interfere diretamente no acesso aos serviços de saúde pela população negra.
· A desigualdade social faz com que essa parcela da população tenha seus direitos negados e tratamentos não humanizados, ou seja, as particularidades não são respeitadas. 
· Algumas doenças/agravos acometem mais a população negra que outras e atuantes da área de saúde devem ficar atentos, como: anemia falciforme, hipertensão arterial, diabete mellitus.
· Ao falar de saúde da população negra, é importante trazer à luz os DSS (Determinantes Sociais da Saúde), que são os fatores sociais, culturais, econômicos, comportamentais, acesso às condições de saneamento, escolaridade e muitos outros fatores, uma vez que a saúde, assim como a doença, é um processo social, logo, é importante levar essas condições em conta.
· Mais da metade da população é composta por pessoas negras, mas, infelizmente, ainda é muito invisibilizada quando falamos de direitos. Lamentavelmente, ela é maioria quando falamos de sobrevivência na linha de pobreza, pessoas em situação de rua e sistema carcerário também.

Continue navegando