Buscar

Planejamento Estratégico atividade3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico
Atividade 3
1-A análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é uma técnica que auxilia na elaboração do planejamento estratégico das organizações que começam a ser criadas nos anos 60-70 nas escolas americanas. Para a utilização da técnica SWOT com base em Montana e Charnov (2005) e Oliveira (2004), são utilizados alguns passos:
I. Criar uma lista de executivos e funcionários-chave.
II. Desenvolver entrevistas individuais.
III. Organizar as informações
IV. Utilização de todas as questões levantadas
Estão corretas:
A resposta correta é: I, II e III
2-A Análise SWOT (matriz SWOT ou FOFA) é uma importante ferramenta de planejamento estratégico muito comum entre as empresas que permite uma melhor visão de negócios. É função da Análise SWOT:
A resposta correta é: Analisar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo e as forças e fraquezas presentes no ambiente interno da organização.
3-A análise SWOT Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), ou em português, análise FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, baseia-se em uma ferramenta de análise bastante popular no âmbito empresarial e no planejamento estratégico. Ela consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno e externo da empresa. Nesse contexto, referem-se ao ambiente interno:
I. Falhas na comunicação entre os setores da empresa.
II. Funcionários bem treinados e capacitados.
III. Concorrentes competitivos e atualizados.
IV. Incapacidade tecnológica.
Estão corretas apenas:
A resposta correta é: I, II e IV
4-A inovação é fundamental para a sobrevivência até mesmo de empresas antigas inseridas no mercado, principalmente quando ligadas à tecnologia e interatividade, que estão cada dia mais presentes na vida do consumidor. Entretanto, para trabalhar com inovações dentro de uma empresa, é necessário que haja planejamento e cuidado para atender as necessidades e continuar mantendo a percepção de valor que o cliente tem de sua marca, produtos ou serviços. Um exemplo de inovações constantes sem perder sua essência é da Coca-Cola. Para a execução de mudanças e inovações, podemos utilizar algumas ferramentas estratégicas, dentre elas a Análise SWOT que conta com:
I. Análise das forças e fraquezas presentes no ambiente interno da empresa.
II. Análise da participação de mercado dos produtos que a empresa oferece.
III. Análise do público alvo a ser atingido através de uma pesquisa de mercado qualitativa.
IV. Análise de ameaças e oportunidades presentes no ambiente externo da empresa
V. Análise do mercado em que se quer inserir um produto, dente as opções de produtos novos ou existentes e mercados novos e existentes.
Referem-se a matriz SWOT:
A resposta correta é: I e IV
5-Dentro do planejamento estratégico, está presente a análise do ambiente interno e externo, utilizando da Matriz SWOT para apontar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Fazem parte do MACRO AMBIENTE onde são analisadas as oportunidades e ameaças o ambiente político e legal, tecnológico, econômico e demográfico e sociocultural. Fazem parte do ambiente ECONÔMICO:
A resposta correta é: Inflação e níveis de consumo e poupança.
6-Matriz de Ansoff, originária dos estudos do Professor Igor Ansoff, a técnica dessa matriz é baseada em posicionar a estratégia da sua empresa a partir de uma análise de dois vetores. Seu objetivo com a matriz Ansoff ou matriz produto/mercado é a identificação de como a junção dos fatores produto/mercado produz um desemprenho maior para o sucesso de uma empresa. Quais são esses dois vetores a serem analisados?
A resposta correta é: produtos novos ou existentes e mercados novos ou existentes
7-Na análise SWOT descrevemos de forma clara e resumida as variáveis que podem ser controladas e as que não podem ser controladas pela empresa. Deve-se tomar como referência os aspectos positivos e negativos de um produto ou serviço oferecido pela empresa: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. Sabendo que os pontos fortes é o quadrante que analisa o ambiente INTERNO, qual questão abaixo faz parte das questões que ajudam a indicar fatores dos PONTOS FORTES?
A resposta correta é: Nossa cultura organizacional valoriza a participação do grupo e prioriza a comunicação interna?
8-Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento pela venda de uma maior quantidade dos produtos existentes para os clientes existentes; II. de crescimento pelo atendimento a novos clientes por meio da oferta de novos produtos. Estas são, respectivamente, estratégias com foco em:
A resposta correta é: penetração no mercado e diversificação.
9-O planejamento estratégico de unidades de negócios consiste em 7 etapas: (1) Missão da Empresa, (2) Análise SWOT, (3) Estabelecimento de Metas, (4) Formulação de Estratégias, (5)Elaboração de Programas, (6) Implementação e (7) Feedback e Controle. A respeito dessas etapas, assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: A Análise SWOT é a etapa onde são analisados os ambientes, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
10-Uma ferramenta bastante utilizada no planejamento estratégico de mercado é a Matriz Ansoff, que trata da inserção de um produto no mercado, presente em muitas estratégias do varejo. Sobre Matriz Ansoff, se refere à DIVERSIFICAÇÃO:
A resposta correta é: Inserção de um novo produto em um novo mercado.

Outros materiais