Buscar

Questionário 2Raízes Educação das Relações Étnico-Raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário 2/Raízes: Educação das Relações Étnico-Raciais
1) No livro 2, ampliamos o olhar sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Nesse contexto, as Leis nº 10.639, de 2003 e nº 11.645, de 2008, que alteram a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), estabeleceram a:
Escolha uma opção: 
a) transmissão do conteúdo por meio de advertência aos estudantes indisciplinados. 
b) obrigatoriedade de um professor exclusivo para lecionar o conteúdo. 
c) introdução do conteúdo no âmbito de todo o currículo escolar. X
d) prática do conteúdo através de atividades pontuais planejadas pela escola.
e) inclusão do conteúdo como um componente curricular da educação básica.
2) Ao tratar a temática étnico-racial, Munanga (2003) argumenta, que:
Escolha uma opção:
a) o currículo aborde as tensões raciais à luz da democracia racial.
b) o currículo preserve um conteúdo voltado à hegemonia racial da população negra.
c) o currículo inclua a história dos grupos considerados excluídos para dar-lhes o reconhecimento legítimo. X
d) o currículo resgate a contribuição de determinadas populações miscigenadas.
e) o currículo favoreça um olhar etnocêntrico predominantemente africano.
3) (VUNESP-2019 ADAPTADA) A ação formativa Raízes - Educação das Relações Étnico-Raciais, visa o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracista no ambiente escolar.
Considerando-se que o combate ao racismo é uma responsabilidade de todos os educadores, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a) o racismo baseado no mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento alcança apenas aos negros.
b) a desconstrução do racismo depende exclusivamente do interesse em acabar com os privilégios sociais.
c) a valorização das origens africanas e indígenas enfraquecem as matrizes culturais europeia e asiática.
d) as políticas educacionais de reconhecimento e valorização da diversidade privilegiam um grupo racial em detrimento de outros.
e) a construção de relações étnico-raciais positivas requer mudanças de posturas, atitudes, raciocínios, gestos e no modo de tratar as pessoas negras. X
4) A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, estabelece:
 Escolha uma opção: 
a) a introdução dos saberes tradicionais no currículo escolar, em oposição aos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade. 
b) a exigência do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, resgatando as contribuições das populações historicamente oprimidas na construção da sociedade brasileira.  X
c) a inclusão do componente Arte e Cultura Africana no Ensino Fundamental e do componente Arte e Cultura Indígena no Ensino Médio.
d) a substituição do ensino de história da arte europeia pelo estudo da arte indígena, brasileira e africana, resgatando as contribuições estéticas e culturais dos povos originários e escravizados no Brasil.
e) a reserva de vagas para estudantes negros e indígenas nas instituições de ensino superior federais, de modo a assegurar o acesso desses sujeitos nas universidades públicas.
5) Sobre as questões étnico-raciais discutidas no percurso formativo do Livro 2, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a) a população negra é privilegiada ao participar de políticas de ações afirmativas voltadas à promoção da igualdade de oportunidades.
b) historicamente, a população negra e os povos indígenas apresentam resistência aos grupos hegemônicos, reivindicando melhorias das suas condições de vida. X
c) diferentes grupos étnico-raciais têm histórias, culturas, lutas e conquistas valorizadas e reconhecidas de modo equilibrado.
d) políticas de reserva de vagas para segmentos sociais desfavorecidos historicamente encontram ampla insignificância para o acesso desses grupos às posições de poder e prestígio.
e) a igualdade entre grupos de diferentes pertencimentos étnicos-raciais predomina na maioria dos indicadores socioeconômicos.
6) Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e de Cultura Afro-brasileira e Africana, é correto afirmar que: 
 
Escolha uma opção: 
a) o combate aos preconceitos de raça é incumbência única dos professores
b) as diretrizes não estão relacionadas ao trabalho das instituições de ensino no que se refere a questões que impliquem discriminação racial. 
c) a correção de posturas para a redução dos preconceitos raciais é o que se espera dos estabelecimentos de ensino. X
d) o combate aos preconceitos cabe apenas às famílias, logo a escola deve se afastar de discussões em torno da temática racial. 
e) os estabelecimentos de ensino não têm a responsabilidade de corrigir posturas que impliquem discriminação racial.
7) Sobre o que estabelece as legislações acerca do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a) uma semana apenas é suficiente para abordar a temática, pois o professor de História precisa dar conta dos outros conteúdos de sua área.
b) demonstra uma atitude autoritária das minorias étnicas, ao impor que a questão seja trabalhada.
c) tratar a temática é responsabilidade da gestão escolar e dos professores de artes e literatura, cujos componentes têm especificidades diferentes.
d) revela uma atitude de desvalorização e desrespeito com os movimentos sociais, inclusive por desconsiderar suas reinvindicações históricas.
e) ultrapassa o dia 20 de novembro, cabendo à equipe pedagógica, incluindo os professores de diferentes áreas, a elaboração de estratégias de ação para tratar o tema no decorrer do ano letivo. X
8) (NC-UFPR – 2019 ADAPTADA) As Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, regulamentando a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial do Ensino Fundamental e Médio. Com relação à questão, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
a) Essas Leis possibilitam práticas educativas que podem ampliar a consciência política, histórica e cidadã dos estudantes, fortalecendo identidades étnico-raciais e culturais de populações indígenas, africanas e afro-brasileiras, reafirmando a diversidade que caracteriza a formação da população brasileira.
b) A promulgação dessas Leis colabora para ressignificar a diversidade étnico-racial brasileira, valorizando a cultura e a história afro-brasileira, africana e indígena.
c) As sanções dessas leis estabelecem como encargo exclusivo aos professores de história a inclusão das aprendizagens referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo oficial do componente curricular.
d) A relevância dessas Leis para a sociedade brasileira está relacionada, principalmente, à construção de imagens positivas sobre os povos africanos, os afro-brasileiros e os indígenas, rompendo estereótipos e imagens negativas ou distorcidas, que historicamente se construíram em torno dessas populações. VVFV
9) (FUNDEP – 2019 ADAPTADA) A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, instituiu as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Sobre essa Resolução, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 
a) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, considerando as áreas das avaliações em larga escala. Assinale a sequência correta.
b) A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
c) O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimentoe igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.
d) As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana. FVVV
10) Assista ao vídeo a seguir e marque a alternativa correta sobre a discussão proposta:
Escolha uma opção:
a) A escola está alheia às questões étnico-raciais, uma vez que o espaço escolar é isento de contradições.
b) Para o enfrentamento das situações que envolvem as tensas relações raciais no ambiente escolar, a fim de torná-las positivas e sadias, é preciso tolerar preconceitos e discriminações entre os estudantes
c) A política educacional para enfrentamento ao racismo contribui para a manutenção das desigualdades entre os indivíduos.
d) O enfrentamento das desigualdades existentes no espaço escolar exige reconhecer que a escola está isolada das questões sociais.
e) O ambiente escolar não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural permeado por conflitos e contradições. X

Continue navegando